Onde comer no Jalapão - Restaurante Recanto do Serrado
Onde Comer,Onde comer no Jalapão

Onde comer no Jalapão e outras dicas

Onde comer no Jalapão vai depender muito de onde o guia irá te levar, porque as refeições estão incluídas no roteiro e o pacote que você irá fechar.

Assim, não tem muito o que pesquisar, as cidades que você irá passar não tem grandes restaurantes e nem comida típica local.

Se prepare todos dias para comer a mesma coisa: arroz, feijão, carne de panela ou frango, variando pouca coisa , tem as vezes purê de batata, bolinho de arroz, mas todos de comida caseira.

Não possui opções veganas e, inesperadamente, nem peixe.

Todas as bebidas não estão incluídas e eles cobram caro pelas bebidas. Além disso, só avisam na hora de pagar e ficam o tempo todo perguntado se você quer beber algo.

Se o guia pedir para você chegar cedo e esperar, faça isso, porque lá mesmo você fazendo reserva é self service a comida e se a mesma acabar na maioria dos lugares não tem reposição.

É isso mesmo que você acabou de ler! Se você não esperar um pouco você não consegue comer, até porque vem pessoas sem reserva e elas também podem comer no restaurante. Gente não perguntem porque não dá para entender. Então para que fazer a reserva?!

Isso acontece também nas pousadas com o café da manhã, então acordem cedo.

Somente no ultimo dia, em contraste com os demais, no último restaurante que tinha uma reposição de comida.

E tem dias que você não vai comer em restaurante eles irão fazer um lanche no almoço, que o próprio guia leva, mas muito gostoso.

Onde comer no Jalapão: Restaurante Dona Almerinda

Abrindo nosso post de onde comer no Jalapão nosso primeiro almoço no Restaurante da Dona Almerinda.

Você come na casa dela que fica um pouco antes da primeira atração que para nós foi a lagoa do Japonês. A comida é simples mas é gostosa. A mesma refere que antes tinha sobremesa é que após a pandemia não estão fazendo mais.

Foto da comida da Dona Almerinda
Restaurante Dona Almerinda

Unico local que que vimos pequi para comer, mas separado do arroz, gostamos de comer pequi vale a pena provar.

Onde comer no Jalapão: Espetos Grill

No jantar estávamos em Ponte Alta e comemos em um restaurante de espetinho. Você escolhe o espeto e vem com acompanhamentos: arroz, feijão tropeiro, vinagrete e mandioca temperada.

Local simples e legal dentro da cidade, e vem uma porção generosa de comida. E para quem tem muita fome pode ser acrescentado mais espetos se fome e pagando extra.

Sem opção de sobremesa.

Dica de onde comer no Jalapão em Ponte Alta.
Comida do Restaurante Espetos Grill

Onde comer no Jalapão: Rancho Extremo

Passamos duas noite em Mateiros e nas duas jantamos no mesmo restaurante, sendo gostoso o local e a comida.

Self service e as pessoas do restaurante que servem o prato e pegam a quantidade que você quer e a comida é ok.

Tem uma opção de sobremesa sendo doce de leite em um copo de café.

Dica de onde comer no Jalapão em Mateiros
Restaurante Rancho Extremo

Onde comer no Jalapão: Fervedouro e Restaurante Rio Sono

Essa é a maior loucura, indicamos esperar, chegar cedo na fila e colocar tudo que você for comer de uma vez só no seu prato, pois se acabar não tem nenhum tipo de reposição.

Comida ok, mas chamamos atenção para a cachaça de Jalapa que é o tubérculo que dá nome ao Jalapão e só encontramos lá, não é gostoso mas tem que provar.

Localizada em Mateiros e sem sobremesa.

Cachaça de Jalapa fruta que dá nome a cidade
Cachaça de Jalapa – Dica de Onde comer no Jalapão

Onde comer no Jalapão: Restaurante Recanto do Serrado

Localizado no fervedouro do Buritizinho, em Mateiros, com vários tipos de cachaça para provar.

Provamos a cachaça de caju, coco, abacaxi e murici a melhor foi de abacaxi, mas como sempre escrevo tem que provar todas! E aproveitar o local.

O Andrey degustou e achou legal! E a comida estava ok e sem sobremesa.

Cachaça do Restaurante Recanto do Serrado.
Andrey e as cachaças do Restaurante

Onde comer no Jalapão: Restaurante do Fervedouro das Macaúbas

Lá só paramos para tomar um sorvete com frutas locais por causa do calor. Provamos sorvete de coco catolé e Bruto (fruta do conde) e gostamos mais do de coco.

Sorvete de Bruto e de coco Catolé
Sorvetes com frutas da região

Onde comer no Jalapão: Cachoeira das Araras e Restaurante

Localizada em São Felix. o melhor restaurante que indicamos em onde comer no Jalapão com a melhor comida e o único que faz reposição.

As opções são as mesma, mas tem o melhor sabor. Também sem sobremesa.

Restaurante na Cachoeira das Araras no Jalapão.
Restaurante na Cachoeira das Araras

Pousada Cachoeiras do Jalapão

Nossa última estadia em São Felix foi nessa pousada e jantamos no hotel. A comida esta ok e se tiver outro lugar melhor escolher outro, também sem reposição e as pessoas não são muito educadas, mas é um bom lugar para se hospedar.

Além de onde comer no Jalapão, saiba o que comer

Amor Perfeito

Existe uma biscoito pequeno que é feito na cidade de Natividade que chama Amor Perfeito que é delicioso e vende na Lagoa do Japonês, por ser próxima a região e com um valor honesto.

Em Palmas achamos na Affeto e na conveniência de um posto de gasolina, mas estava mais cara que na Lagoa do Japônes, mas vale a pena provar.

Andrey mostrando a Amor Perfeito

Cajuí

Simplesmente uma delicia é um caju menor, porém bem mais doce, existem em várias árvores na região, vale pegar do pé para provar e tomar o suco.

Cajuí

Dicas finais sobre onde comer no Jalapão?

Os lugares onde os guias levam são definidos pelas agências de viagens mas, bem conversadinho, você pode pedir para alterarem um pouco. Nós fizemos isso com os passeios aos fervedouros e nosso roteiro foi espetacular e, sendo assim, recomendamos que tente negociar o seu roteiro. E tenha uma boa viagem!

Saiba mais da nossa viagem em Jalapão e Palmas

Você também pode gostar...

3 comentários

  1. Dayvid Denner Nogueira diz:

    eu queria ir de carro normal ate Mateiros, e de lá iniciar o passeio alugar o 4×4 tudo de la, organizar o roteiro sem precisar passar em palmas é possivel?

    1. Carol Varuzzi diz:

      Oi Se você for por Dianópolis é possível porque a estrada é boa se não infelizmente não consegue! E indicamos você fechar com alguma agência se for fazer os passeios mais do que alugar o carro, porque as estradas são ruins, mal sinalizado e não tem internet. Então tem uma grande chance de ficar perdido ou atolado! Mas a região é linda! E tem que ir conhecer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.