Paris é uma das grandes capitais mundiais e com certeza vale a pena ficar uns 4 dias na cidade. Porém passamos um dia, porque o nosso foco da viagem era conhecer a região da Borgonha.
Por isso escolhemos somente alguns pontos principais para ir novamente e ver novamente a “cidade luz“. Paris recebeu esse título porque durante séculos as mentes mais iluminadas de diversas vertentes da arte eram atraídas a cidade como os insetos são atraídos pelas lâmpadas.
Paris também é considerada o berço do Iluminismo, da moda e a capital da diversidade. Os locais mais conhecidos são a Torre Eiffel , o Louvre, o Panthéon ou o Sacré Coeur. Estas são, certamente, algumas das coisas mais reconhecíveis pelas quais Paris é conhecida.
Pontos Turísticos em Paris
Stade de France Saint Denis
Estava com o meu pai viajando e, como ele é louco por futebol, fomos conhecer os estádios franceses. Existe um tour pago tanto em francês como também em inglês, que é simplesmente incrível de fazer.
Situado em Saint-Denis, na periferia de Paris, o Stade de France é um ícone do esporte francês. Ele ficou famoso por sediar o final da Copa de 1998 onde time francês ganhou a Copa do Mundo por 3 a 0 contra o Brasil.
Os ingressos são vendidos pelo site e também na loja do local e o tour dura em média 1 hora e meia. É possível percorrer o interior do estádio e o museu do Stade de France. No museu, há vários objetos relacionados com essa histórica Copa do Mundo de 1998: camisetas, bolas de futebol autografadas, uma réplica do troféu
No tour é possível conhecer também o vestiário com os uniformes dos jogadores, a arquibancada, sala presidencial e o banco dos jogadores, essa parte na hora de entrar na arena é incrível pois entramos cimo jogadores em duas filas.
O local atualmente sedia jogos de futebol, rugby e show de artistas famosos e indicamos conhecer.
Estádio do Paris Saint Germain
O Parc des Princes (site) já é um estádio que fica na cidade de Paris que foi inaugurado em 18 de julho de 1897, mais frequentemente utilizado pelo clube mas também acontecem partidas de rugby. Antigamente utilizado como uma velódromo e era a linha de chegada do Tour de France.
Possui também uma visita guiada pelo estádio e uma loja monumental com roupas, tenis, bonés, bonecos dos jogadores, entre outras lembranças do famoso time.
Por todo lugar é possível ver os jogadores famosos do time como Neymar e Kylian Mbappé. Sendo uma local imperdível para os amantes de futebol.
Subir na Torre Eiffel
A Torre Eiffel é uma torre de treliça de ferro forjado que leva o nome do seu engenheiro Gustav Eiffel, o mesmo projetou e construiu a torre com sua empresa. A torre tem 330 metros de altura aproximadamente a mesma altura de um edifício de 81 andares, e é a estrutura mais alta de Paris.
Possui uma história curiosa, após o projeto de Gustav Eiffel ganhar um concurso de Exposição Universal de 1889, quando a mesma estava sendo construída foi criticada por moradores da cidade, artista e intelectuais que protestaram e não queriam a sua construção e hoje é um ícone cultural global da França
Localmente apelidada de “Dama de Ferro” foi construída de 1887 a 1889. A torre tem três andares para visitantes, com restaurantes no primeiro e segundo níveis.
É o monumento pago mais visitado do mundo, e por causa disso indicamos você a comprar pela internet, com antecedência, o ingresso pelo site, porque, se não infelizmente, corre o risco de estar esgotado no dia, principalmente a visita no ultimo andar da torre.
No site também é possível acompanhar o tempo de espera e como chegar. Mas se você é daqueles que querem só ver a estatua também vale a pena tanto de dia e principalmente a noite onde a mesma fica toda iluminada com luzes essas são acessas dentro de 10 minutos após o anoitecer e ficam até 1h da manhã.
Caminhar pela Champs Élyssés
Com uma extensão de quase dois quilômetros, a Champs Élysées (Campos Elíseos) é a via mais bonita de Paris, além de ser uma das avenidas mais famosas do mundo.
O inicio da mesma se deu em 1640 com a plantação de um grande alinhamento de árvores que posteriormente se transformaria na avenida. Seu nome de Campos Elíseos veio da mitologia grega e designava um lugar equivalente ao paraíso cristão.
Em 1724, a avenida adquiriu seu traçado atual e, em 1884, foi feita uma importante remodelação ficando ainda mais bonita. Atualmente, é uma das avenidas com as lojas de marcas mais importantes do mundo, ótima para fazer compras, além de um dos lugares mais bonitos de toda a cidade.
A Champs Élysées também é a linha de chegada para o Tour da França, uma das competições mais importantes de ciclismo da França e do mundo.
A avenida está dividida em duas partes. A zona mais baixa da Champs Élysées, situada junto à Praça Concorde, está rodeada de jardins presididos por imponentes edifícios, como o Palácio do Descobrimento, o Petit Palais e o Grand Palais.
A parte alta da avenida que inicia na Place de l’Etoile, junto ao magnífico Arco do Triunfo, com lojas de luxo, restaurantes, cinemas.
É possível subir no Arco do Triunfo e ter uma vista de cima da Avenida Champs Élysées. Ou simplesmente ir para o meio da rua e tirar uma foto linda da avenida com o arco atrás.
Arco do Triunfo
Arco triunfal ou arco do triunfo é uma estrutura monumental no formato de um arco com uma ou mais passagens, geralmente projetado para ter a largura de uma estrada ou de uma rua.
Associado a construções da Roma Antiga. Apesar de se acreditar que os romanos inventaram, o arco triunfal servia para comemorar generais vitoriosos ou importantes eventos públicos, como a fundação de novas colônias, a construção de uma estrada ou ponte, a morte de um membro da família imperial ou a ascensão de um novo imperador.
Em 1805, após a vitória francesa na batalha de Austerlitz, Napoleão mandou construir um grande monumento que, além de comemorar a vitória do país, faria com que toda pessoa se sentisse pequena como ele quando contemplasse essa majestosa obra arquitetônica, porém Bonaparte nunca chegou a ver terminado.
Em seus muros o nome das principais vitórias napoleônicas. Lá também se encontra a tumba do soldado desconhecido, lugar de homenagem aos mortos nas batalhas.
Como já escrevemos é possível subir no Arco e ver a Champs Élyssés por cima e também desfrutar a exposição situada no interior do monumento, onde se encontram algumas maquetes e objetos relacionados ao período napoleônico.
Comer um Entrecotê com batatas fritas em Paris
O prato consiste em um belo filé com fritas coberto com um molho verde misterioso. A base desse molho secreto é mostarda, manjericão, azeite, e a. Só sei que é delicioso e inesquecível. As batatas fritas também são boas.
O Restaurante Le Relais de Venise L’Entrecôte é o mais famoso em Paris e possui mais de 50 anos de existência. A procura também é alta, por isso possui muita fila se prepare, mas existem outros restaurantes com o prato espalhados pela cidade.
Nos acabamos escolhendo O la Favorite porque tínhamos pouco tempo pela cidade.
Comer Macaron em Paris
Quando estiver andando na Champs Élyssés, sem dúvida, é obrigatória a parada na Ladureé (site) para comer os deliciosos macarons. Existem diversos sabores sendo bem difícil escolher um só.
Leia mais sobre a nossa experiência na França em O que fazer em Lyon.
[…] fica ao sul de Paris e resolvemos fazer a viagem de carro até porque como já escrevemos fomos conhecendo as […]
[…] Leia mais sobre a nossa viagem em o que fazer em Paris. […]