Marau - por do sol na Ponta do muta
Bahia,Brasil

Barra Grande na Península de Maraú

Barra Grande fica na Península de Maraú e pertence ao distrito de Maraú, no litoral sul da Bahia. Entretanto, graças ao acesso restrito, o lugar conserva um clima rústico e pacato, com as estradas de areia ou terra, sendo de terra inclusive a parte da rodovia federal.

O mais importante é que recomendamos ficar na região de Barra Grande pois é lá de onde saem os passeios e que tem os hotéis, pousadas e hostels e tem um centrinho super agradável para passear a noite.

Como chegar em Barra Grande

Primeiramente, nós fomos de avião até Ilhéus e lá alugamos um carro para ir até Marau e depois Itacaré. Nós fizemos essa escolha porque preferimos ir para a cidade mais longe primeiro, para ficar mais fácil a volta.

Como fomos para Maraú, optamos por um carro 4×4, porque já sabíamos brevemente que as estradas seriam de terra e como tem o risco de chuva, poderíamos ficar atolados.

A fim de ir de Ilhéus para Barra Grande, o caminho indicado pelo Google Maps é de 127 km e a viagem dura 2 horas 34 minutos. É preciso sair da cidade de Ilhéus até a rodovia BA-001. Após cerca de 80 km, numa rotatória, em seguida, é preciso sair para a BR-030, que é uma estrada de terra e esburacada. Não temos a quilometragem exata das entradas mas há muitas indicações das placas, durante o percurso. Veja o caminho de Ilhéus até Barra Grande no Google Maps.

Durante a viagem, passamos no Mirante na Serra Grande que é legal para tirar a foto da região e tem uma loja de empadas que tem a fama de serem uma delicia, bem na beira da estrada.

Mirante Serra Grande na estrada em direção a Barra Grande
Mirante Serra Grande

Onde Ficar em Barra Grande

Ficamos no Taipabas Hotel e gostamos de quase tudo, desde a localização a 200 metros não apenas do centro como também da praia, do quarto que está bem espaçoso e o banheiro um tamanho bom. Só o chuveiro que deixou a desejar, pois ele era ora quente ora frio, de difícil controle da temperatura.

O hotel tem piscina que estava sempre limpa e funcionando assim como na recepção, que sempre tinha alguém pronto para atender.

O café da manhã tinha várias opções e tudo que serviram estava gostoso e, certamente, ficamos muito satisfeitos. Diariamente, durante a refeição, havia duas opções de sucos e, só para exemplificar, bebemos sucos naturais de abacaxi, mix de frutas, cacau e graviola.

Além disso, sobre o café da manhã, era preciso escolher uma faixa de horário com a finalidade de diminuir a quantidade de pessoas aglomeradas. Nós sempre optamos pela primeira faixa, das 7:30 as 8:20 pois dessa forma, conseguíamos sair bem cedo para correr, voltar, tomar uma ducha e comer.

barra grande - hotel taipabas
Entrada do Hotel Taipabas, em Barra Grande.
barra grande - hotel taipabas - piscina
Piscina do Hotel Taipabas, em Barra Grande.
barra grande - hotel taipabas - café da manhã
barra grande – hotel taipabas – café da manhã

O que fazer em Barra Grande

Vou escrever o que fazemos durante o dia que ficamos pois eu acho mais fácil de fazer as divisões e isso facilitará o entendimento da região.

Por do Sol no Ponta do Mutá + Jantar na gastronomia da Rô

Por do sol na Ponta do Mutá

Chegamos no final da tarde então fomos direto ver o por do sol na região que é uma super indicação. O local é lindo e fica na frente do Rio Orojo.

O por do sol foi lindo e você pode ficar em algum dos restaurantes na orla para passar o dia é só esperar o por do sol. Como chegamos uma hora antes, assistimos da areia e enquanto entrávamos no mar já que a água estava quentinha.

Se você estiver hospedado no centro de Barra Grande é só caminhar 1,5 km para chegar mas se você for de carro, tem o estacionamento que custa R$20,00.

Por do sol na Ponta do Mutá Barra Grande
Por do sol na Ponta do Mutá

Jantar na Rô Gastronomia

Jantamos no restaurante que fica em frente ao Rio Carapintangui. O local é lindo e super charmoso, mas achamos que vale mais a pena ir à tarde, porque a noite a paisagem não fica tão bonita e o restaurante estava quase fechando.

Achamos o valor também um pouco abusivo do prato, mas a qualidade é ok. Pedimos filet mignon com batatas crocantes para duas pessoas, mas o Andrey não gostou do molho. A dona é muito simpática e vale a pena pelo menos passar para conhecer o local.

Rô Gastronomia, em Barra Grande
Rô Gastronomia
Rio Carapintangui, em Barra Grande
Rio Carapintangui
disposição das mesas no Ro gastronomia, em Barra Grande
O restaurante
Prato principal na Ro gastronomia, em Barra Grande
Filet Mignon com batatas crocantes

Lagoa Azul + Praia do Cassange + Rota das Bromélias + Farol de Taipu + Praia de Taipu de Fora

Fomos nessa primeira parte da viagem por indicação de uma mulher de uma agência de barco e no final o local valeu super a pena.

Lagoa Azul

Local bonito para bater uma foto e a água é bem quente, mas não ficamos muito tempo. O farol fica de vista no fundo.

Lagoa Azul na peninsula de marau, em Barra Grande

Praia do Cassange

Adoramos a praia que é bem vazia e ficamos em um local chamado Cabana do João que é um quiosque bem legal para passar o dia, ótimo atendimento, comida boa e com um preço justo.

Pedimos de almoço strogonoff de camarão, que vem com acompanhamentos de arroz e batata, mas essa ultima estava em falta e eles trocaram por mandioca frita e tudo estava delicioso. De sobremesa pedimos cocada de cacau e veio em um pote generoso, e estava muito boa.

A única coisa que é preciso informar é que, se você gosta de entrar no mar calmo, saiba que as ondas são bem fortes e talvez seja melhor você escolher outra praia.

Antes de chegar na praia, existe a Lagoa do Cassange que possui uma estrutura legal se você quiser passar o dia, mas optamos pela praia mesmo.

Fomos embora após o almoço para poder conhecer o Farol de Taipu e as Piscinas Naturais de Taipu de Fora.

Praia do Cassange na peninsula de marau, em Barra Grande
sobremesa na cabana do João, na Praia do Cassange
Cocada de Cacau

Rota das Bromélias

Para chegar de um local até outro você passa por essa rota que ficou conhecida por esse nome por ter bromélias maiores que as habituais, sendo bem diferentes.

Rota das Bromélias, na Península de Maraú
Bromélias

Farol de Taipu

Pode entrar de carro, a estrada está bem esburacada e é de terra com muita areia, então indicamos estar com um carro 4×4 e ir até lá em cima com o mesmo, o que recomendamos, porque a areia é muito quente para ir a pé.

A vista em torno do farol é linda valendo muito a pena dar a volta no farol para ver as praias.

O acesso para o Farol é pela BR-030 e é preciso ficar bem atendo pois, vindo de Barra Grande, há uma placa indicando na direção da Praia de Cassange e por lá só se avista o farol de longe, mas sem poder acessá-lo. Ao menos, nós não encontramos o caminho pelas indicações das placas.

Farol de Taipu, próximo a Barra Grande
Farol de Itaipu

Taipu de Fora

Taipu de Fora é a praia onde estão as piscinas naturais mas que não gostamos muito porque não fomos na época certa. Em janeiro e fevereiro as condições climáticas são ideias porque, além de chover pouco, o sol é garantido mas é preciso também olhar a Tábua das Marés para ver o nível de água.

A maré baixa acontece na Lua cheia e Lua nova, portanto, marque sua viagem para quando a Lua estiver nesse fase. Você também pode consultar o calendário lunar para isso.

Nós não fizemos isso, portanto pegamos o mar muito cheio e não estava bonito e, além disso, a cor da água era muito escura. Nem um pouco parecido com as fotos que vimos, então não fotografamos para não desestimular as pessoas de irem.

Próximo as piscinas, tem uma boa estrutura para ficar na praia, com quiosques bonitos e confortáveis mas cheios de clientes, o que não é adequado nesses tempos de pandemia.

A noite, nós jantamos no centro da cidade, mas irei escrever sobre o centro de Maraú separado dos dias dos passeios.

Praia de Taipu de Fora, em Barra Grande, na Peninsula de Maraú
Taipu de Fora Entrada
Praia de Taipu de Fora, em Barra Grande, na Península de Maraú com seus coqueiros
Coqueiros

Passeio de Lancha

O passeio de lancha é muito legal e fizemos ele completo que passa pelas ilhas e vai até a cachoeira. A empresa que contratamos é a Península Tour e escolhemos ela, porque a dona que nos atendeu foi extremamente correta e prestativa.

