campos do jordao
Brasil,São Paulo

O que fazer em Campos do Jordão no final de semana

O que fazer em Campos do Jordão em um final de Semana? Provavelmente você irá precisar mais que um final de semana para fazer tudo porque a cidade é enorme, mas aí vão dicas para aproveitar a viagem e conhecer a cidade.

É uma cidade que fica em uma APA da Serra da Mantiqueira, criada em 1985 com o intuito de preservar a cadeia de montanhas do sudeste do Brasil e que ocupam parte dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Oferece atrativos para todos os gostos, não só de quem gosta de fazer esportes e natureza como também quem quer somente fazer compras e comer em excelentes restaurantes.

A cidade fica próxima à São Paulo, a cerca de duas horas e trinta minutos de viagem, dependendo do trânsito, se tornando assim um ótimo refúgio paulistano, ainda mais na época de inverno.

E possui cidades vizinhas tão charmosas quanto Campos como São Bento do Sapucaí e Santo Antonio do Pinhal, sendo uma hora de distância de cada uma delas.

Dicas do que fazer em Campos do Jordão

Portal da Cidade de Campos do Jordão

A viagem para Campos já é linda e, logo ao chegar, certamente é uma ótima ideia parar o carro nas laterais para tirar uma foto do pórtico.

Portal da cidade de campos do jordao dica do que fazer na cidade
Pórtico da cidade

Parque Amantikir

Entrada Parque Amantikir dica do que fazer em campos do Jordão
Entrada Parque Amantikir

O Parque Amantikir é um local lindo e é parada obrigatória na lista, onde você vai tirar ótimas fotos.

O significado de Amantikir é montanha que chora, que veio de uma lenda indígena tupi, onde uma índia e o Sol se apaixonaram, a Lua ficou com ciúmes e falou com o Deus Tupã que ergueu as montanhas e aprisionaram a índia, para ela não ver mais o sol e por causa disso a mesma chorou muito fazendo assim as nascentes da Mantiqueira.

Entretanto, os portugueses não conseguiam pronunciar corretamente Amantikir e falavam “amantiqueira” que, com o tempo, virou Mantiqueira.

O idealizador queria que o local tivesse exemplos de parques típicos de todo mundo, como por exemplo: chinês, alemão, francês, entre outros.

jardim japônes do jardim amantikir
Jardim Japonês

A parte mais famosa do parque são os labirintos que são lindo para tirar foto. É possível fotografar tanto do mirante como próximo a eles.

Mirante para fotos dos labirintos no Parque Amantiquir
Mirante para fotos dos labirintos
dica do que fazer em campos do Jordão labirintos do Amantiquir
Cartão postal do Amantikir

Capivari centro Campos do Jordão

Capivari é o centrinho onde estão os bares, restaurantes, lojas, ou seja, onde tudo acontece na cidade. A via é somente para pedestres e, portanto, pode-se andar com calma para ver o local e a noite. Esta parte da cidade é toda iluminada, muito charmosa e romântica.

o que fazer em campos do Jordão a noite - capivari centro comercial

Palácio Boa Vista

Inaugurado em 1964, é a residência de inverno do Governador do Estado de São Paulo. Uma parte funciona como museu, possui 105 cômodos e tem um acervo artístico com 3.500 obras, do século XVII e XVIII. Atualmente, ele se encontra fechado devido a pandemia.

Na frente, está o Café Palácio que fomos e estará nas dicas de Onde comer em Campos do Jordão.

palácio boa vista casa do governador de sp no inverno
Palácio Boa Vista

Museu Felicia Leirner

Em resumo, é um museu de esculturas a céu aberto, com obras da escultora nascida na Polônia e naturalizada brasileira, em 1927. São 84 obras sendo 44 de bronze e 40 de cimento, todas da artista.

Museu Felicia Leirner dica do que fazer em Campos do Jordão
Museu Felicia Leirner

Ducha de Prata

São várias quedas d’água artificiais canalizadas do Ribeirão das Perdizes. Por lá, se caminha e tira-se fotos, pelas plataformas de madeira.

