eckoa park
Brasil,Paraná

Ekôa Park, parque no final da Serra da Graciosa

Quase no final da descida Estrada da Graciosa, fica o Ekoa Park (site e instagram) que, no tupi-guarani, significa morada. É um parque no meio da natureza onde você pode passar o dia com sua família e amigos, pois há diversão para todos.

Com uma área de 238 hectares, mas que possui 6 km de trilha com muitas opções de lazer, como trilhas, tirolesa, parquinho, andar em uma bola inflável, além de um restaurante. Se você estiver cansado, tem até um redário, para recuperar as energias. Há diversos bebedouros de água potável distribuídos pelo parque.

Logo na entrada, já chama atenção pelo trabalho entalhado em madeira para mostrar o nome do parque, esse trabalho também é visto dentro do local.

ekoa park entrada
Entrada do parque

Logo ao entrar e validar seu ingresso que pode ser comprado pela internet, há uma loja que vende lembranças como camisetas, bichos de pelúcia, entre outros produtos do local. Aproveite para usar o banheiro no local também. Logo em seguida, um instrutor orienta sobre o seu caminho pelo parque, indicando as trilhas, roteiro e atrações.

ekoa park produtos
Produtos do parque

A primeira parada é numa sala de projeção de 180º onde, com um vídeo de cerca de 5 minutos, você viaja no tempo para entender um pouco da história de Morretes e do parque.

Trilhas no Ekôa Park

Na sequência, após passar pelo Corredor dos Sentidos, você chegará numa estradinha principal que é onde iniciam e terminam três trilhas, a Trilha do Peabiru, a Trilha da Mata e Trilha das Aves. As três são de nível fácil, mas a primeira tem um trechinho de uns 4 ou 5 metros com pedrinhas que podem atrapalhar caso esteja com sapato adequado. Todas as trilhas são opcionais.

A primeira é a Trilha do Peabiru, com 1190 metros, conta a história de Aleixo, um desbravador português e sua saga pelo Peabiru. Caso não conheça, era o caminho utilizado durante o século XVI para atravessar a América do Sul, do Brasil até o Peru. Há diversas placas e desenhos contando sobre essa empreitada.

Trilha do Peabiru
Trilha do Peabiru

A segunda é a Trilha da Mata, com 553 metros e que traz curiosidades sobre a natureza. É nesta trilha onde ficam os belos anéis gigantes feitos com raízes, entre outras curiosidades que aguçam os sentidos como sons, cheiros e imagens.

Trilha da Mata
Trilha da Mata

E a terceira e ultima trilha é a Trilha das Aves com 925 metros que possui uma Plataforma de Observação no final, com cerca de 15 metros de altura. Mas, honestamente, não dá para observar muitas coisas, pois as árvores ao redor são mais altas e no dia que fomos estava chovendo então nos escutávamos os pássaros, mas não conseguimos ver nenhum.

mirante na trilha das aves
Mirante na Trilha das Aves

Logo após terminar as três trilhas e voltar a estradinha principal, você passará por diversas esculturas. A que mais gostamos foi o de uma árvore que parece estar correndo e por isso ela é a foto de capa do nosso post, mas existem outras também muito interessantes.

Estátuas Ekôa Park
Estátuas Ekôa Park

Áreas de Lazer

Logo após esse passeio, chegamos a uma grande área com restaurante, playground, além das atrações mais radicais, como a tirolesa, bolha humana e arvorismo. Algumas dessas atrações são pagas a parte, portanto, consulte no site deles.

bola inflável utilizada para criancas
Bolha humana

Existem outras que não são pagas como por exemplo amarelinha, slack-line, parquinho para criança, área de descanso.

O restaurante é lindo e oferece almoço e lanches tanto self-service quanto a la carte, mas como íamos almoçar em Antonina, somente bebemos uma água e um café e continuamos nosso passeio.

restaurante eckoa park
Restaurante

No último trecho do nosso passeio, fomos até o local do Voo de Balão, ao lado do Centro de Eventos. Só que o passeio de balão fica disponível duas vezes ao mês, aos sábados e, claro, está sujeito as condições climáticas e agendamento prévio pelo site. Nós não fizemos mas sabemos que é possível descer de rapel.

As visitas do Ekôa Park, no formato de day-use, devem ser agendadas, de sexta a domingo, das 9h às 17h. São aceitos 150 visitantes por dia, com o intuito de manter o local preservado.

Bonito, bem cuidado e com muito espaço, com toda a certeza, é um ótimo local para se isolar um pouquinho da cidade e ficar perto da natureza. Portanto, temos certeza que você vai adorar o parque.

Depois de ir para lá, que tal visitar Antonina ou Morretes?

Você também pode gostar...

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.