Brasil

O que fazer em Itatiba – Zoopark Itatiba

Itatiba fica na Região Metropolitana de Campinas, a 85 km da capital, na Serra da Jurema, e se destaca pelo seu desenvolvimento econômico e social. De acordo com pesquisa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia/UFRJ, a 14ª melhor cidade para se viver no Brasil. Além disso, em 2013, ocupava o segundo lugar no ranking nacional de bem-estar urbano.

Conhecida como “Princesa da Colina” pela cidade ser construída incrustada em colinas, tem uma beleza natural notadamente reconhecida ou “Suíça Paulista”, em virtude de seu relevo e altitude, com clima ameno o ano todo. Também é conhecida como “Capital Nacional do Móvel Colonial”, pois inúmeras indústrias do ramo moveleiro estão instaladas na cidade. E, por fim, também faz parte do Circuito das Frutas Paulista, por ser a Cidade do Caqui.

Origem do nome vem do tupi, Ita = pedra + Tiba = grande quantidade, sendo assim Itatiba traduzindo é muita pedra.

História de Itatiba

A fundação de Itatiba vem do primeiro quartel do século XIX. Segundo antigas crônicas, alguns fugitivos de Atibaia e Piracaia, adentraram nas matas do atual município descendo o Rio Atibaia de tal forma que, logo depois, as escoltas descobriram que os fugitivos haviam criado uma pequena comunidade

A notícia da descoberta de novas terras férteis logo chegou à Atibaia e Jundiaí e, como efeito, novas famílias chegaram para se dedicar ao plantio.

O pioneiro Antonio Rodrigues da Silva trouxe consigo uma imagem de Nossa Senhora do Belém e, desse modo, em 1814, ergueram uma pequena capela. Com o aumento da população, em 1827, os moradores decidiram construir uma outra capela. Em 1839, Dom Pedro I criou a Freguesia de Nossa Senhora do Belém, na então Vila de Jundiaí. Em 1876 foi elevada a categoria de cidade, mas apenas em 1877, recebeu seu nome atual.

No século XIX, a primeira grande riqueza da cidade foi o café que, de fato, proporcionou um enorme desenvolvimento econômico para a cidade, trouxe muitos imigrantes italianos que compõem a cultura da cidade.

Por conseqüência da crise de 1929, a produção de café decaiu e a cidade passou a adotar um perfil mais industrial. A partir dos anos 60, a cidade conheceu um novo surto de desenvolvimento pois data dessa época a instalação das primeiras indústrias ligadas ao ramo moveleiro, que tinham como característica principal a produção de móveis em estilo colonial.

O que fazer em Itatiba

Zooparque Itatiba

Esse foi o principal motivo de termos ido conhecer a cidade, porque fomos levar nosso sobrinho para conhecer o zoológico. Localizado em uma fazenda com 100 alqueires, possui uma área de Mata Atlântica totalmente preservada. A trilha é de aproximadamente 3 km de extensão onde estão os 1200 animais de 180 espécies representando ecossistemas da América do Sul, África, Ásia e Áustria de tal forma que totalizam 7 tipos.

Os ingressos podem ser comprados no site, se bem que na hora de entrar, é preciso que pagar R$15,00 pelo estacionamento e é a única parte que você irá enfrentar uma fila de carros.

Entrada do Parque

O parque está em ótimo estado e é muito legal ver a quantidade de animais. As trilhas estão limpas e abertas, viveiros de pássaros que entramos, logo no começo do passeio, são demais e, com toda a certeza, você consegue ter um contato ótimo com os animais. As alimentações dos animais estão suspensas por causa do COVID-19, mas o lugar em si já vale muito a pena.

Tucanos
Elefantes
Girafas

Museu de História Natural de Itatiba

O Zoopark Itatiba possui também o maior museu de história natural da América Latina com o nome “Viagem da Evolução e Biodiversidade pelo Mundo”, com uma estrutura de 2 mil metros quadrados de tal forma que mostra a origem no Planeta Terra e evolução dos seres vivos e do homem. O mesmo possui uma parceria com o “Evolutionsmuseum Schmiding” na Áustria, e foi inaugurado em novembro de 2020.

