fazenda provisão entrada
Bahia,Brasil

Fazendas de Cacau em Ilhéus

Quando fomos conhecer Bahia, queria muito conhecer as fazendas de cacau em Ilhéus que é um pedaço da história do Brasil e, por isso, aproveitei quando apareceu uma passagem aérea a um ótimo preço. Conseguimos visitar somente uma, mas vou dividir um pouco do que eu pesquisei com vocês.

Primeiras fazendas de Cacau em Ilhéus

A princípio, tudo começou quando um colonizador francês que vivia no Pará, Luiz Frederico Warneau, enviou sementes da variedade “Forastero” (do grupo Amelonado) ao fazendeiro baiano Antonio Dias Ribeiro. Ele as plantou em Canavieiras – BA, em 1752.

Queda das Fazendas de Cacau em Ilhéus

Mas o sucesso da cultura do cacau na Bahia faz parte do passado, e a extravagâncias dos ricos e famigerados “coronéis”, que Jorge Amado imortalizou em livros como Terras do Sem Fim e Gabriela, Cravo e Canela.

O Brasil respondia até então pela segunda maior produção mundial, atrás apenas da Costa do Marfim e atualmente, nosso país está na sexta posição. Entretanto, em 2015, após mais de 20 anos excluída do mercado mundial, que a Bahia retomou a exportação do produto.

A partir do final dos anos 80 os preços no mercado internacional despencaram por conta da grande oferta em outros países, principalmente na África.

A natureza também não colaborou, não só devido a poucas chuvas como também muito sol. Além disso, um fungo vindo da Amazônia Moniliophtora perniciosa, não se sabe como, conhecido por “vassoura de bruxa”, apodreceu os frutos.

Por conseqüência, o resultado não poderia ser mais desastroso. A queda vertiginosa da safra, a baixa rentabilidade, atolou fazendeiros em dívidas e desempregou centenas de milhares de trabalhadores.

História do Chocolate

Os primeiros vestígios da descoberta do chocolate são de 1.500 a.C. e vêm da civilização Olmeca que habitava o México e, posteriormente, pelos Maias. O cacau era cultivado e com suas sementes era feita uma bebida considerada sagrada e, em contraste com com os dias atuais, era amarga e temperada com baunilha e pimenta.

A introdução na Europa

Após o domínio espanhol sobre os Maias, o cacau foi introduzido em toda a Europa. Inicialmente somente mulheres, nobres e sacerdotes podiam consumir a novidade que cultos da Igreja Católica também serviam.

Com a popularização da planta, diversas novas receitas surgiram, mas os suíços que tiveram a ideia de misturar o cacau ao leite dando assim origem ao chocolate.

Fazenda Provisão

Localizada no Km 27 da Rodovia Ilhéus – Uruçuca, às margens do rio Almada, todos aqueles que desejam ter uma experiência com uma fazenda de cacau podem visitá-la.

Em 1818 ocorreu a posse de uma área de terras, bordejando o Rio Almada a qual recebeu o nome de Sesmaria do Engenho do Castelo Novo, pelo suíço Senhor Henri Borel.

Em 1885, o Coronel Domingos Adami de Sá, em partilha de herança, com terras produtivas de cacau deu o nome de Fazenda Provisão. Assim, ele foi o seu primeiro proprietário e, atualmente, a 4ª geração dos seus descendentes cuidam da fazenda.

A fazenda possui um conjunto arquitetônico que compreende a capela construída no século  XX. Além disso, possui objetos de arte sacra datados do tempo do Coronel Domingos Adami de Sá assim como sua certidão de batismo sua e de sua mulher realizada na capela.

fazenda provisão igreja Fazendas de Cacau em Ilhéus
Capela na Fazenda Provisão

A Casa Sede, em estilo colonial nos anos 70, com o seu interior decorado com móveis e utensílios da época do Coronel. Seus cômodos são a sala, banheiro e dois quartos, sendo utilizado para gravação da novela da Globo. Quem lembra da novela Renascer?!

fazenda provisão casarao
Casarão Principal

E as instalações relacionadas ao processo de beneficiamento do cacau que consiste na plantação, na fazenda eles ainda tem cacau atingido pela vassoura de bruxa e é legal de ver. O local onde fazem as secagem das amêndoas até levar o processo final.

fazenda provisão cacau das Fazendas de Cacau em Ilhéus
Plantação de cacau
fazenda provisão secagem da amendoa nas Fazendas de Cacau em Ilhéus
Secagem da amêndoas
fazenda provisão secagem de amendoa de cacau
Secagem ao sol das amêndoas de chocolate
Amêndoa de cacau
Amêndoa do Cacau

Leia masi sobre a nossa viagem em Itacaré.

Você também pode gostar...

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.