torre de belem lisboa
Portugal

O que fazer em Lisboa

Lisboa, a capital de Portugal, é uma cidade totalmente modernizada e vale super a pena conhecer em virtude de sua história, monumentos, comércio e restaurantes.

Estávamos em lua de mel, como nosso voo era pela TAP, nós passamos um dia rápido na região e vamos contar o que conseguimos conhecer, apesar de ter ficado pouco tempo.

É mais fácil conhecer a cidade dividindo ela em bairros e conhecer assim o melhor de cada lugar, porque os lugares são longes.

Bairro de Belém

Local onde estão os monumentos que são cartão postal da cidade de Lisboa, como por exemplo a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos e o Padrão dos Descobrimentos. Os três são próximos mas exigem uma curta caminhada.

Pelo bairro, há atrações menos famosas mas que valem a pena conhecer que são  MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia com seu edifício de arquitetura contemporânea e também o Museu Nacional dos Coches, Museu Nacional de Cestos, Museu da Marinha e Planetário Calouste Gulbenkian.

Museu Nacional de Cestos
Museu Nacional de Cestos

Na região, existe um restaurante com os Pastéis de Belém, para comer o mais típico pastel de Belém do mundo, atravessando a rua dos mosteiro dos Jerónimos, mas infelizmente já tínhamos comido um pastel no Chiado e estávamos bem cheio.

Mosteiro dos Jerónimos

A construção, considerada uma joia da arquitetura manuelina, é imponente por fora e, além disso, cheia de detalhes e de história por dentro. É ali que estão os túmulos de Fernando Pessoa, Luís de Camões e Vasco da Gama.

O mosteiro indicamos realizar a visita, porque o mesmo é muito interessante por dentro, ainda mais pelo seu belíssimo claustro mas chegamos na região a noite e não conseguimos realizar o passeio.

Mosteiro dos Jerónimos lisboa
Mosteiro dos Jerónimos

Torre de Belém

Construída em 1520 para defender Lisboa de possíveis invasores, a Torre de Belém foi utilizada como presídio, alfândega e, por fim, farol até se tornar um dos maiores cartões postais de Lisboa. Dependendo do dia, a fila para entrar é demorada, mas se pode comprar o ticket pela internet nesse link.

Torre de Belém
Torre de Belém

Padrão dos Descobrimentos

Monumento dedicado a expansão ultramarina de Portugal está simbolizada às margens do Tejo. São homenageados portugueses não somente navegantes como Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral mas também o poeta Luís Vaz de Camões. É possível acessar o topo do monumento, entrada no link, de onde se tem uma ampla vista do bairro Belém e do Rio Tejo. E ótimo para ver o por do sol.

Padrão dos Descobrimentos lisboa
Padrão dos Descobrimentos

Centro de Lisboa

Coberto de história bares e restaurantes, há vários lugares para conhecer e provar comidas típicas, principalmente andando pela rua do Chiado, Liberdade e pelo comércio.

Praça do Comércio

Local conhecido como Terreiro do Paço, a Praça do Comércio fica à margem do Rio Tejo e, com toda a certeza, é lindo de ver o seu em torno e os restaurantes abaixo dos prédios antigos, que antes serviram como moradia real durante anos e hoje são ocupadas por departamentos do governo e hotéis. O restaurante mais famoso é o Martinho da Arcada, antigamente frequentado por Fernando Pessoa.

Praça do Comércio lisboa
Praça do Comércio

Arco da Augusta em Lisboa

No mesma praça você irá encontrar o Arco do Triunfo de Rua Augusta que iniciou suas obras em 1759 e finalizou em 1873. Além disso, existe um passeio até o seu topo, de onde se tem uma vista panorâmica de 360 graus do centro da cidade.

Arco da Augusta em Lisboa
Arco da Augusta

Rua Augusta

A Rua Augusta é o calçadão central de Lisboa, onde estão lojas de marcas internacionais e algumas franquias autenticamente portuguesas, como por exemplo, o “Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa”, especializada em frutos do mar enlatados. As ruas paralelas à Augusta também oferecem boas opções de compras, como a Rua do Ouro e Rua da Prata.

Rua Augusta lisboa
Rua Augusta

Largo de São Domingos

Largo de São Domingos pertence à freguesia de Santa Maria Maior, situando-se no interior das antigas muralhas fernandinas de Lisboa.

É um tradicional ponto de encontro de estrangeiros, nomeadamente muitos africanos de origem das ex-províncias do Ultramar Português.

