Praiano, assim como Positano, é um charmoso balneário ao pé da Montanha Tre Pizzi, com casas com cores claras, sacadas cheias de flores e um labirinto de ruas estreitas cheias de curvas que contornam a colina íngreme.
Apesar de ser um vilarejo fica entre as cidades maiores e mais movimentadas da Costa Amalfitana como Positano, dista sete quilômetros e Amalfi seis quilômetros. Além disso, se conecta por ônibus e ferry a Sorrento, Positano e Amalfi.
O local escolhido para sediar a residência de verão dos poderosos Doges, os duques da República Marítima de Amalfi, porque o local possui águas tranquilas do Mediterrâneo e fantásticas vistas.
Parocchia de San Gennaro em Praiano
A primeira Igreja (facebook) foi criada em 1300, quando as nobres famílias amalfitanas Corsario e D’Alagno gozavam de patrocínio até 1859, data da passagem do local de culto ao povo de Praiano.
Após esta transferência, a igreja foi demolida e logo depois reconstruída, mas terminada apenas em 1602, com as características arquitetônicas de hoje.
Fiordo di Furore
É uma das praias mais fotogênicas da Costa Amalfitana, o Fiordo di Furore. Esse viaduto, além do mar com tons azuis e verdes é sem dúvida um dos principais símbolos da praia. A ponte em forma de arco tem cerca de 30 metros de altura e proporciona um cenário inesquecível.
A maior parte da praia é formada por pedrinhas, mas o local possui uma falta de estrutura, tanto comida quanto para locação para sentar na praia, mas mesmo assim é linda de se visitar.
Convento de Santa Maria a Castro
A igreja e o convento de Santa Maria a Castro, erguidos numa colina 364 metros acima do nível do mar, são famosos pelas vistas e por um grande e bem preservado afresco da Madonna delle Grazie (Nossa Senhora das Graças), do século XV.
Chegamos no convento por cima pela trilha Santiero Degli Dei vinda de Positano.
Torre a Mare em Praiano
A Torre a Mare é uma estrutura medieval que faz parte de uma série de torres fortificadas ao longo da costa, usadas contra ataques de piratas.
Marina di Praia
A pequena Marina di Praia é uma das mais populares atrações de Praiano. Aproveitar a praia ou alugue equipamento de mergulho para explorar a vida marinha. O mergulho é uma atividade praticada o ano todo, e na praia há um centro especializado.
Igreja de São Lucas Evangelista
A Igreja é importante já que São Lucas é seu padroeiro. O edifício em estilo barroco e foi construído em 1588, embora a igreja original remonte ao início do século XII. O piso do século XVIII em faiança, os altares de mármore e o busto em prata de São Lucas.
[…] principais cidades da Costa Amalfitana são: Sorrento, Positano, Praiano, Amalfi, Ravello, Minori, Maiori, Cetara e, por fim, Vietre Sul […]