historia da colonia witmarsum
Brasil,Paraná

O que fazer na Colônia Witmarsum

Colônia Witmarsum fica na cidade de Palmeira, a 60 km de distância de Curitiba. A comunidade possui 1.500 habitantes e você se sente nas pequenas cidades da Alemanha. Isso porque a arquitetura, a gastronomia e os costumes da colônia possuem traços germânicos, que é uma herança de imigrantes que vieram nos anos 30. É ótimo para quem quer desconectar e curtir a natureza.

A cidade é basicamente a Avenida Ernesto Geisel, e ao longo dos seus 12 km você irá passear de carro para conhecer a cidade e as atrações, mas a maioria fica distante uma da outra. O centro é bem pequeno e por esse motivo é muito fácil fazer um bate e volta da cidade de Curitiba.

A principal atração é a gastronomia de especialidade alemã principalmente o joelho de porco e em todos os cafés e restaurantes, você encontrará produtos coloniais: como queijos, geleias, linguiça defumada, bolachas pintadas, pães caseiros, vinhos, cervejas artesanais, entre outros.

Adoramos a cidade e esperamos que você goste das dicas.

História de Witmarsum

A cidade foi fundada por imigrantes menonitas que é um grupo de denominações cristãs que descende diretamente do movimento anabatista que surgiu na Europa no século XVI.

Os imigrantes vieram da antiga região conhecida como Frísia, onde é hoje a Holanda e a Alemanh, pois fugiam do regime comunista, e foram para Santa Catarina, na cidade de Witmarsum, em 1930. Mas somente em 1951 eles emigraram para o município de Palmeira no Paraná e compraram o que hoje é a conhecida “Colônia Witmarsum”.

Esse movimento de emigração ocorreu após a compra da Fazenda Cancela com um financiamento conseguido junto aos menonitas da América do Norte. A fazendo possui cinco núcleos de povoamento, denominados aldeias e numerados de 1 a 5 e, dessa forma, dispostos em torno de um centro administrativo comercial e social situado na sede da antiga Fazenda Cancela.

Sua base econômica é a agropecuária e pecuária leiteira mas também há criação de frangos e porcos para o abate e plantações de soja e milho.

Como ir para Colonia Witmarsun de Curitiba

De Curitiba pegar a BR-277, que está toda asfaltada e em boas condições, no sentido para Ponta Grossa. Depois do pedágio, que estava desativado quando passamos pois aguarda nova concessão, seguir até a Polícia Rodoviária e entrar à direita em direção à cidade de Palmeira.

Em seguida, passar por cima do viaduto Recanto dos Papagaios e seguir as indicações das placas para a Colônia Witmarsum.

O que fazer em Witmarsun

Existem vários restaurantes na cidade principalmente vendendo café colonial, porém nós preferimos ir almoçar e comer joelho de porco. Mas também vamos escrever sobre os cafés e sobremesas no local.

Bierwit Restaurante e Choperia

bierwit restaurante e cervejaria em colonia de witmarsum
Bierwit Restaurante e Choperia

Gostamos muito do restaurante mas é preciso fazer a reserva pelo site, que abre na mesma semana. Oferece variedade em cervejas nacionais e importadas, carnes e pratos típicos da culinária alemã em um espaço amplo e descontraído.

O restaurante conta com uma área externa e interna. Não possui playground mas as crianças se divertem com os pneus de caminhão de que tem no jardim.

Pedimos o prato Bierwit pois fomos para lá a fim de provar a iguaria, ou seja, o joelho de porco assado na pururuca. Além disso, pedimos schinitzel, porção de bratwurst, chucrute, purê de batatas, repolho roxo agridoce e purê de maça que é simplesmente espetacular (R$120,00 e serve duas pessoas).

Existem várias opções de sobremesa, mas acabamos pedindo em outro lugar, porque eu queria provar o toffee square.

bierwit restaurante e choperia
Prato Bierwit

Cervejaria Usinamalte

Foi a primeira cervejaria da Colônia Witmarsum e para quem tem criança pequena e gosta de uma boa cerveja, com toda a certeza, esse é o seu local, porque eles servem almoço com o tradicional joelho de porco. Além disso, dá para provar as diversas cervejas que são muito gostosas.

