mirante no Morro da Guia cabo frio
Brasil,Rio de Janeiro

O que fazer em Cabo Frio em uma tarde

Cabo Frio fica na Região dos Lagos juntamente com Buzios e Arraial do Cabo, mas é uma cidade com muita estrutura e nos surpreendeu com sua beleza. Recebe esse nome exatamente pelas águas serem frias, então se preparem para entrar no mar.

Foi ótimo, pois acabamos pegando um dia de chuva e nublado e a cidade nos permite passear por ela e não só aproveitar as praias.

Nós acabamos ficando em Arraial do Cabo, mas sinceramente vale muito mais a pena se hospedar em Cabo Frio, por causa da infraestrutura da cidade.

Como chegar em Cabo Frio

A Região dos Lagos, fica no litoral norte do Estado do Rio de Janeiro.

Ônibus

Tanto pelo Rio de Janeiro com várias saídas diárias como por São Paulo que possui três horários de saída na Estação do Tiete quem faz o transporte é a Viação 1001. Então, verifique os horários de saída. A viagem dura aproximadamente 9 horas, com cerca de 583 km.

Lembrando que do Aeroporto do Galeão, o ônibus sai em diversos horários. Entretanto, para quem chega no Santos Dumont, é preciso ir até a Rodoviária Novo Rio.

Avião

Existem duas opções de voo com a Gol indo de Guarulhos direto para o aeroporto de Cabo Frio que atualmente está com 3 frequências semanais (quarta/sábado/domingo).

Ou voo São Paulo para o Rio de Janeiro e, de lá, ir de ônibus ou alugar um carro. Escolhemos fazer a segunda opção.

Carro

Após chegar no Aeroporto Internacional do Galeão, ou Santos Dumont, ou foi pela cidade do Rio de Janeiro é preciso seguir pela BR 101, conhecida como Avenida Brasil na cidade, após pegar a Ponte Rio-Niterói e depois pela RJ 124, a Via Lagos, até seu destino. Pelo caminho, há dois pedágios: um na Ponte Rio-Niterói e outro no km 22 da Via Lagos. 

Quando ir para Cabo Frio

No verão de dezembro a fevereiro, é a alta temporada e a região dos lagos é um dos destinos mais procurados do Brasil, então nesse período é comum encontrar praias muito cheias e preços altos.

Os feriados e fins de semana, as praias são muito cheias até pela procura pela cidade do RJ, e tem o mesmo problemas dos preços inflacionados e praias cheias do verão.

No inverno, pode acontecer de não ter chuva, e a água do mar fica menos fria que o normal, isso mesmo que você leu as águas são menos frias porque lá não importa a época a água é sempre gelada e o fator que faz isso acontecer no inverno é a ressurgência, então as águas ficam menos geladas no inverno e mais frias no verão.

O que fazer em Cabo Frio

Praia do Forte

A Praia do Forte é a principal de Cabo Frio, com 7,5 km de extensão. Localizada na região central, com a orla urbanizada além da boa estrutura e, portanto, a praia pode ficar lotada nos finais de semana e feriados.

Se você gosta do mar mais calmo, fique próximo ao forte, onde se formam até piscinas naturais com águas cristalinas, mas tem um fluxo maior de pessoas. Se prefere a praia mais deserta, vá para o lado oposto.

Vendedores ambulantes tem em grande fluxo e talvez chegue a incomodar um pouco, mas a praia é linda!

praia do forte cabo frio
Praia do Forte vista do Forte São Matheus

Forte de São Matheus

O Forte São Mateus infelizmente está um pouco mal cuidado não apenas para subir nele tendo que tomar muito cuidado para não escorregar nas pedras como também das informações no forte, que são bem escassas.

Forte de São Matheus externo
Vista do Forte da praia

Construído em 1616, e é uma das construções mais antigas do Brasil colonial. O objetivo, era proteger a cidade contra invasões. O prédio foi construído com pedra, argamassa, óleo de baleia e cal e ainda possui canhões da época.

