Italia

O que fazer em Maiori

Maiori faz parte das cidades da Costa Amalfitana, mas é bem menos cheia que a famosa e agitada Positano ou Capri e é uma das poucas cidades também que possuem quiosque na praia. É preciso pagar para usar praticamente a praia toda e, apesar de ser menos frequentada, mantém os preços caros da região.

Estávamos indo em direção à SalernoMaiori é a cidade seguinte, logo após Minori a pouco menos de 2 quilometros. Possui a praia mais extensa de toda a Costa Amalfitana, com aproximadamente 1 quilômetro de extensão.

E uma curiosidade foi que durante a Idade Média foi o principal porto da República Amalfitana. 

Quando viajar para Maiori

A melhor época para visitar Maiori é entre junho e setembro quando tem o verão, as temperaturas são mais altas e assim você irá aproveitar a praia. Mas para ter temperatura mais amenas entre maio e outubro, mas aí não consegue aproveitar tanto a região litorânea.

Como chegar em Maiori

Existem várias possibilidades Maiori de avião, barco ou carro, nos escolhemos ir de carro vindo de Roma, porque fomos descendo de carro e aproveitando a viagem.

Avião

A princípio, existem duas opções de aeroporto: Roma ou Salerno-Pontecagnano de tal forma que o mais próximo, 40 km do centro é o de Salerno-Pontecagnano. Ao chegar, é possível ir para Maiori não apenas de táxi como também de ônibus ou alugando um carro.

Barco

Além disso, a chegada por outras cidades da Costa Amalfitana, como Amalfi, Positano e Sorrento, pode ser feita pegando um barco e aproveitando um tempo combinado com o barqueiro .

As viagens de barco são mais rápidas do que os transportes terrestres, porque a estrada é cheia de curvas o que deixa a distância maior.

Carro

Alugamos um carro e saímos de Positano são 24 km de distância cerca de 35 minutos, mas irá depender do transito que vai estar na época.

O que fazer em Maiori

Praias em Maiori

A maioria da praia é privada tendo que pagar para sentar e para tomar banho o valor por pessoa em alta temporada é de 35 euros por pessoa, 0,50 para ducha toda vez que você quiser se molhar.

Existem barracas na praia se você quiser se alimentar e também restaurante mais sofisticados pela orla.

Praia de Maiori

Via Giovanni Amendola

Na Via Giovanni Amendola, avenida a beira-mar com um calçadão bom de andar, é possível encontrar várias opções de restaurantes e bares. 

Via Giovanni Amendola

Quando estiver na avenida passar na cervejaria artesanal Terra Mia, o Andrey adorou.

Cervejaria artesanal Terra Mia

Chiesa de San Francisco

A igreja de S. Francesco foi construída juntamente com o convento franciscano em 1405. Durante todo o ano de 1500 o convento foi ampliado e a igreja foi construída na sua posição actual; as obras terminaram em 1590.

No sec. XVI e XVII o convento foi escolhido como sede de estudo e seminário para jovens clérigos sobretudo pela sua posição invejável e agradável.

Na primeira metade de 1700 sofreu uma série de transformações que lhe deram a sua estrutura atual, depois de ter sido muito danificada por um catastrófico furacão em 1631 e por uma tempestade posterior em 1674 e tem estilo atual setecentista, de gosto rococó.

Chiesa de San Francisco

Palazzo Mezzacapo

O local abrigava a residência dos marqueses de Mezzacapo, atualmente abriga a biblioteca municipal, o arquivo histórico, o laboratório cultural e alguns escritórios municipais e está localizado no centro do Corso Regina, a rua “central” de Maiori.

Ao lado do palácio estão os jardins do Mezzacapo cujo arranjo forma uma cruz de Malta.

Palazzo Mezzacapo

Parrocchia di Santa Maria a Mare

Igreja Collegiata di Santa Maria a Mare está no alto da cidade, é necessário subir uma longa escadaria para acessá-la, mas possui uma bela vista sobre o centro de Maiori.  E tem um pequeno museu com diversas obras sacras, com a estátua milagrosa da Virgem que, segundo a lenda, chegou flutuando sobre as águas, e uma cripta que podem ser visitados gratuitamente.

Infelizmente quando fomos estava tudo fechado. E só conseguimos ver a fachada da igreja subindo a escada, mas não chegamos na frente, porque o portão estava fechado.

Parrocchia di Santa Maria a Mare

Chiesa di San Domenico

Fundado na segunda metade do século XVII, por vontade do patrício prefeito Leonardo Russo, logo após perder a esposa Angela Mostaccioli e filhos para a peste. Ele, entretanto, escapou milagrosamente da peste de 1656.

Então decidiu doar parte de seus bens à Ordem de San Domenico para fundar um convento em Maiori com o nome do S.S. Rosário.

Governado pelos frades dominicanos, era a sede da cátedra de filosofia, teologia, matemática e filologia. Em 1809, todos os ensinamentos foram suspensos e, infelizmente, a riquíssima biblioteca se perdeu. Nos anos seguintes, os aliados usaram as instalações como prisão, tribunal e hospital, em 1943.

Em 1980 danificou o local por um terremoto e teve o fechamento do local. Hoje funciona como igreja e possui estilo barroco e quando fomos estava fechada.

Chiesa di San Domenico

Santiero del Limone

Trilha de mais ou menos 30 minutos que liga Maiori a Minori, apesar do nome não tem limões pelo caminho, acaba tendo bastante escada pelos comentários que lemos, mas oferece uma bonita visão da costa, acabamos indo de uma para outra pela estrada e é muito perto.

Só não fizemos a trilha por falta de tempo, mas ficamos com vontade de fazer. A trilha possui várias placas indicando o caminho, subindo pela Parrocchia di Santa Maria a Mare.

Castelo de San Nicola de Thoro-Plano

O Castelo de San Nicola de Thoro-Plano (facebook) tem o edifício tombado pela Unesco. Atualmente, é família mantém o local e abrem a propriedade para visitação e, além disso, fazem questão de contar a sua história. A construção data meados do século IX e foi modificada em 1400.

O local, entretanto, está fechado e sem previsão de abertura.

Conheça também Atrani.

Carol Varuzzi

Share
Published by
Carol Varuzzi

Recent Posts

Spaghetti Notte

Spaghetti Notte restaurante que funciona em um casarão antigo com uma boa comida italiano e…

6 meses ago

Casa Europa Restaurante

Casa Europa Restaurante (site e instagram), localizado em uma esquina na Alameda Gabriel Monteiro da…

6 meses ago

Hamburguerias na Zona Norte de São Paulo

Descubra as melhores hamburguerias na zona norte de SP! Comparamos Salt, Beef, Tradi Santana, Cabana…

6 meses ago

Die Meister Stube Restaurante

Die Meister Stube Restaurante de comida tipica alemã dentro do Clube Kolpinghaus, no bairro do…

7 meses ago

Salvi Café e Cozinha

Salvi Café e Cozinha restaurante na zona norte de comida natural que passa tranquilidade e…

8 meses ago

Bicol Korean Cuisine

Bicol Korean Cuisine restaurante de de comida Koreana famoso no bairro da Liberdade em São…

8 meses ago

This website uses cookies.