Nele, temos também a Igreja de São Domingos que fazia parte do Convento de São Domingos de Lisboa, fundado em 1242, que deu o nome ao largo. A igreja sobrevive até hoje, mesmo após ser quase totalmente destruída devido ao histórico terremoto de 1755 e incêndio em 1959, e é, sem dúvida, muito interessante de conhecer.

Haviam altares em talha dourada, pinturas e imagens valiosas, mas que infelizmente foram completamente perdidos no grande incêndio de 1959. Hoje, as pedras negras das paredes e do altar permanecem as cicatrizes do terrível incêndio, por isso a mesma chama tanto atenção.

Igreja de São Domingos
Igreja de São Domingos

Provar uma Ginja

Ginja é um Licor de Ginja é uma das bebidas oficiais de Portugal mais apreciadas pelo povo Português. O Licor é obtido a partir da ginja, pequeno fruto de cor vermelha e sabor agridoce, que chegou a Portugal em meados do século XV, mas originário da Ásia.

Provamos na Ginjinha Espinheira, aberta desde 1840, que é uma Ginja premiada que fica próxima ao centro da Igreja que pegou fogo no terremoto.

a ginjinha registrada
Ginjinha registrada

Provar um Pastel de Nata

A loja Pastéis de Belém é, com toda a certeza, o local ideal para comer o mais típico pastel de Belém do mundo. Mas, na região central, tem como opção a Fábrica da Nata onde o pastel é simplesmente delicioso e é possível assistir por um vidro a fabricação da iguaria, muito interessante.

pastel de nata em lisboa
Pastel de Nata

Comer bolinho de bacalhau com vinho do Porto

Também recomendamos comer o pastel de bacalhau com queijo da Serra da Estrela, próximo ao Arco da Rua Augusta. O queijo deixa um sabor amargo para o bolinho mas é bem típico na região e no local existe também sem queijo no local que é Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau.

bolinho de bacalhau com vinho do Porto
Bolinho de bacalhau com vinho do Porto

Andar pelo Bairro do Chiado em Lisboa

Entre o Bairro Alto, a Baixa Lisboeta e o Cais do Sodré, o Chiado desponta como um grande centro comercial a céu aberto. Por ali estão a Livraria Bertrand, que dizem ser a mais antiga do mundo, o café A Brasileira , além de vários restaurantes, lojas de vinhos e o Armazéns do Chiado, um pequeno shopping center.

Bairro do Chiado lisboa
Bairro do Chiado
armazens do chiado lisboa
Amazens do Chiado

Tirar uma foto na Estátua de Fernando Pessoa

escultura, em bronze, dedicada ao escritor Fernando Pessoa está localizada no Largo do Chiado, bem em frente ao café que ele gostava de frequentar: o “Café à  Brasileira”.

Estátua de Fernando Pessoa lisboa
Estátua de Fernando Pessoa
cafeteria a brasileira em lisboa
Cafeteria a Brasileira

Tomar sorvete na Amorino Gelato al Naturale

O sorvete da Amorino Gelato al Naturale (instagram)é até que comum, como tínhamos acabado de chegar de Roma, acho que nossa referencia para gelato estava um pouco alta, mas o formato de flor que esse sorvete vem é único e vale a pena ver a preparação e provar o sorvete do local.

Amorino Gelato al Naturale lisboa
Amorino Gelato al Naturale

Comer um doce a base do ovos na: Alcoa a doceria Conventual

Achamos um ótimo local para comer um doce típico Português a base de ovos, lugar inaugurado em 1957, com várias sobremesas premiadas provamos a Coroa da Condessa e o Pudim São Bernardo e os dois estavam bem gostosos e açucarados.

Alcoa a doceria Conventual
Alcoa a doceria Conventual

Rua Garret em Lisboa

A mais famosa rua do bairro Chiado é também um bom lugar para compras. Na Rua Garret estão lojas de souveniers, a livraria Bertrand, tida como uma das mais antigas do mundo, além de cafés tradicionais, como o centenário A Brasileira.

livraria Bertrand lisboa
Livraria Bertrand lisboa

Elevador de Santa Justa em Lisboa

O elevador de Santa Justa foi inaugurado em 1902, possui 45 metros de altura e foi projetada pelo arquiteto português Raoul Mesnier, discípulo de Gustav Eiffel para realizar o trânsito entre a Baixa Lisboa e o Bairro Alto, e pelo seu visual é uma atração turísticas de Lisboa.