Primeiras espécies que habitaram o planeta
Evolução Humana com seus fósseis
Réplicas Incríveis

O lugar é realmente impressionante e vale a pena fazer a visita, não apenas pelo tamanho como também pelo realismo das réplicas de animais, ecossistemas e pelas muitas explicações no painéis espalhados pelo local.

Possui também área de lazer para pique-nique, loja para vendas de souvenires e restaurante.

Restaurante
Loja de Souvenires

Horário de Funcionamento: das 9h às 17 
Localização: Rodovia Dom Pedro I km 95,5.
Telefones: (11) 4487-8883 e (11)4487-8205 whatsapp (11) 97462-0251 e (11) 99538-6053.

Centro Histórico Itatiba

Existem vários edifícios de valor histórico e magnífica beleza arquitetônica sendo que os casarões datam, em sua maioria, do século XIX e estão, de fato, preservados até hoje.

O Município possui leis que incentivam a preservação e garantem a proteção de seu patrimônio cultural e, como resultado, as fachadas e detalhes arquitetônicos representam e testemunham um período muito rico da história da cidade.

Basílica Menor de Nossa Senhora do Belém

Igreja de arquitetura barroca, com várias reestruturações, principalmente na década de 1960, quando foi reconstruída e ganhou aspectos mais moderno.

A grande torre ainda é da construção original e foi construída em 1874 pelo Padre Francisco Paula de Lima. O interior possui uma decoração simples e seus vitrais foram feitos pelo artistas polonês Aeystarch Kaskurewicz sendo, de fato, esse o principal destaque dentro da igreja.

Basílica Menor de Nossa Senhora do Belém
Cúpula da Basílica Menor

Praça da Bandeira

Projetada por Antonio Ferraz Costa, seu traçado original reproduzia parte dos jardins do Palácio de Versalhes na França. Outro detalhe marcante é o antigo coreto João Maggi que, juntamente com a praça foi palco de eventos, protestos e celebrações e, além disso, é o principal cartão de visitas da cidade.

Praça da Bandeira

Paço Municipal

Construído em 1927 pelo então prefeito Benedito Franco de Godoy para ser a Câmara Municipal da cidade, que funciona em outro prédio atualmente.

Localização: Rua Quintino Bocaiúva, 258-358 

Paço Municipal

Grupo Escolar Coronel Júlio César

Fundado em 1896, foi construído pelo governo da primeira república e projeto do engenheiro-arquiteto belga José Van Humbeeck. Projetado para os padrões escolares da época, pois possui salas de aula ao redor de um claustro central projetado para receber a vivência comunitária da escola. Tombado pelo governo do estado em 2002.

Localização: Rua Rangel Pestana, 326.

Grupo Escolar Coronel Júlio César

Parque Ferraz Costa

Com área de 256 mil metros quadrados, o parque é uma das principais áreas verdes do município, de tal forma que possui ainda mata nativa. 

Foi restaurado e algumas construções foram reaproveitadas, como por exemplo, o Palacete Ferraz Costa, construído na década de 1880 e que é, hoje, a atual sede da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e no prédio onde funcionava uma antiga escola municipal, está a Estação de Ciência.

Além disso, é endereço também do Ginásio Municipal de Esportes José Boava, um bosque com trilha para caminhada ecológica, três quadras poliesportivas, duas quadras de tênis, duas quadras de vôlei de areia e futevôlei, pista de atletismo, canchas de bocha e malha cobertas e viveiro municipal de mudas.

Localização: Rua Antonio Ferraz Costa.

Palacete Ferraz Costa
Parque Ferraz Costa

Planetário Municipal Professor Benedito Rela

É o único no país desenvolvido com tecnologia nacional (Projeto Sphaera). O Planetário é de caráter educacional, científico e cultural destinada ao ensino, pesquisa e divulgação científica na área de Astronomia e, acima de tudo, também serve como um espaço de lazer e cultura.

Localização: Dentro do Parque Ferraz Costa.