Gratuito, mas o foco é o turismo popular então há muita gente no local.

Pode-se chegar da cidade a pé, de carro ou trem turístico.

Ducha de prata com suas quedas em Campos do Jordão
Ducha de Prata

Pico do Itapeva

Localizado na cidade de Pindamonhangaba, com uma vista linda com 2.035 metros de altitude.

No dia que está claro, avista-se 14 cidades e até mesmo a Basílica de Aparecida, mas difícil pegar um dia aberto na região.

Cuidado para não cair dentro do parque, já que o pico fica um pouco mais acima, nas antenas.

Pico do Itapeva com neblina

Mosteiro Beneditino São João

Próximo ao Palácio Boa Vista, é local lindo e de muita paz. Fundado com 1964 pela Madre Margarida Hertel, alemã, junto com 17 monjas, onde hoje é o museu de Xilogravuras e depois, em 1967, compraram uma chácara no local atual.

Há uma loja com imagens de santos, medalhas e produtos produzidos pelas monjas do local e, além disso, uma gruta lindíssima.

Mosteiro São João com monjas beneditinas em campos do Jordão
Mosteiro São João
Gurta no mosteiro de São João
Gruta

Morro do Elefante e Teleférico

Este morro, cujo nome foi recebido devido ao formato de uma tromba de elefante, tem seu cume a 1800 metros de altitude, de tal forma que avista-se a região de Capivari.

Podendo subir de carro ou teleférico, fica bem próximo à cidade e, assim como outras atrações, também é um local bem cheio e gratuito.

vista de capivari do morro do elefante
Vista Morro do Elefante

Andar de bondinho na Estação Emílio Ribas

Inaugurada em 15 de Novembro de 1914, conseguimos andar de Bonde que a viagem dura em média de 45 minutos e vai do parque de Capivari até o pórtico da cidade. O custo é de R$30,00 por pessoa e, com toda a certeza, é bem agradável.

Existia um trem, em Campos do Jordão, que fazia passeio turístico até São Bento do Sapucaí, mas foi suspenso e um outro até Pindamonhangaba, que também foi suspenso, mas devido ao coronavírus.

bonde estacionado na estação Emilio Ribas
Bondinho em Campos do Jordão

Vista Chinesa

De lá, a 1700 metros de altitude em relação ao nível do mar, tem se a vista do Vale do Lageado, mas não indicamos ir sem ser no por do sol. É gratuito.

vista chinesa do vale do lageado
Vista chinesa

Mirante do Lajeado

Acesso pela estrada municipal do Toriba por uma entrada de um cruzamento que fica a direita de quem sobe a serra, após o km 40, ou pela avenida Ernesto Diederichsen para quem já está na cidade, mas vale dizer que a estrada é bem estreita, sinuosa e de mão dupla, e achamos a vista melhor quase na estrada do que no alto.

O por do sol é lindo, então vale a pena conferir!!!

Pôr do sol no Mirante do Lajeado em Campos do Jordão
Pôr do sol no Mirante do Lajeado

Complexo Pedra do Baú

Por mais que a Pedra do Baú possa ser acessada por Campos do Jordão a mesma faz parte de São Bento do Sapucaí, município vizinho. Saiba mais sobre essas lindas montanhas nesse link.

São Bento do Sapucaí
Pedra do Baú

Vinícolas

Na Serra da Mantiqueira visitamos duas vinícolas a Entre Vilas e Raízes do Baú, por mais que elas fiquem mais próximas de Campos do Jordão as duas estão localizadas também em São Bento do Sapucaí e aí vai nosso link para você conhecer mais sobre esses lugares que são incríveis.

Conheça outras opções de lazer na região, então leia nosso post sobre Onde comer em Campos do Jordão e onde comprar chocolate em Campos do Jordão.

Você também pode gostar...

4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.