Tem vista para a Praia do Forte. E ouvimos que pode contar com o atendimento de professores de história que dão plantão no local para dar informações sobre o lugar, mas não encontramos nenhum horário especifico e nem cronograma para poder informar aqui.

Forte de São Matheus parte de dentro
Parte interna do forte

Com entrada gratuita e horário de funcionamento das 8h às 18h.

Morro da Guia

O morro da Guia é um lugar com uma espetacular vista 360 graus da cidade de Cabo Frio, inclusive para o Canal do Itajurú, mas não as praias.

A subida até ele não pode ser feita de carro e o caminho é um pouco íngreme, mas todo o asfaltado e bem sinalizado.

Quando se chega no alto, há um jardim e uma passarela de madeira, além do mirante de onde pode-se ver o pôr do sol.

Morro da Guia mirante
Morro da Guia mirante

O que chama mais atenção no local é a Capela da Nossa Senhora da Guia construída em 1740. A capela estava fechada, mas possui a imagem da santa com uma curiosa lenda. A história diz que como a imagem da santa aparecia frequentemente no alto do morro, saindo do Convento Nossa Senhora da Guia (que hoje é o Museu de Arte Religiosa). A capela foi construída para abrigar a imagem.

Capela da Nossa Senhora da Guia
Capela da Nossa Senhora da Guia
mirante no Morro da Guia cabo frio
Vista do Morro da Guia

Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio 

Em baixo do Morro da Guia, está o Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio, que pode ser visitado, mas quando fomos estava fechado por ser feriado.

Funcionava como Convento Nossa Senhora dos Anjos, desde 1686 e como museu desde 1982 e é um belo exemplar de arquitetura franciscana da época colonial.

Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio
Museu de Arte Religiosa e Tradicional

Bairro da Passagem

O Bairro da Passagem tem origem portuguesa e, além disso, é o bairro mais antigo de Cabo Frio, datado de 1616 a 1660. E possui várias construções tombadas pelo patrimônio histórico e cultural.

Adoramos o lugar com vielas estreitas e casas coloniais com janelas e portas coloridas, lembrando até Paraty, porém menor.

centro preservado de cabo frio
Casa colonial em Cabo Frio

O Beco do Príncipe ou Beco do Furtado, um dos locais mais conhecidos, é a passagem marcada por um arco do Hotel Solar do Arco até Canal do Itajurú e a Praça São Benedito.

O hotel foi construído pela família real Orleans e Bragança. Porém, na hora da construção, fecharam a passagem dos pescadores e construíram o arco para melhorar assim novamente o caminho.

No Largo São Benedito, fica a Igreja de São Benedito, que foi construída pelos negros e tinha festas religiosas e manifestações da cultura negra.

Igreja de São Benedito cabo frio
Igreja de São Benedito

Entre a praça e o Canal de Itajurú possui diversos restaurantes charmosos e alguns com música ao vivo e escolhemos um tailandês excelente chamado Casa Kanaloa (instagram).

Canal do Itajurú cabo frio
Lagoa de Araruama

Rua dos Biquínis 

Para quem gosta de compras, uma visita à Rua dos Biquínis é ótimo para incluir na programação, porque é um shopping ao céu aberto com mais de 150 lojas especializadas em moda praia, fitness e acessórios.

A vantagem do local é que nas lojas é possível montar o seu próprio biquíni, com modelos e tamanhos diferentes. 

Rua dos Biquínis cabo frio
Rua dos Biquínis

Funciona diariamente na alta temporada das 8h às 0h, e na baixa das 9h às 21h. 

Outras Indicações em Cabo Frio

Ilha do Japônes

Como já escrevi no texto, fomos até Cabo Frio passar a tarde pois estava chovendo e as águas ficam escuras. Assim não conseguimos fazer o passeio, mas esse foi um que lemos e as pessoas falaram bem. Porém, tem que ser feito na época certa quando a maré estiver subindo (nem na maré mais baixa nem quando a maré já estiver totalmente alta), ficando assim a água transparente.

