Italia

Vulcão Vesuvio: Como conhecer

O vulcão Vesuvio: como conhecer, mas antes curiosidades sobre ele. Ele está localizado na cidade de Nápoles, a cerca de nove quilômetros a leste da Baía de Nápoles.

O Vesúvio está junto com outra montanha, o Monte Somma. E o fato de os dois estarem tão próximos recebem o nome de Monte Vesúvio. Com uma altitude de 1281 metros acima do nível do mar.

A sua última erupção aconteceu em 1944 durante a II Guerra Mundial. No desastre, 26 pessoas morreram e cerca de 12.000 conseguiram evacuar. Embora seja mais conhecido por ter destruído as cidades de Pompeia e Herculano em 79 d.C., atualmente está adormecido.

Esse é um dos três principais vulcões ativos da Itália. Os outros dois são o Etna, que fica na ilha da Sicília, e o Stromboli que está na ilha homônima.

Atualmente, é considerado um dos vulcões mais perigosos do mundo devido a sua tendência de erupções explosivas. Além disso, a população de três milhões de habitantes em suas proximidades, o que faz desta a região vulcânica mais populosa do mundo.

Cratera do Vulcão Vesúvio
Cratera do Vulcão Vesúvio

Por consequência, as cidades que mais sofreram danos foram Terzigno, Pompeia, Scafati, Angri, Nocera, Poggiomarino e Cava. Entretanto, Nápoles não foi atingida porque ventos levaram para longe da cidade as nuvens de cinzas e detritos.

As pessoas continuam vivendo “aos pés” do Vesúvio, porque o solo vulcânico é fantástico para o crescimento das plantas e possui solo rico em minerais como potássio, fósforo e nitrogênio.

Como chegar no Vulcão Vesuvio

É possível ir de carro para o vulcão Vesuvio saindo de Nápoles. É uma viagem bem curta 22,7 km pela via A3 e tem que pagar pedágio dando em média de 30 a 35 minutos de estrada, achamos essa a melhor opção e foi a que escolhemos.

Outra opção é pegar um ônibus de Nápoles para Vesúvio, operada pela companhia Vesuvio Express. O ônibus parte da estação Napoli – Piazza San Pasquale, e a viagem leva em média de 40 minutos.

Nossa experiência

Como escrevi fomos de carro e o estacionamento fica praticamente na entrada do parque. Indicamos já comprar o tíquete para o estacionamento com antecedência. Infelizmente no local não há sinal de celular e as vendas de tíquete somente online no site, assim como para comprar a entrada do parque.

É possível visitar a cratera do Vesúvio com segurança, possível contratar um guia de montanha que acompanha os grupos no chamado “Gran Cono”.

Estacionamento até o Vulcão Vesúvio
Estacionamento

Nós não contratamos guia para conhecer o local, porque o parque oferece ótima sinalização. Há diversas lojas vendendo souvenires e pequenas cafeterias até a subida para o topo. Mesmo assim, indicamos levar água e algum lanche da sua preferência.

Uma estrada de asfalto liga o estacionamento até a entrada do parque, com subida que fizemos sem problema. Mas a maioria das pessoas vai de ônibus, cuja passagem pode ser adquirida no estacionamento.

estrada de asfato até a entrada no parque do Vulcão Vesúvio
Estrada de asfalto até a entrada no Parque

Vista do alto do Vulcão Vesúvio

Mesmo a estrada sendo de asfato a paisagem na lateral é simplesmnete linda e você fica o tempo todo rodeado por montanhas.

Vista lateral a pista
Vista lateral a pista

Dicas para quem for conhecer o parque é usar um tenis para trilha, chapéu, roupas confortáveis e protetor solar. Esse é o tipo de terreno que você irá encontrar até a chegada do topo e dependendo da época do ano um grande calor com grande exposição, porque no local não tem árvores.

Solo do Vulcão Vesuvio
Solo do Vulcão

Por toda a subida do vulcão a vista é maravilhosa, podendo ver diversas cidades como Pompeia, Herculano e a Baía de Nápoles, sendo assim incrível todo o caminho.

Baía de Nápoles Vulcão Vesúvio
Baía de Nápoles
Vista incrível das cidades
Vista incrível do Vulcão

Uma coisa que queremos salientar é que é possível visitar não apenas o vulcão mas também Pompéia no mesmo dia. Porém, é preciso estar em uma boa forma física, e fizemos sem problemas.

O vulcão é impressionante a vista por todos os lados e é possível ver a fumaça saindo de algumas partes da parede, não é possível ver larva e sim terra por todo o lado, mas chama atenção pela sua largura e tamanho.

Cratera do Vulcão Vesuvio
Cratera do Vulcão Vesuvio

Nossa Trilha Vulcão Vesuvio

Antes de mais nada, essa foi a trilha que realizamos que foi do estacionamento até o topo do vulcão.

Powered by Wikiloc

Saiba mais sobre esse nosso dia incrível em Roma.

Você também pode gostar...

1 comentário

  1. […] turísticos mais visitados do país. A cidade foi destruída no ano de 79 d.C. numa erupção do vulcão Vesúvio, bem como dizimação de sua […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *