Em primeiro lugar, Taquaraçu do Porto é um distrito de Palmas e se encontra a 32 km do centro, possui lugares aconchegantes e cachoeiras de águas frias. Seu acesso pela TO 030 e, acima de tudo, o distrito é considerado um santuário ecológico.
Nome indígena significa Taboca Grande, dado originalmente ao rio na região. É um dos povoados mais antigos do Tocantins, com grande quantidade de propriedades rurais e surgiu em virtude de ser um ponto de parada de tropeiros que faziam os trajetos entre Porto Nacional e outros municípios.
Como estávamos de carro fizemos um bate e volta de Palmas até lá e não ficamos na cidade.
Fizemos quatro cachoeiras, porém existe muitos lugares e cachoeiras para serem explorados, mas não fizemos por falta de tempo e por causa do tempo, porque foi o único dia que pegamos chuva.
O local é organizado mas há restrições por causa da quarentena e, dessa forma, só é permitido permanecer uma hora no local, em grupos de até 20 pessoas.
Devido a acidentes pelas pedras escorregadias não é permitido mais nadar e, assim, pode-se somente fotografar.
Achamos a cachoeira mais bonita que fomos na região, então indicamos você conhecer.
Era período das secas de tal forma que a cachoeira estava com pouca água.
Nos estávamos em dúvida no começo em dois restaurantes Vila dos Sabores e Restaurante Sabor da Serra e demos preferência ao primeiro, mas, quando chegamos na porta, descobrimos que só abre a noite.
A opção do cardápio é pequena, mas vem tudo em grande quantidade de comida caseira.
Local: amplo e arejado, coberto, mas aberto sem paredes e, como Taquaruçu é uma região um pouco mais fria, possui uma boa ventilação.
Prato principal: pedimos meia galinha caipira com acompanhamentos de arroz e feijão (que não são incluídos no prato principal, então são cobrados a parte).
Sobremesa: por fim, pedimos cocada assada com sorvete e calda de Murici, que foi a sobremesa que ganhou a sexto festival gastronômico de Taquaruçu.
Nesse festival os pratos devem conter, obrigatoriamente, no mínimo um ingrediente típico da culinária tocantinense e serem moradores de Palmas e ocorre na primeira semana de setembro.
Valor: R$120,00 para o casal.
Na cidade no restaurante ou na cachoeira da Roncadeira você encontra um doce de coco babaçu que é um coco da região sendo bem gostoso de provar.
Saiba mais sobre a nossa viagem pelo Tocantins em Palmas e Jalapão.
Spaghetti Notte restaurante que funciona em um casarão antigo com uma boa comida italiano e…
Casa Europa Restaurante (site e instagram), localizado em uma esquina na Alameda Gabriel Monteiro da…
Descubra as melhores hamburguerias na zona norte de SP! Comparamos Salt, Beef, Tradi Santana, Cabana…
Die Meister Stube Restaurante de comida tipica alemã dentro do Clube Kolpinghaus, no bairro do…
Salvi Café e Cozinha restaurante na zona norte de comida natural que passa tranquilidade e…
Bicol Korean Cuisine restaurante de de comida Koreana famoso no bairro da Liberdade em São…
This website uses cookies.
View Comments
Algo bem interessante de Taquaruçú é o Festival Gastronômico que geralmente acontece nos dias próximos ao feriado de 7 de setembro... Possui diversas alternativas de comidas e também atrações musicais (shows). Vale a pena visitar nessa época! E a região também possui diversas pousadas bem legais.
Muito obrigada pela dica!!! Até provamos a sobremesa que ganhou o festival!! uma delicia mesmo!! Comentário muito construtivo!