Vietri sul Mare é um pequeno vilarejo, beirando o Mar Mediterrâneo, próximo de Salerno, mas que também faz parte da rota da Costa Amalfitana ao sul de Nápoles. Além disso, por ser menos conhecida é uma região calma e menos badalada do que Amalfi e Positano.
A cidade é cheia de cor e de azulejo trabalhado. Além disso, Vietri tornou-se famosa pelo seu artesanato colorido, com um trabalho minucioso dos artesãos, sendo vendido em diversas lojas espalhadas pela cidade. Em sua rua principal há vários pequenos restaurantes e cafés.
É internacionalmente conhecida como capital da cerâmica maiólica, por causa de suas tradicionais fábricas de cerâmicas de maiólica ou majólica. Elas são únicas desde a Idade Média pois foi quando a cidade começou a exportá-las. As peças são produzidas com motivos e técnicas que permanecem inalteradas ao longo dos séculos, já que são passadas de geração em geração.
Por toda a cidade, é possível visualizar pelas casas obras de cerâmica pelas paredes.
Villa Comunale
É um terraço colorido sobre o azul intenso do Mar Tirreno. É um jardim com vista para o mar com decoração de Cerâmica Vietri. Se assemelha a um edifícil desenhado por Gaudi.
No parque (facebook) você também encontrará um anfiteatro onde se realizam inúmeros eventos e shows, como por exemplo o Vietri in Scena, cujo concerto ocorre em julho. Mas o que torna este lugar especial é apreciar a vista deslumbrante sobre todo o Golfo de Salerno.
Praias de Vietri Sul Mare
Acabamos não indo para as praias de Vietri, mas La Baia, é uma praia com uma faixa de areia de 400 metros, uma das poucas sem pedras, porém a água não é tão clara por causa da proximidade com o porto de Salerno, mas é limpa, morna e refrescante.
A praia de La Crespella, localizada ao pé de uma torre de vigia do século XVI e voltada para o Due Fratelli, duas pequenas formações rochosas offshore conhecidas como “Faraglioni de Vietri Sul Mare”.