A pequena ilha está localizada no Canal do Itajurú e faz parte do Parque Estadual da Costa do Sol. Ela existe desde o século XVII, sua área aumentou com o assoreamento do canal.

Seu nome é por causa de uma família japonesa, os Yamagata, que foram proprietários da ilha nos anos 20 até 1936.

Por fazer parte de um parque estadual, é necessário pagar uma taxa de R$10 para entrar.

A travessia é realizada diariamente pela Associação das Empresas de Táxi Marinho de Cabo Frio, no bairro da Passagem. Entre em contato por WhatsApp (22-99715-3557), das 8h às 17h por R$20,00 por pessoa.

Praia do Peró e Praia das Conchas

A Praia do Peró e Praia das Conchas são praias mais afastadas portanto tem que ir de carro ou táxi, mas as duas ficam próximas uma da outra.

Praia do Peró tem estrutura, suas ruas são asfaltadas e tem 7 km de extensão. O estacionamento na rua é pago e tem funcionários andando com talão para o pagamento. Já na Praia das Conchas, o acesso é mais rústico e a praia possui o formato de meia lua com enseada com apenas 600 metros de extensão e águas cristalinas.

No Peró, a praia recebeu o selo internacional da Bandeira Azul, em 2018. São garantidas as qualidades da areia, água e acessibilidade, com banheiros e rampas adaptadas para pessoas com deficiência. Apenas 18 praias no Brasil receberam este símbolo de qualidade.

Entre as duas, existem dois morros que funcionam como mirante que vale a pena subir para admirar a vista. a do Morro do Vigia dura em torno de uma hora de subida; e a da Ponta do Arpoador, 15 minutos de subida.

Mergulho em Cabo Frio

Os mergulho é amplamente realizado na região pela transparência das águas, mas como já escrevi anteriormente não consigo fazer esse esporte, porque eu já sofri um barotrauma.

E um dos lugares indicados para realizar mergulho é a Ilha dos Papagaios localizada cerca de 8 km de barco do centro de Cabo Frio possuindo uma grande biodiversidade de animais marinhos. E também a Ilha Comprida que é um dos locais mais conhecidos para realizar o esporte.

Onde comer em Cabo Frio

Como passamos somente uma tarde só conseguimos conhecer um restaurante, mas existem diversas boas opções próximas ao Canal do Itajurú.

Casa Kanaloa

A Casa Kanaloa pertenceu ao Seu Carlos, proprietário do barco que levava o mesmo nome, Kanaloa I. Seu Carlos era apaixonado pelo mar, grande amigo do atual proprietário, Davi Barcellos, que honra a memória de seu amigo através da manutenção da memória da casa.

O restaurante de comida tailandesa surpreende por seu ambiente agradável, ótimo atendimento e, com toda a certeza, comida espetacular. No instagram é possível ver as fotos dos pratos para uma escolha mais assertiva.

Pedimos para prato principal Magret ao curry de laranja com purê de banana da terra (R$83,00). O prato vem com uma linda apresentação e sabor. Eu pedi um arroz de jasmin frito servido no abacaxi com camarões (R$79,00) igualmente delicioso.

E gostamos tanto da comida que acabamos pedindo não somente uma mas sim duas sobremesas: banana frita com queijo de manteiga grelado e sorvete de canela (R$30,00). Além disso, o sorvete de morangos flambados no saquê com sorvete de baunilha e ganache de chocolate (R$32,00) estava gostoso também.

O mesmo dono possui outro restaurante que é o Arcos do Canal que também é lindo mas infelizmente não conseguimos conhecer. O cardápio é ótimo também.

Restaurante Casa Kanaloa, em Cabo Frio, RJ.

Leia mais sobre a nossa viagem em Arraial do Cabo e Buzios.

Você também pode gostar...

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.