Museu do Futebol entrada
Curiosidades em São Paulo,Dicas de São Paulo

Museu do Futebol em São Paulo

O Museu do Futebol fica localizado ao lado do Estádio Paulo Machado de Carvalho, no entanto, mais conhecido como Pacaembu, na Praça Charler Miller, s/n. O telefone para contato (55) 11 3664-3848 e e-mail: [email protected].

Museu do Futebol estadio do pacaembu
Estádio do Pacaembu

Um museu interativo e, com toda a certeza, adoramos ter ido conhecer o local! Lá, em resumo, é contada a história do povo brasileiro e sua paixão nacional que é o futebol. As paredes não apenas contam história como também exibem objetos do futebol.

Museu do Futebol parede
Paredes do museu

Térreo no Futebol em São Paulo

No térreo, está a exposição temporária Tempos de Reação, que mostra um pouco sobre todos os goleiros, em virtude de 100 anos de nascimento do goleiro Barbosa.

Museu do Futebol exposiçao goleiro
Luvas de goleiro

Chama muita atenção, porque demostrou muitos fatores onde ainda ocorrem até hoje como racismo e mostra que o esporte ainda tenta modificar a parte estrutural, com o black lives matter entre outras ações para acontecer a mudança dos salários e a valorização do atleta.

Museu do Futebol exposiçao racismo
Black Lives Matter

A exposição vai de 19 de junho a 21 de novembro de 2021.

Primeiro Andar no Futebol em São Paulo

Começa com o grande Rei Pelé, em vídeo, dando as boas vindas na saída da escada e falando o quanto se orgulha por ser brasileiro. Em seguida, passamos pela Sala dos Anjos Barrocos mostrando ídolos que ajudaram a construir a história do futebol no Brasil, tanto os homens quanto as mulheres, como Marta e a Formiga.

Museu do Futebol exposiçao jogadores
Jogadores importante para a história do futebol Brasileiro

Passando para a sala dos gols onde são 10 cabines interativas, onde o visitante escolhe o que quer assistir as grandes jogadas marcantes, narradas por locutores esportivos e personalidades brasileiras.

Cabines Interativas

Ao lado, a sala Sala do Rádio celebra os locutores e o meio de comunicação que, por certo, foi responsável por levar o futebol a todo o território nacional, ainda nos anos 1930. São nove cabines interativas e você escolhe qual você quer ouvir.

Por fim, este andar termina na Sala de Exaltação onde você se sente no meio da torcida, cantando e vibrando.

Segundo Andar no Futebol em São Paulo

Em seguida, fomos na exposição de longa duração do Museu do Futebol em São Paulo, que mostra os principais fatos que aconteceram no mundo. Inicia-se por uma sala cheia de fotografias de época desde o século XIX até 1930 chamado Sala Origens, com o intuito de mostrar a origem do futebol amador.

Museu do Futebol exposiçao fotos
Fotos

Salas Copas do Mundo mostra os anos das copas de 1954 até as épocas atuais e os principais acontecimentos no Brasil e no mundo. Além disso, mostra como isso influenciou o esporte e políticas dos países, sendo essa a sala mais interessante que achamos museu.

Exposição com a linha do tempo ans copas a que mais gostei
Salas Copa do Mundo

Terminamos na sala de Números e Curiosidades, Dança e Jogo de Corpo, que exibe as principais regras e a evolução do esporte em seus materiais, como por exemplo, a bola, chuteira, entre outros.

Museu do Futebol exposiçao
Passes do futebol

Quem quiser se aventurar, inclusive as crianças, pode brincar de cobrar um pênalti e medir a velocidade do chute ou jogar com uma bola virtual entre outras.

Além do Museu

No final da exposição, há uma loja para comprar souvenires de times de futebol, chamada Futebol Superstore e, logo em seguida, uma cafeteria chama Bubu que é bom para parar e beber alguma coisa após visitar o museu.

loja para souveniers de futebol
Loja Futebol Super Store
restaurante na parte externa do museu
Bubu

Horário de funcionamento:

De terça a domingo: 9h às 17h (permanência até 18h)

A cada primeira terça-feira do mês: 9h às 19h30 (permanência até 21h)

Ingressos: link

De terça a domingo: 9h às 17h (permanência até 18h)

A cada primeira terça-feira do mês: 9h às 19h30 (permanência até 21h)

Saiba mais curiosidades em São Paulo em: Parque Burle Marx.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.