Tocantins é um estado novo e Palmas, sua capital, dessa forma possui uma culinária ampla e misturada com diversos estados. Fomos lá em outubro de 2020 e, assim, temos algumas dicas de onde comer em Palmas, para quando você passar por lá.
Possuindo assim vários pratos típicos da região, porém não exclusivos. Provamos o máximo de pratos, mas muitos restaurantes fecharam pela quarentena.
Por outro lado, é bom também lembrar que a região possui diversos tipos de peixe de rio que não são comuns de encontrar em São Paulo e aproveitamos para provar: Pirarucu, Tucunaré, Tambaqui e Caranha.
Onde Comer Comidas Típicas em Palmas
Chambari onde comer em Palmas
A primeira comida que provamos foi o Chambari que certamente comparamos com o prato italiano de ossobuco, sendo um corte acima da canela e abaixo do joelho do boi com a carne do músculo que rodeia o osso.
Do interior do osso sai o tutano apreciado por todos e, por certo, é um prato nutritivo e atravessa cultura e gerações.
Esse foi o primeiro prato que provamos e fomos em um lugar raiz, sem ar condicionado, chamado Chambari Caipira, com o intuito de experimentar.
Chambari Caipira
Local: aberto e sem ar condicionado e quem foi para Palmas irá entender, porque a cidade é bem quente, então tomar cuidado com o sol para não passar mal comendo.
O prato vem montado e você escolhe o que vai comer entre as opções que são, por exemplo, Chambari, bucho com Mocotó, bife acebolado, feijoada e almondega com fritas.
Acompanha em todos os pratos: arroz, feijão, macarrão, farofa, couve refogada e salada.
Prato principal: escolhemos o chambari e a feijoada, a comida estava ok.
Maria Izabel Cozinha Contemporânea dica de onde comer em Palmas
É um restaurante de comida típica em Palmas de comida brasileira e sul-americana, sendo uma delícia a única dica que damos sobre o restaurante é ir com tempo, porque é muito demorada a preparação dos pratos, mas o local é lindo. E no almoço é self service.
Estávamos de férias e com vontade de conhecer a comida da região então os próximos pratos são sobre de lá, onde fomos jantar em duas vezes.
Peixe no Leite do Coco Babaçu
O babaçu é uma palmeira encontrada principalmente no cerrado, na região central do Brasil.
Dele, usamos tudo e, só para exemplificar, das folhas se faz armação de coberturas para casas e confecção de artesanatos como cestos, o caule na marcenaria ou como adubo natural.
A princípio, do coco também se aproveita tudo: da parte externa, se faz xaxim, adubo orgânico. Da camada abaixo se extrai farinha, para bolos e biscoitos, ou cosméticos bem como da camada mais dura que pode ser usada para confecção de artesanatos, carvão. O bagaço do processamento da amêndoa usado como adubo orgânico. E, por fim, da amêndoa (do fruto), se extrai o óleo de babaçu para ser usado na culinária, sabão, detergentes, cosméticos, lubrificantes, biodiesel e fitoterápicos.
Prato principal: Calderada Graciosa: que é o file de peixe Pirarucu e camarão no leite de coco babaçu
Acompanhamentos: arroz branco, pirão e farofa de banana da terra.
Pode ser pedido para duas ou quatro pessoas, estávamos com um casal de amigos, então pedimos o prato para quatro, estava delicioso, amamos.
Maria Isabel
Maria Isabel é uma comida típica do Piauí, que consiste em um misturado de arroz com carne-de-sol e é também servida com farofa de banana, mas tipicamente na região Centro-Oeste.
Pedimos o arroz com pequi, pois no passado Tocantins era Goiânia, amamos o sabor e, assim, super recomendamos a você provar.
Prato Principal: Maria Izabel com Pequi (carne de sol): acompanha salada, banana da terra frita e molho verde.
Na segunda noite, pedimos um prato para cada casal então esse foi o nosso prato e o segundo do casal que estava com a gente.
Carne de Sol
Carne de sol é uma comida típica do nordeste brasileiro, sendo um método a fim de conservar alimentos de origem animal salgando e secando em local coberto e bem ventilado, a maioria carne bovina.
Prato Principal: carne de sol da serra.
Acompanhamentos: arroz com feijão trepa pau, feijão tropeiro, vinagrete de banana, macaxeira cozida com manteiga de garrafa.
O feijão tropeiro e o vinagrete de banana estavam deliciosos.
Mousse de Cupuaçu
Pedimos a mousse com raspas de chocolate meio amargo e estava gostoso, mas no meio da sobremesa veio sucrilhos de milho e não gostamos.
Restaurantes onde comer em Palmas
Depois dessa bela lista de opções de pratos e sobremesas, segue também uma lista de locais onde comer em Palmas. Se faltar alguma informação, pergunta pra gente.
Cabana do Lago
Restaurante de comida brasileira e sul americana e com decoração do maranhense. Local é muito agradável.
Entrada: bolinho de pirarucu com molho apimentado.
Prato Principal: Tambaqui Costeletas frito com arroz branco, pirão, salada e farofa, estava delicioso.
Sobremesa: mousse de cupuaçu, que estava gostosa.
Restaurante Palazzo
Fica dentro do Hotel Girassol Plaza com comida Brasileira e Internacional, todavia sem nenhuma comida típica mas vem muita comida.
Entrada: creme de alho, lombo canadense, figo e atum, após isso eles serviam uma salada.
Prato principal: File a Parmegiana com purê de batata e camarão com purê de batata doce.
Sobremesa: você pode pedir várias opções e ainda repetir porque antes da pandemia era buffet de doces.
Restaurante na Ilha Canela
Local: na ilha o único restaurante no local.
Prato Principal: Tucunaré pedimos o de dois kilos, que estava deicioso.
Acompanhamentos: arroz, farofa, molho Tártaro e Vinagrete.
Vale a pena para conhecer o local e comer na ilha.
Afetto Doceria
Acima de tudo, a doceria é deliciosa, o lugar é muito agradável e os doces deliciosos.
Salgado: Coxinha de carne seca com catupiry e estava delicioso, com molho de alho, molho de pimenta e ketchup de goiaba com pimenta.
Doces: bolo no pote de ninho com chocolate fit, outro de ninho com morango, o último estava extraordinário e, logo após, um morango com chocolate e coco, indescritível.
Onde não comer em Palmas
Como nem tudo são flores, não acertamos algumas vezes.
Panificadora Roma
Apesar de termos ficados hospedados no Hotel Íbis Style Palmas, que oferece café da manhã, optamos por não contratar com o intuito de conhecer padarias e cafés da manhã na região.
Infelizmente, a nossa primeira opção, a Padaria Roma, não deu certo pois havia poucas opções no self-service e, pasmem, poucos atendentes.
Sendo assim, se puderem, vão em outras padarias.
Fogão a Lenha Restaurante e Pizzaria
Nossa tentativa frustrada seguinte foi numa pizzaria. O recheio não era, digamos, cheio e a borda da pizza era um pouco maior do que esperávamos.
Bom, para ser sincero, já esperávamos que a pizza não nos agradaria, mesmo porque era a segunda opção já que a primeira estava fechada.
Como resultado, e como as pessoas tem sugerido por aí, prefira os restaurantes locais mas, mais especificamente, os de comidas regionais.
Saiba mais sobre o que fizemos em Palmas.