Mochilas de Hidratação na montanha

Para ajudar ainda mais vocês, resolvemos escrever algumas dicas da montanha. Saiba quando ir e o que levar. Listamos equipamentos, marcas e algumas sugestões de comidinhas.

Período

A temporada de montanha vai de maio até setembro. Isso acontece porque nesse período mesmo sendo mais frio tem menos chuva e na montanha com chuva é perigoso.

Assim, você garante um maior conforto.

Comes e bebes

Água

Em primeiro lugar, para fazer a travessia, corrida ou caminhada indicamos que você leve muita água em uma mochila de hidratação e garrafas de água. Além disso, é bom verificar os pontos de hidratação para encher os reservatórios, durante o percurso.

Mesmo que a água venha das montanhas, sugiro comprar Clarin, que é um purificador de água.

Alimento

Outra coisa importante é que você deve imaginar que você fará uma refeição, bem como comidinhas para “beliscar”.

Sempre levo coisas doces e salgadas (ex: castanha de caju com sal, amendoim) sendo uma para dar energia (ex: bananinha, frutas secas, gel de carboidrato, barra de proteína, pé de moleque).

Porém, lembre-se que a comida tem que ser leve. Você vai parar pouco tempo até voltar a caminhar, então sugerimos lanches com frios.

Isotônicos

Solúvel na água ou levar um pronto em uma garrafa na mochila de hidratação. Dessa forma, você vai repor sais perdidos no suor

OBS: fazer acompanhamento médico e de uma nutricionista principalmente se for fazer uma longa distância.

Kit de emergência

Antes de tudo, é importante estar atento a sua segurança. O kit de emergência é um item mais que obrigatório na mochila. Além disso, você não pode esquecer do cobertor de emergência. Há medicações que são importantes carregar no kit como, por exemplo, anti-inflamatórios, anti-eméticos, remédios para cólica e gases e anti-alérgicos, anti-térmicos e sua medicação habitual.

  • Ataduras e faixas: para possíveis arranhões e machucados que por ventura podem acontecer na trilha.
  • Protetor solar: no rosto e no corpo nas regiões expostas, sempre uma proteção alta e o que for indicado melhor pelo seu dermatologistas.
  • Luva de procedimento estéril: para você conseguir manipular a sua ferida ou do seu parceiro de montanha.

Equipamentos

Bastões

Existem de diversas maneiras (redutíveis ou não) e de diversos materiais, tendo que comprar o seu de acordo com a sua altura. A maioria pode ser levada na mochila de hidratação. Indicamos Black Diamond.

Algumas pessoas não se adaptam muito bem ao uso de bastões mas, definitivamente, é um equipamento que vai poupar um pouco da sua energia e muito da sua lombar.

Boné ou Viseira

Sempre importante tirar nosso rosto do sol, ainda mais em trilhas abertas, então bom pesquisar a vegetação para saber a proteção adequada.

Luvas

Ótimo para proteger as mãos de espinhos e quedas. Tem que se acostumar porque provoca muito calor nas mãos tendo que treinar para usar.

Meias de compressão

Considero obrigatório para o esporte, pois protege dos espinhos e da mata, para não arranhar as pernas e também protege as veias. Recomendo da Sigvaris.

Mochila de Hidratação

O uso de mochila de hidratação já foi citado aqui, nas nossas dicas da montanha na parte da água. Entretanto, como é muito importante para o transporte da comida e água, deve ser confortável. Para isso, prove e teste o tamanho e o ajuste no corpo e dessa forma você diminui o risco fazer feridas nas contas, abdome e ombros por raspar na pele com o suor. ex Osprey.

Óculos

Usado para proteger de luz do sol intensa, galhos e também de mosquitos que podem estar na trilha. Fazer treinamento também para usar.

Roupas

Corta vento, anorak e segunda pele. Para o começo e final do dia, sendo obrigatórios estarem na mochila e se você suar muito levar uma roupa extra, ex: North face, Columbia, Compressport, entre outras.

Tênis

Comprar um tênis com um bom grip que consiga te segurar bem no terreno e que não seja muito duro, pois se não pode quebrar a sua unha. Ex. Salomon.

Na trilha

Relógio com GPS

Esses são importantes para poder baixar antes o treino com o GPX e, acima de tudo, para se encontrar pelo mapa se o caminho for o mesmo na ida e na volta.

Você tem que estar treinando e treinado pois percurso é duro, muitas vezes não há como desistir no meio, mesmo cansado você terá que ir até o final, mas a recompensa costuma ser inesquecível!

Spot

É um localizador pessoal via satélite com o intuito de rastreá-lo trilha e, se necessário, enviar mensagens para contatos escolhidos e acionar resgate.

Toténs

São marcadores nas trilhas que ajudam indicando o caminho, guiando de um ponto ao outro. São construídos de pedra pelas pessoas que passam pela trilha.

Observação

Fotos

Podem ser tiradas com máquina fotográfica ou celulares, afinal, no caminho você irá encontrar paisagens lindas para guardar e cachoeiras cristalinas.

Trilha

Todos os materiais que escrevemos estamos falando de corrida e treino. Entretanto, caso vá para um acampamento, são necessários mais equipamentos, mochila, água e alimento.

Espero que você tenha gostado das dicas da montanha e se souber mais alguma coisa, conte para a gente.

Por fim, se você não sabe para onde ir, conheça São Francisco Xavier, que fica pertinho de São Paulo, a 149 quilômetros de distância. Lá, existem trilhas de diversos níveis de dificuldade e vistas maravilhosas.