Sempre que vamos para Passa Quatro MG, damos dicas de algo novo na montanha mas, dessa vez, vamos falar sobre as cachoeiras na região.
Existem diversas cachoeiras espalhadas por toda a cidade e recomendamos dividir o passeio em dois dias, as distâncias, com o intuito de conhecer tudo.
Como ja escrevemos a cidade faz parte do circuito das Terras Altas da Mantiqueira e do Caminho Velho da Estrada Real, portanto acaba sendo uma região onde o turismo vem crescendo e assim melhorando a quantidade de restaurantes e lojas na cidade, também considerada uma estância natural pelas suas fontes de água.
Passa Quatro pertence à microrregião de São Lourenço, sendo a primeira cidade divisa Cruzeiro (São Paulo), próxima a Penedo (Rio de Janeiro) e, por fim, tem as montanhas da Serra da Mantiqueira. Para quem curte trilhas, a cidade mineira mais próxima é Itamonte que também é, com toda a certeza, sensacional para explorar montanhas.
Cachoeira do Andorinhão
A Cachoeira do Andorinhão fica em uma propriedade particular, a trilha está bem cuidada, razoavelmente batida e demarcada pela passagem de pessoas, mas não é sinalizada e são 700 metros até chegar a cachoeira e dependendo de onde você deixar o carro, mas a chuva pode deixar o local bem escorregadio.
O lugar é lindo demais pois a queda d’água forma uma piscina natural com uma água verde cristalina, com uma gruta ao redor. Esta foi certamente a cachoeira mais bonita que visitamos em Passa Quatro MG.
Além disso, no mesmo caminho, em uma entrada, existe um pocinho que é bonito também e vale a pena parar para conhecer, porém sem nome.
Na mesma propriedade, ainda existe uma terceira cachoeira que fica atrás da casa chamado de Poço Esmeralda, ainda que com uma pequena queda d’água.
Esta queda forma uma piscina esverdeada e, com toda a certeza, muito linda.
Todas as cachoeiras têm águas bem geladas, ou seja, são refrescantes no calor. Valor por pessoa R$10,00.
Cachoeira Encruza
Localizado no Rancho do Zé, cuja indicação para comer truta, embora tenhamos almoçado em outro lugar, sendo a entrada para as cachoeiras e um poço bom para quem tiver criança.
A linda queda d`água e o grande lago de águas verdes e, com toda a certeza, bem geladas, resultam do encontro do Rio Verde, que tem a maior queda, com um braço do Rio Paiolinho. A trilha é curta e fácil de chegar.
O Poço da Marina fica ao lado do Rancho, com pequenas quedas d’águas rodeadas por pedras que, dessa forma, formam uma piscina rasa.
Cachoeira de Iporã na FLONA
Localizada dentro da Floresta Nacional (FLONA) de Passa Quatro conhecida como Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade.
Criado na década de 40 através do antigo Instituto Nacional do Pinho (INP), possui uma área que abrange 3,5 milhões de m², inseridos no Domínio da Mata Atlântica. Integra não apenas o Corredor Ecológico da Serra da Mantiqueira como também o Mosaico de Unidades de Conservação da Serra da Mantiqueira.
O principal atrativo é a cachoeira de Iporã, onde é possível curtir um delicioso banho e revigorar as energias, mas quando fomos a água estava muito fria. O parque também encanta pela beleza de seu paisagismo, organização e limpeza dos espaços destinados à visitação pública.
Com locais para pic-nic, meditação, fazer trilha, descansar e rezar.
Cachoeira da Gomeira
A Cachoeira da Gomeira é conhecida pelos moradores locais como Cachoeira do Saint Clair e é uma das cachoeiras em Passa Quatro MG mais conhecida. É formada por várias quedas, a maior delas com 40 metros. Suas águas tocaram as turbinas da primeira usina hidroelétrica de Passa Quatro, uma das primeiras do Brasil, em 1911, que hoje esta desativada.
Localizada no Bairro Fazenda Velha, na saída de Passa Quatro-MG em direção para Cruzeiro – SP, no bairro Pinheirinhos. Possui diversas placas até a entrada e quando estiver na propriedade, passe por uma ponte de madeira e seguir pela trilha aí já é possível avistar a cachoeira e ir andando em direção a ela.
O caminho não tem placas e é mal sinalizado, caminhada de 1,2 km ida e volta. Não cobra taxa de entrada. Aberto sempre, mas não indicamos ir no escuro pela dificuldade de encontrar a cachoeira.
Cachoeira e Poço do Quilombo
O Rio do Quilombo é um dos afluentes do Rio Passa Quatro. Possui dois poços com queda pequena que valem a pena conhecer, o poço ideal para banhos. Trilha íngreme e nenhuma sinalização com obstáculos até sua chegada, o que dificulta o acesso ao atrativo. Não cobra taxa de entrada. Aberto sempre, mas não indicamos ir no escuro pelo risco de animais peçonhentos.
Poço do Manacá
Com entrada pela estrada, após atravessar a linha do trem a esquerda você encontrará a trilha de fácil acesso com uma queda de 3 metros, com poço fundo para nadar.
Saiba mais sobre a nossas viagem em Onde Comer em Passa Quatro.
[…] Fonte: A bela e o bigode […]
[…] Cachoeiras em Passa Quatro MG […]