Além disso, foi ela quem nos indicou o passeio que fizemos na manhã do segundo dia e que como já escrevemos valeu super a pena.

O passeio era para iniciar as 10 horas da manhã, mas atrasou em cerca de 30 min. Para chegar até a cachoeira, que é longe, demora cerca de 45 minutos não apenas para ir como também para voltar de lá.

A pandemia mudou algumas coisas e, só para ilustrar, antigamente eram permitidas até 15 pessoas no barco e, atualmente, está limitado a 12 passageiros. No nosso foram 10 pessoas e assim tivemos muito esperado entre as pessoas e foi ótimo para curtir. R$150,00 por pessoa.

Ilha da Pedra Furada

Foi nossa primeira parada do dia, assim que você chega, os responsáveis pela ilha cobram R$5,00 que é pelo tempo que você fica na ilha para tirar as fotos. Ficamos 40 minutos na ilha.

Você passa por uma porta até chegar à pedra aí você irá sair na Gruta da Vagina. Sei que parece um nome estranho, mas é isso mesmo que você leu.

Atravessando a fenda, você irá chegar na Pedra Furada, onde existem dois furos no local, uma maior e outra menor.

Porta de entrada na pedra furada
Porta para a entrada da Pedra
Gruta da Vagina na Pedra Furada
Saída pela gruta da Vagina
Pedra Furada na Baía de Camumu
Pedra Furada
segunda pedra na Ilha da Pedra Furada, na Baía de Camumu
Segunda Pedra

Ponta da Ilha Grande

Essa só vimos por fora, somente para foto, mas ela possui 800 habitantes e, conforme nos foi dito, tem posto de saúde e ginásio poliesportivo.

Ponta da Ilha grande, na Baía de Camumu
Ilha Grande

Ilha do Goió

A única ilha que pudemos ir efetivamente e entrar na água, o local é lindo com a água transparente e com vários peixes e possui uma estrutura com restaurante podendo pedir comida e bebida, mas sem ser o ponto de almoço.

Tem três tipos de balanço na água sendo divertido para tirar fotos e fazer vídeos. Permanência de 45 minutos na ilha.

Ilha do Goió, na Baía de Camumu
Ilha do Goió
Restaurante na Ilha do Goió, na Baía de Camumu
Restaurante da Ilha do Goió

Cidade de Maraú

Outro lugar que fomos somente de passagem e tiramos foto pelo barco. A cidade de Maraú não é onde você vai se hospedar para fazer os passeios e sim em Barra Grande.

cidade de Maraú só vimos pelo barco

Cachoeira do Tremembé

O ponto alto do passeio, primeiro que a Cachoeiras é linda e da para ficar um bom tempo nela, porque a mesma possui pontos de massagem, escorregador natural nas pedras e piscina natural.

A parte da Cachoeira tem que fazer com uns guias que ficam no local e cobram em média R$15,00 por pessoa para te ajudar a andar pela cachoeira que é super escorregadio.

E também tem a parte que eu achei a melhor que o marinheiro para a lancha na frente da cachoeira e você consegue se molhar e tirar fotos na mesma

Cachoeira do Tremembé, em Maraú mas não na península
Cachoeira do Tremembe vista de baixo
uma ótima experiencia para provar banho de cachoeira na lancha
Entrando na cachoeira
segunda parte da cachoeira do Tremembé
Segundo andar da Cachoeira

Ilha do Sapinho

Local onde almoçamos e que paramos na ida, logo no começo do passeio, a fim de de escolher o prato principal.

Mesmo tendo feito essa parada antes o prato deve ter demorado uns 45 minutos para ficar pronto e estávamos famintos de fome, porque já eram umas 15 horas, então a dica é levar lanche para comer ou pedir algo na Ilha do Goió.

Pedimos Lagosta que veio acompanhada de arroz, feijão e farofa. E estava muito gostosa. Valor de R$130,00 e serviu para três pessoas e entrada casquinha de siri.

Compramos sorvete de sobremesa, mas não tinha no restaurante, eu tive que ir até o mercado local comprar. E estava delicioso! Chamado Quyblito que era um similar ao Tablito. Valor: R$5,00 cada sorvete.