Planetário Municipal Professor Benedito Rela

Solar dos Alves Lanhosos

Casarão colonial construído em taipa de pilão em 1859, pertenceu ao Senhor Bento de Lacerda Guimarães que foi o Barão de Araras, pai do Senador Antonio de Lacerda Franco e, logo depois, às tradicionais famílias itatibenses Alves Cardoso e Lanhoso. Tombado pelo governo do estado de São Paulo através do CONDEPHAAT.

Ele funcionava como um restaurante pizzaria, mas no momento está para alugar ou vender.

Localização: Rua Florencio Pupo, 306.

Solar dos Alves Lanhosos

Igreja do Rosário

Construída entre 1825 e 1827 em devoção à Nossa Senhora do Belém, essa foi a segunda igreja de Itatiba e é atualmente o edifício mais antigo da cidade. Em 1850, suas obras foram finalizadas e, dessa maneira, ela passou a ser dedicada à Nossa Senhora do Rosário.

Localização: Rua Antonió Leoni, 98-156.

Igreja do Rosário

Palacete Damásio

Construção de inspiração neoclássica, construída em 1896 por Manoel da Silveira Franco Damásio com a finalidade de servir como residência de sua família. Atualmente, é ocupado por setores da Prefeitura do Município de Itatiba.

Localização: Rua Quintino Bocaiúva, 428.

Palacete Damásio

Mercado Municipal Maria Elias de Godoy Camargo

Conhecido como “Dona Lica”, é um dos espaços mais tradicionais da cidade. Fundado em 1984 em um antigo barracão onde funcionava uma fábrica de fósforos, foi completamente revitalizado em 2012. São vendidos lá todos os tipos de produtos.

Na parte externa, há uma praça de alimentação pequena com pratos de comida, petiscos e salgados. Escolhemos o Carlito’s Pastelaria onde, por fim, comemos um pasteis. Um de quatro queijos e outro de queijo com bacon que estavam bem gostosos.

Existe uma loja dos artesãos no mercado com produtos feitos a mão, para visitar.

Localização: Avenida Vinte e Nove de Abril, 35.

Mercado Municipal Maria Elias de Godoy Camargo
Parte interba do Mercado
Praça de alimentação do Mercado
Carlito’s Pastelaria

Museu Histórico Municipal Padre Francisco de Paula Lima

Edifício colonial Solar dos Godoys Moreiras de 1875, foi restaurado para abrigar o Museu Padre Lima no ano de 1996. Possui uma exposição permanente, Caminhos do Passado, que conta a história da cidade. Há também exposições temporárias, mas está fechado pela COVID-19, atualmente.

Localização: Praça da Bandeira, 122.

Museu Histórico Municipal Padre Francisco de Paula Lima

Parque Luís Latorre

O maior parque urbano de Itatiba tem mais de 355 mil metros quadrados. Ele conta com lago, quadras esportivas, lanchonetes e palco para apresentações. Local onde ocorre a festa do Caqui.

Localização: Avenida Guerino Grisotti.

Parque Luís Latorre

Saiba mais sobre a nossa viagem no interior de SP em Campos do Jordão.

Carol Varuzzi

View Comments

Share
Published by
Carol Varuzzi

Recent Posts

Spaghetti Notte

Spaghetti Notte restaurante que funciona em um casarão antigo com uma boa comida italiano e…

6 meses ago

Casa Europa Restaurante

Casa Europa Restaurante (site e instagram), localizado em uma esquina na Alameda Gabriel Monteiro da…

6 meses ago

Hamburguerias na Zona Norte de São Paulo

Descubra as melhores hamburguerias na zona norte de SP! Comparamos Salt, Beef, Tradi Santana, Cabana…

6 meses ago

Die Meister Stube Restaurante

Die Meister Stube Restaurante de comida tipica alemã dentro do Clube Kolpinghaus, no bairro do…

7 meses ago

Salvi Café e Cozinha

Salvi Café e Cozinha restaurante na zona norte de comida natural que passa tranquilidade e…

8 meses ago

Bicol Korean Cuisine

Bicol Korean Cuisine restaurante de de comida Koreana famoso no bairro da Liberdade em São…

8 meses ago

This website uses cookies.