Serve também como um mirante oferecendo aos visitantes uma bela vista para toda a Baixa e também uma visão do Castelo de São Jorge.

Elevador de Santa Justa em Lisboa
Elevador de Santa Justa

Convento do Carmo

Nas ruínas da Igreja do Carmo, funciona hoje o Museu Arqueológico do Carmo e é uma das maiores memórias do terremoto de 1755. O que sobrou foi a fachada gótica. O museu possui túmulos entalhados em pedra, múmias pré-colombianas, um sarcófago egípcio, além de cerâmicas e painéis de azulejos.

Convento do Carmo lisboa
Convento do Carmo

Praça do Rossio

Foi por onde iniciamos o nosso passeio, porém também pode ser o fim da Rua Augusta está uma das praças mais bonitas de Lisboa: a Praça do Rossio. No seu entorno estão o Teatro Nacional Dona Maria II, a Estação Ferroviária do Rossio (para pegar os trens para Sintra), a Estátua D. Pedro IV e o Café Nicola, um dos mais famosos de Lisboa.

Praça do Rossio lisboa
Praça do Rossio
Praça do Rossio - teatro Nacional Dona Maria II
Teatro Nacional Dona Maria II

Avenida da Liberdade em Lisboa

É uma das principais avenidas e mais bonitas da cidade, ligando a Praça dos Restauradores até a Praça de Marquês de Pombal. Todo o trecho é  bastante arborizado com muitos restaurantes, hotéis e também lojas mais sofisticadas, podendo encontrar o Hard Rock Café Lisboa e marcas como Gucci, Dolce Gabanna, entre outras.

Avenida da Liberdade em Lisboa
Avenida da Liberdade
hard rock cafe lisboa
Hard Rock Café

Parque Eduardo VII

Maior parque do centro de Lisboa, localizado próximo à Praça Marquês de Pombal, no fim da Avenida Liberdade. O parque possui um canteiro central com arbustos que formam desenhos geométricos, ao lado duas calçadas portuguesas. E ocorre anualmente a Feira do Livro de Lisboa, no mês de abril.

Parque Eduardo VII lisboa
Parque Eduardo VII

Ascensor da Bica

São bondinhos coloridos, que viraram cartão postal da cidade, que levam as pessoas das ruas mais baixas até regiões mais altas da cidade. O mais famosos deles, sem dúvida, é o ascensor da Bica, que faz o trecho entre o Cais do Sodré e o Bairro Alto, passando por uma rua bastante estreita, onde se concentram moradias e bares.

Ascensor da Bica lisboa
Ascensor da Bica

Castelo de São Jorge em Lisboa

O Castelo de São Jorge é uma fortaleza construída no século XI, com um mirante onde é possível ver boa parte dos pontos turísticos de Lisboa, como por exemplo, praças, igrejas, as Ruínas do Carmo, o Tejo e a ponte 25 de abril.

Indicamos ir em horários próximos ao pôr do sol. Podendo percorrer as muralhas, torres e conhecer o sítio arqueológico do local.

Acabamos preferindo andar pelo Chiado, mas o castelo pode ser avistado de todo o centro.

Bairro Parque das Nações

Antigo bairro industrial, o Parque das Nações foi completamente modernizado para receber a Expo Mundial em 1998. Hoje, abriga algumas das principais atrações de Lisboa, como por exemplo o Oceanário, o Pavilhão do Conhecimento, Teleférico e o Centro Comercial Vasco da Gama, um dos maiores shoppings da capital portuguesa.

Centro Comercial Vasco da Gama
Centro Comercial Vasco da Gama
Expo Mundial
Expo Mundial

Oceanário de Lisboa

Eleito o aquário mais bonito do mundo, o Oceanário de Lisboa é, sem dúvida, lindo e você irá se sentir no fundo do mar. O oceanário fica às margens do Tejo, no moderno bairro Parque das Nações, abriga diversas espécies marinhas de todos os mares do mundo.

Oceanário de Lisboa
Oceanário de Lisboa

Teleférico de Lisboa

Uma das melhores vistas sobre o Parque das Nações, antigo bairro industrial que foi totalmente modernizado para receber a Expo Mundial de 1998, é passeando com o Teleférico de Lisboa.

teleferico no Parque das Nações lisboa
Teleférico no Parque das Nações

2 comentários

  1. Marcia Noro diz:

    Oiii ficou muito legal as fotos e também os textos e muito esclarecedor Parabéns!!!!

    1. Carol Varuzzi diz:

      obrigada pelo carinho ❤️❤️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *