Porto Alegre é a capital do estado de Rio Grande do Sul, no sul do Brasil. As principais festividades da capital gaúcha são o Carnaval e, sem dúvida, a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes.
Outra festividade importante também é a Semana Farroupilha, pois celebra as tradições do Rio Grande do Sul. É uma das maiores manifestações culturais da cidade. O prato culinário tipicamente porto-alegrense é o churrasco que nós adoramos.
O Centro Histórico possui várias opções para passear e ver o por do sol no Rio Guaíba é quase que obrigatório para quem conhece a cidade.
Sobre a nossa viagem a Porto Alegre foi incrível! Durante nossa estadia, ficamos hospedados no encantador bairro Moinho de Ventos. Este bairro ofereceu uma atmosfera aconchegante e localização privilegiada pois fica próximo aos pontos turísticos e melhores restaurantes da cidade. Com toda a certeza, essa é a nossa primeira dica que é se hospedar nesse bairro ou próximo a ele.
Porto Alegre, sem dúvida, nos conquistou com sua rica cultura, gastronomia diversificada e atrações encantadoras. Essa cidade vibrante oferece uma experiência inesquecível, não apenas explorando seus bairros pitorescos, como tamb mergulhando na história local ou desfrutando das belezas naturais.
O que fazer em Porto Alegre
Indicamos ficar 2 dias inteiros ou até 3 para conseguir aproveitar tudo que a cidade tem a oferecer de turismo.
Conhecer o Centro Histórico de Porto Alegre
O Centro Histórico reúne boa parte das principais atrações da cidade. Entre elas está o Mercado Público, que indicamos você fazer uma refeição no local, porque possui diversos restaurante com gosto para todo tipo de público.
A Usina do Gasômetro, que fica as margens do rio Guaíba, conhecemos o Cais Embarcadero, um lugar encantador à beira do rio Guaíba. A paisagem deslumbrante, com seu pôr do sol de tirar o fôlego, criou um cenário perfeito para relaxar e, com toda a certeza, apreciar a beleza natural da região.
Farol Santander e Bar do Kofre
Na Praça da Alfândega ficam o Farol Santander e dentro do museu o bar do Kofre, onde era o antigo Banco da Província do Rio Grande do Sul. É um local onde vale a pena parra para tomar um café, comer um doce e, além disso, ver a sua exposição e o MARGS (Museu de Artes do Rio Grande do Sul) que quando fomos estava fechado.
A Praça da Matriz, região onde estão prédios do governo estadual, como o Palácio Piratini e a Assembléia do Estado, além da Catedral e do Teatro São Pedro.
Em frente a Igreja Nossa Senhora das Dores está o Museu Militar do CMS que achamos bem interessante de entrar e conhecer, tendo até um simulador como se estivesse dirigindo um tanque de guerra.
A famosa Rua da Praia, que concentra lojas e a Casa de Cultura Mario Quintana, antigo hotel que serviu de residência ao poeta Mario Quintana e, hoje, abriga um centro cultural. O prédio chama atenção pela sua cor rosa e exploramos as diversas salas e exposições e, além disso, o ambiente inspirador nos cativou durante toda a visita.
É possível fazer o city tour pelo centro por um ônibus de turismo que chama Linha de Turismo e possui todas as informações no site e também os diferentes preços de passeio.
Casa de Cultura Mario Quintana
A Casa de Cultura Mario Quintana é um dos mais importantes centros culturais de Porto Alegre, antes era um hotel. No local, está o que foi o quarto do poeta gaúcho Mario Quintana, com seus pertences ainda postos sobre os móveis.
As demais salas abrigam exposições com visitação gratuita, biblioteca, espaço de estudo, cursos variados, salas de cinema e, por fim, um jardim dedicado ao ambientalista gaúcho José Lutzenberger.
No último andar, os visitantes encontram ainda o Lola Bar, restaurante de tapas, de onde é possível admirar uma bela vista do Guaíba. E, por fim, logo na entrada da CCMQ está uma das livrarias mais legais de Porto Alegre, a Taverna.
Assistir ao pôr do sol na orla do Guaíba
Existem algumas opões possíveis de se ver o por do sol a margem do Rio Guaíba:
A primeira costeia o lago é a avenida Beira-Rio. Ela é lotada de carros e pessoas praticando diversos esportes ou simplesmente sentado tomando o seu chimarrão com o intuito de assistir o por do sol no Rio Guaíba e vale muita a pena.
A mesma imagem pode ser vista no Cais Embarcadeiro que é um um espaço de entretenimento e gastronomia onde também é possível ver o por do sol e foi onde escolhemos ver o nosso.
O Museu Iberê Camargo reúne obras do importante artista plástico gaúcho Iberê Camargo e, além disso, abriga exposições itinerantes. No primeiro piso há um café, que serve refeições e também é um ótima pedida para ver o por do sol.
O centro cultural Usina do Gasômetro (antiga usina termelétrica). Próximo do famoso Gasômetro, está a revitalizada Praça Julio de Mesquista, que em alguns fins de semana recebe o público com feirinha, músicas e food trucks.
Parque Farropilha ou Redenção
No domingo, aproveitamos para passear pelo encantador Parque Farroupilha. Com seus amplos espaços verdes, lagos serenos e jardins bem cuidados, o parque, sem dúvida, ofereceu um refúgio tranquilo em meio à agitação da cidade. Foi uma oportunidade perfeita para apreciar a natureza e relaxar.
Aos sábados de manhã, acontece uma feira orgânica toma conta de uma das laterais do parque, na Rua José Bonifácio. Aos domingos, é andamos pelo Brique da Redenção, a mais famosa feira de Porto Alegre, que reúne artesanato e antiguidades.
Parque dos Moinhos de Vento (Parcão)
Outro parque que vale a pena a caminhada e que de domingo tem uma feira artesanal é o Parque Moinhos de Vento, que tem sua origem no século XVIII, quando Antonio Martins Barbosa, vindo de Minas Gerais, estabeleceu-se com seu moinho de vento no espigão onde hoje se situa a avenida Independência.
O local oferece opções de lazer como jogging, patinação, quadras de futebol, tênis, vôlei e aparelhos de ginástica, além do moinho açoriano, ao estilo dos que existiam no bairro nos primórdios da cidade, elemento que constitui uma forte atração turística.
Outras Dicas em Porto Alegre
Passamos um final de semana com amigos e não conseguimos visitar todos os lugares de nosso interesse, mas aí vão mais dicas do que fazer na cidade.
Navegue a bordo do Cisne Branco
Para ter uma vista mais panorâmica da cidade indicamos a embarcação Cisne Branco, considerado um espaço cultural flutuante, que realiza passeios pelas águas do Guaíba desde 1978.
O passeio tem duração de uma hora, o tour percorre as principais ilhas do Guaíba à medida em que conta a história de Porto Alegre.
O passeio acontece diariamente e custa R$ 55 para adultos, no site é possível ter mais informações sobre o passeio e compra do ingresso.
Conhecer a Catedral de Porto Alegre
Catedral Metropolitana de Porto Alegre Madre de Deus, a construção foi se modificando de 1921 a 1972 acompanhando as mudanças que aconteceram na cidade.
Linda por dentro e por fora, sempre sendo um pontos para se conhecer melhor a cidade.
Visitar os Estadios do Grêmio e Internacional
Para quem gosta de futebol, vale uma visita aos estádios dos dois mais famosos times gaúchos: o Grêmio e o Internacional, porem os dois ficam bem longe do centro.
A Arena do Grêmio foi inaugurada em 2012 está localizada em uma região próxima ao Aeroporto Salgado Filho e tem capacidade para mais de 55 mil torcedores. No local é possível visitar o Museu do Grêmio e também fazer um tour de bastidores pelos vestiários, corredores e interior do estádio.
Já o estádio Beira Rio possui uma loja linda para compra de souveniers e é possível realizar eventos como aniversário dentro do estádio.
Onde comer em Porto Alegre
Existem diversas opções deliciosas pela cidade e indicamos todos os restaurantes que comemos nessa viagem.
Restaurante Velho Quintino
Quando chegamos estávamos com muita fome e ao lado do nosso hotel encontramos o Restaurante Velho Quintino que possui um ambiente acolhedor e pratos deliciosos, o local nos encantou com sabores únicos e uma experiência gastronômica memorável.
Mercado Público de Porto Alegre.
Uma boa pedida é almoçar em um dos restaurantes, que servem os mais variados gostos: de comida japonesa à portuguesa, além dos famosos a la minuta, como os porto-alegrenses chamam o PF (prato feito).
Passeamos pelos corredores cheios de cores e aromas, desfrutando das frutas frescas, queijos e iguarias locais. A diversidade de produtos oferecidos foi fascinante e proporcionou uma verdadeira imersão na cultura regional.
O local foi inaugurado em 1869, faz parte do Patrimônio Histórico da capital gaúcha e principalmente às bancas que vendem produtos tradicionais do Rio Grande do Sul, como cuias, diferentes tipos de erva-mate, charque e outras iguarias.
Restaurante Gambrinus
La entre várias opções de restaurante escolhemos comer no restaurante Gambrinus (site e instagram) que esta em funcionamento desde 1889, mesmo ano em que a República foi instaurada no país, e é o restaurante mais antigo do estado, com um cardápio voltado para a culinária portuguesa, por isso pedimos um bacalhau que estava delicioso.
The Raven
Fomos no jantar e a comida com cardápio internacional, foi muito surpreendente, The Raven (instagram). Um restaurante aconchegante com um mezanino intimista e vários pratos da alta gastronomia mediterrânea.
Press do Cais
Por fim, terminamos o dia no Rio Guaíba no Cais Embarcadeiro, onde existem diversos restaurante no local, escolhemos o Press do Cais (site) e ficamos sentados no melhor lugar do restaurante vendo o por do sol e comendo carne que estava divina com batata frita.
Achamos ele o melhor restaurante pela localização do por do sol, mas vale a pena comer no local e tomar uns drinks e aproveitando o melhor da paisagem.
Leiteria 639
Para encerrar nossa viagem, almoçamos no restaurante Leiteria 639 ao lado do Parque Farropilha. Com um ambiente charmoso e pratos irresistíveis, saboreamos uma refeição requintada, repleta de sabores regionais e ingredientes frescos.
Terrunyo Wine Store
Local excelente para sentar e tomar um vinho conversando com amigos sentindo a brisa na rua e vendo as lâmpadas que enfeitam a região. Além disso, possui diversos vinhos de várias regiões do mundo.
Leia mais sobre a região em Gramado.