São Paulo

Ilhabela e a trilha até a Praia do Bonete

Ilhabela é um dos únicos municípios–arquipélagos marinhos brasileiros e localizado no litoral norte do estado de São Paulo, na região de São Sebastião. Com praias, cachoeiras, montanhas lindas de visitar.

Como Chegar em Ilhabela

Como chegar de São Paulo: Primeiramente, vá pela Rodovia Ayrton Senna (SP-070) e Rodovia Carvalho Pinto (também SP-070) até São José dos Campos. Logo depois, no km 96 descer a Rodovia dos Tamoios (SP-099) até Caraguatatuba e, ao chegar à Rodovia Rio-Santos (BR-101), a direita (sul) sentido Santos e São Sebastião.

Observe a indicação até a travessia da balsa (20 a 25 min) São Sebastião – Ilhabela, cerca de 26 km assim que você entra na Rio-Santos. São 203 km e quase 4 horas de estrada. https://goo.gl/maps/Qqj2iRHcp81MsBt7A .

Há outra opção pela Ayrton Senna, Mogi-Bertioga e Rio Santos, mas é muito mais demorado e o Google Maps nem mostra essa opção, por isso, não descrevemos aqui.

Sobre a Balsa

Você pode comprar o tíquete antecipado, ou comprar no lugar, mas vai enfrentar a fila de horas. Entretanto, nós resolvemos não arriscar e compramos antecipado. Na sexta, até valeu a pena, mas no domingo não valeu, pois não havia fila!

Onde ficar em Ilhabela

Retiro Ecológico Pontiá é um lugar agradável para ficar isolado em meio a natureza.

Mapa Ilhabela no Bar e Restaurante Nova Iorqu’i

O que fazer em Ilhabela

Praia do Bonete – Ilhabela

• É considerada uma das praias mais belas do Brasil.
  • Localizada no sul da ilha.
  • Como chegar pela trilha: restaurante Nova Iorqu’i com 14 km de distância e pela Praia dos Castelhanos com 18 km de distância.
  • Como chegar pelo mar: barco dos pescadores ou barco alugado.
  • Trilhas gratuitas .
  • Cuidado : MOSQUITOS!!

Existe um estacionamento logo no início da Trilha do Bonete, mas deixamos o carro perto do Nova Iorqu’i onde atraca o barco e fomos correndo até o início da trilha. São mais ou menos 2 km.

Para tentar se proteger dos mosquitos, use um super repelente e, além disso, tomamos 10 dias complexo B, mas mesmo assim fomos picados!

A Trilha do Bonete

• Dificuldade média da trilha.
  • São 14 km da entrada até a praia.
  • No caminho 02 cachoeiras e 02 pontes.
  • Pegamos uma embarcação para voltar.
  • Barco R$100,00, por pessoa e fazem a travessia de volta até as 16 hs.

Acordamos sábado tarde, e chegamos pra fazer a trilha quase meio dia, o que foi ruim não pelo calor, pois a trilha é mata fechada, mas pelo horário para chegar na praia!

A trilha é longa e nas cachoeiras, muito cuidado com os mosquitos, então lembrar de levar o repelente na mochila! É uma trilha cheia de animais como cobras e animais rasteiros enormes, então, tenha cuidado! Então, se você tem medo desses animais, eu não recomendo!

Cachoeira na trilha

Fizemos um pedaço correndo, de tal forma que demoramos 2h20m em movimento, mas se você não está acostumado a correr, colocaria de 4 a 5 horas e tem que elevar muito os pés pelas pedras já que não é uma trilha fácil!

Praia do Bonete Ilhabela

Chegar a Praia do Bonete é um grande alívio já que você vai ver a água cristalina e locais para comprar água de coco, refrigerante, açaí e lanches.

Após aproveitar o lugar, pegamos o barco de volta às 16 hs. Muito legal a viagem de volta de barco! E jantamos no restaurante Nova Iorqu’i.

Barco na volta no Bonete

Faça o download do GPX da trilha do Bonete.

Powered by Wikiloc

Cachoeira do Paquetá

• Trilha difícil.
  • 3 níveis de cachoeira.
  • a ultima com borda infinita.
  • Entrada gratuita.
  • Estacionamento: R$10,00.

Posteriormente, no segundo dia, fizemos a cachoeira que pela sua borda infinita é maravilhosa! Primeiro, você atravessa uma cachoeira e segue por outra trilha que está mal cuidada, com canos por todo o caminho que encharcam a terra, então em muitos pontos você pode afundar!

Primeiramente, você começa atravessando a água de uma cachoeira para chegar na outra! Se você for aventureiro, de fato, vale a pena!

Após isso, é preciso pisar em umas madeiras improvisadas! Eu tentei ir pelo meio, afundei e assim, quase perdi o chinelo e ainda fiquei gritando para o Andrey me ajudar, mas ele não conseguia parar de rir! Tem muito, muito mosquito também mas dá para tirar fotos lindas!

Inicio da Cachoeira do Paquetá
Vista da Cachoeira do Paquetá
Mapa Trilha até Cachoeira Paquetá

Faça o download do GPX da Trilha até a Cachoeira Paquetá.

Da cachoeira já voltamos pra São Paulo, devido ao horário da balsa de tal forma que almoçamos na capital!

Onde Comer em Ilhabela

Restaurante Nova Iorqu’i

• Restaurante a la carte.
  • Comida Brasileira e frutos do mar.
  • Ótimo custo beneficio.
  • Ir ver o pôr do sol.

Uma das melhores partes da trilha do Bonete que fizemos é, sobretudo na volta, ver o pôr do sol no restaurante Nova Iorqu’i, onde a comida é boa, abundante e tem um preço justo! Além disso, se pedir prato para duas pessoas, o prato serve três ou mais e o lugar é agradável.

Por do sol no Restaurante Nova Iorqu’i

Leia mais sobre as nossas viagem em São Francisco Xavier.

Carol Varuzzi

View Comments

Recent Posts

Spaghetti Notte

Spaghetti Notte restaurante que funciona em um casarão antigo com uma boa comida italiano e…

3 meses ago

Casa Europa Restaurante

Casa Europa Restaurante (site e instagram), localizado em uma esquina na Alameda Gabriel Monteiro da…

Hamburguerias na Zona Norte de São Paulo

Descubra as melhores hamburguerias na zona norte de SP! Comparamos Salt, Beef, Tradi Santana, Cabana…

3 meses ago

Die Meister Stube Restaurante

Die Meister Stube Restaurante de comida tipica alemã dentro do Clube Kolpinghaus, no bairro do…

5 meses ago

Salvi Café e Cozinha

Salvi Café e Cozinha restaurante na zona norte de comida natural que passa tranquilidade e…

Bicol Korean Cuisine

Bicol Korean Cuisine restaurante de de comida Koreana famoso no bairro da Liberdade em São…

5 meses ago

This website uses cookies.