Descobri Itamonte porque um amigo meu o Thiago postava fotos lindas da cidade no Strava, que é um aplicativo que você posta suas atividades diárias e a cidade foi surpreendente.
Assim como Passa Quatro, Itamonte fica no sul de Minas Gerais, e faz divisa com a Serra Fina e com o Parque Nacional de Itatiaia. E passamos um final de semana na cidade.
• Se for pela Rodovia Presidente Dutra, primeiramente, siga até a entrada de Cruzeiro, depois SP-052 até Itamonte – https://maps.goo.gl//KUQyqTPp9WBvs2YA
• Além disso, outra opção é ir pela Ayrton Senna + Carvalho Pinto + Dutra até a entrada de Cruzeiro, depois SP-052 (Dr Avelino Júnior) até Itamonte – https://goo.gl/maps/WLH7sKnxjMLhHTzM9
Escolhemos:
Assim sendo, escolhemos a Dutra e realizamos a viagem em 4 hs e 30 min, contando trânsito e uma parada.
Escolhemos o hotel Estância Rio Acima que é ok, mas o banheiro não tem porta é isso incomodou bastante a gente na hora de ter q usar o vaso sanitário e o vapor também invadia o quarto. Não teve café da manhã incluso.
Foi por onde iniciamos a nossa aventura, sendo o cartão postal da cidade, sendo bonito ver a pedra de frente e já de inicio queremos escrever para vocês tomarem cuidado, porque existem duas trilhas, sendo uma que vai pela fazenda velha e outra pelo engenho, mas a primeira está desativada há anos.
Estou começando o texto explicando isso, pois o google maps mandou a gente pela fazenda velha e achamos um mapa no Wikloc que tinha uma trilha e que foi muito sofrido, pois a mata estava extremamente fechada e ninguém ia por alo a mais de 04 anos.
Portanto o que nos indicamos é que você coloque no waze ou no google maps Instituto Alto Montana Serra Fina, pois a entrada da trilha fica na frente, sendo assim não tem risco de ir para a trilha errada. Então, para estacionar o carro indicamos na frente da fábrica da água mineral Engenho da Serra.
A trilha é tão escorregadia de tal forma que indicamos você levar tênis com bom grip e bastões.
Faça o download do GPX da Trilha até a Pedra do Picu.
Só conseguimos continuar o passeio, porque o nosso amigo Thiago estava esperando com o carro do outro lado e, após isso, fizemos um circuito conhecido como “Circuito dos 80 km” para conhecer as cachoeiras. Fizemos de carro, mas para a galera que gosta de bike é um prato cheio.
Observação a primeira cachoeira seria a Cachoeira Albert Heilman, mas essa é dentro do instituto e deixamos para fazer no domingo. Tem também a Cachoeira da Pedra que fica numa propriedade particular mas que ainda permanece fechada por causa do Covid-19 e não conseguimos conhecer.
É uma cachoeira maravilhosa e, portanto, vale muito a pena se aventurar numa baita descida para ver de perto.
Faça o download do GPX da Trilha até a Cachoeira da Fragária.
Você vai passar por ela então vale a pena conhecer com igreja, uma bar principal e um coreto.
Não entramos devido o tempo estar frio e porque queríamos ir ver o por do sol na Pedra do Cabrito, mas legal de ir conhecer.
Fomos ver o por do sol lá e amamos, mas acabamos descendo um pouco antes de ele se por para ainda ter luz.
Faça o download do GPX da Trilha até a Pedra do Cabrito.
Achamos simplesmente o pico mais bonito da nossa viagem pois temos, de lá, uma visão do Parque Estadual da Serra do Papagaio e do Parque Estadual de Itatiaia. Fica em Alagoa, uma cidade próxima a Itamonte, mas a uma hora de carro para chegar até lá.
Faça o download do GPX da da Trilha até o Pico Santo Agostinho.
Local bem cuidado e de fácil orientação você segue as fitas de acordo com a trilha que você escolhe fazer, valendo a pena ficar o dia todo lá e com um deck maravilhoso para ver o por do sol.
Faça o download do GPX da Trilha Azul no Instituto Alto Montana.
Na cidade é a Pedra Furada, mas não deu tempo da gente conhecer. E se você estiver precisando de guia na cidade, Parque Nacional de Itatiaia ou até mesmo no Pico no Marins, entre em contato com a Millena Pitanguy já que ela que nos ajudou com as dicas e locais telefone: (31) 992167528.
Leia mais sobre as nossas aventuras na região em onde comer em Itamonte e meia travessia Serra Fina.
Spaghetti Notte restaurante que funciona em um casarão antigo com uma boa comida italiano e…
Casa Europa Restaurante (site e instagram), localizado em uma esquina na Alameda Gabriel Monteiro da…
Descubra as melhores hamburguerias na zona norte de SP! Comparamos Salt, Beef, Tradi Santana, Cabana…
Die Meister Stube Restaurante de comida tipica alemã dentro do Clube Kolpinghaus, no bairro do…
Salvi Café e Cozinha restaurante na zona norte de comida natural que passa tranquilidade e…
Bicol Korean Cuisine restaurante de de comida Koreana famoso no bairro da Liberdade em São…
This website uses cookies.
View Comments