Restaurante na Ilha do Sapinho, na Baía de Camumu
barra grande - picolé quyblitto
barra grande – picolé quyblitto

Ilha do Campinho

Por fim, este é o local onde realizamos a última parada do passeio e ficamos 40 minutos.

Ilha do Campinho, na Baía de Camumu

Praia de Algodões

Antes de mais nada, saiba que nós adoramos a praia, por ser linda, limpa, com os coqueiros na orla e a aguá do mar quente e transparente. Valeu a pena demais passar a manhã tomando sol na praia. Logo após, nós pegamos o carro e seguimos em direção a Itacaré que é nossa próxima parada.

Escolhemos um quiosque ainda que super simples chamado Xycão mas onde estava tudo muito agradável e nossa sombra era uma árvore gigante.

Praia de Algodões - Península de Maraú
Praia de Algodões – Península de Maraú
Praia de Algodões - Quiosque do Xykão
Praia de Algodões – Quiosque do Xykão

Boulevard de Barra Grande

Boulevard da Barra

O centro comercial da cidade, onde se encontram as lojas, restaurantes, bares e vendas de passeios.

Os passeios são vendidos desde passeios de barco, lancha, catamarã e quadriciclo, local pequeno, mas com opções variadas sendo um local bem agradável e tudo em terra batida.

Vou escrever algumas dicas de lojas e locais.

Igreja de Barra Grande

Fundada em 1852, igreja dedicada a Santo Antônio.

Igreja de Barra Grande, na Península de Maraú

Finachita

Uma loja agradável e com produtos legais para levar alguma lembrança da região e cuja vendedora é extremamente agradável e, de fato, tudo está bem organizado.

Finachita loja de lembranças
Entrada Finachita
Produtos coloridos e bem feitos na peninsula de maraú
Produtos na loja

Barra d’cacau

Local que vende várias marcas de chocolates da região, sendo bem organizada também.

Barra d’cacau entrada loja de chocolate, em Barra Grande
Barra d’cacau entrada
produtos da loja de chocolate, em Barra Grande
Produtos
Chocolates da loja Barra d'Cacau, em Barra Grande
Chocolates

Onde comer em Maraú

Todos os restaurantes estão localizados no Boulevard e todos são ok.

Tio Sazo

Tio sazo restaurante em Barra grande Maraú

Fomos jantar pizza no segundo dia a noite e escolhemos esse restaurante. Agradável e comida ok. Tem um músico que fica tocando na praça onde se encontra o restaurante, portanto eles cobram o couvert artístico na conta, sem avisar, o que não é caro, fica em um valor de R$10,00 no final da conta.

De acordo com nossos padrões, nós pedimos pizza meia portuguesa e meia quatro queijos e estava ok. O Andrey tomou o chopp artesanal legal IPA BR que é local e, assim como a pizza, também estava ok.

Pizza do Tio Sazo
Pizza

Valor: R$113,00 pizza + couvert artístico+ dois chopes.

Vila Café

Assim que saímos do passeio fomos tomar um café com doce nesse restaurante que é muito agradável onde o Andrey pediu um café com pudim e eu um chá gelado.

Valor: R$20,00.

barra grande - vila café
barra grande – vila café

Marengo Restaurante

barra grande entrada do restaurante marengo

No nosso último dia em Marau, o governador aprovou uma lei que obriga os restaurantes na Bahia a fechar até as 18 horas e tínhamos acabado de voltar do passeio e estávamos sem fome, mas falaram que muitos funcionariam com delivery.

Esse foi o único restaurante que encontramos atendendo e, sendo assim, pedimos pelo telefone e fomos retirar a pizza no local. Pedimos a de sempre meia portuguesa e meia dois queijos, porque foi o máximo de queijos que tinha no cardápio.

Valor: R$67,00 somente a pizza.

barra grande - restaurante marengo pizza
barra grande – restaurante marengo pizza
barra grande - restaurante marengo
barra grande – restaurante marengo

Outra dica em Barra Grande

Farol da Ponta do Mutá

Localizado a 2 km do centro localizado na praia, onde a princípio existia um antigo forte português e entrada para a baía Camamu.

Farol da Ponta do Mutá, em Barra Grande, no extremo norte da Península de Maraú

Saiba mais sobre nossa viagem em Fazenda de Cacau em Ilhéus.

Você também pode gostar...