Para as crianças, há um playground, uma mini-fazendinha com diversos animais e, por fim, um gramado gigante para as elas correrem para todo lado.

Paramos lá no final de tarde para provar a cerveja e aproveitar o lugar que é lindo, mas pode colocar na sua lista até para passar o dia no local. Lembrando que se for beber muito chame outra pessoa para dirigir.

Cervejaria Usinamalte na colonia de witmarsum
Cervejaria Usinamalte

Edit’s Kaffee Hof

Edit’s Kaffee Hof na colonia de witmarsum
Edit’s Kaffee Hof

Fomos comer a sobremesa no Edit’s Kaffee Hof que oferece culinária europeia e brasileira com variedade de quitutes e sobremesas por kilo, em espaço familiar.

O local também possui playground e um grande campo para as crianças correrem no jardim.

Fomos para comer uma sobremesa especifica a chocolate de toffee square que é uma barrinha de aveia com leite condensado e muito chocolate e vale muito a pena, porque ela é deliciosa!

toffee square Edit’s Kaffee Hof
Toffee square

Confeitaria Kliewer

A Confeitaria Kliewer é um dos lugares mais populares na Colônia Witmarsum e está sempre cheia. Possui mesas de madeira enormes e compartilhadas por várias pessoas.

No café colonial, não deixe de provar a torta de queijo e a cuca de uva e, falando um pouco mais sobre o local, é de fato uma das cafeterias mais bonitas da região

Confeitaria Kliewer na colonia de witmarsum
Confeitaria Kliewer

Loja Toll

Loja Toll Colônia de Witmarsum
Loja Toll

Dê uma passadinha na Toll com peças de madeira, como quebra nozes, relógios cuco originais, decorações de portas e entre outros. A maioria dos produtos são importados da região da Floresta Negra, na Alemanha.

Algumas peças de artesanato são de Christian Ulbricht. Que possui peças feitas em madeira com pintura precisa. Observação não são peças baratas, mas vale a pena pelo menos ir olhar o trabalho.

lembrancas Loja Toll e seus bonecos e madeira
Peças de madeira

Heimat Museum

O Heimat Museum é um museu que possui objetos, roupas, fotos e diversos outros itens, por exemplo rádios antigos até caixas registradoras dos fundadores da Colônia.

Tem até um historiador que é responsável pelo museu que conta história do lugar que é o Senhor Egon mas, se ele não estiver, o seu filho Ricardo faz as honras.

Horário de Funcionamento: sábado e domingo das 14h às 17h.

Museu de História Witmarsum
Museu de História Witmarsum

Centro De Informações Turísticas Da Colonia Witmarsum

centro de informaçoes turisticas de witmarsum
Centro de Informações Turísticas

O Centro de Informações Turísticas fica em frente ao grande supermercado da cooperativa ao lado de onde ocorre a feira do produtor aos sábados de manhã.

No centro, há um mapa ilustrado com os atrativos da região e, além disso, ainda vendem produtos da região como chocolate, queijos, geleias e lembranças da cidade.

Horário de Funcionamento: todos os dias, 8h às 18h

centro de informacoes turiticas e seus produtos
Produtos

Igreja em Witmarsum

Aos domingos, é possível acompanhar o culto menonita totalmente em alemão que inicia às 9h30. Há placas na rua principal de acesso à colônia indicando onde fica a igreja mas ela é bem fácil de ser encontrada.

Igreja em Witmarsum
Igreja em Witmarsum

Atrações para Crianças na Colônia Witmarsum

Witmarzoo

O local funciona como uma mini fazenda e um zoológico de pets. Eles possuem galinhas, coelhos, cavalos, mini pôneis e outros animais e, portanto, é muito legal para quem tem criança pequena.

Ponyland

A Ponyland fica no final da rua principal, virando à esquerda (à direita volta para a rodovia). O lugar tem uma grande área com lago, vista incrível, campinho de futebol, cavalos e vários pôneis. Com toda a certeza, é ótimo para a crianças terem um dia diferente e divertido.

Leia mais dicas do que fazer em Curitiba.

Você também pode gostar...

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.