Com o lema “não é só correr” o La Misión no Brasil (instagram), a prova tem origem na Argentina, já é uma das queridinhas e mais procuradas do trail e, além disso, foi a sexta edição em 2019 que participamos que teve mais inscritos.
Possui quatro distâncias diferentes 15 (Curta), 35 (média),50 (longa- short mision) e 80 km (ultra-half mision) com variados pontos de corte para chegar o final da prova. O percurso mais longo tem o limite de 26 horas para os 80 km mas algumas pessoas chegam depois disso.
Somente os 80 km passam pela Pedra da Mina que é o quarto pico mais alto do Brasil. Entretanto, na edição de 2019, o percurso dos 50 km também passou pela Serra Fina. As outras correm em volta das montanhas da Serra da Mantiqueira.
O organizador da prova chama Paulo Lamin e com toda a certeza ele é muito presente nas provas de trail e aparece em vários eventos para divulgar o Lá Misión.
A prova acontece na cidade de Passa Quatro Minas Gerais. A largada acontece no centro da cidade, com horários diferentes dependendo das distâncias, e é certamente lindo de ver o mar de gente saindo.
A prova possui vários pontos de controles para você comer, tomar Guaranita (guaraná da região), coca-cola, dependendo do quilômetro tem comida mesmo para quem faz as provas maiores com sopa, e funcionando também como pontos de corte.
Lembrando que na chegada quem finaliza a prova ganha a medalha e mais um item de coleção. No nosso ano, por exemplo, quem terminou ganhou um fleece com a quilometragem e uma cerveja personalizada.
Nossa experiência no La Misión
Eu fui para a prova mais curta de 15 km e o Andrey se inscreveu para os 80 km. Eu tinha me machucado uma semana antes a panturrilha com lesão muscular bilateral em um treino perto de casa.
Mesmo assim fiz o trajeto pela Flona e cheguei um minuto atrás da medalhista da categoria, não afrouxei só senti um pouco de dor e tive que diminuir, mas tentei com tudo que eu podia.
O Andrey não se sentiu bem no início da prova e após isso como era a primeira prova mais longa dele ele não sabia como ia se sentir em relação a roupa e comida.
E ele acabou desistindo por causa da roupa que ele sentiu que estava muito molhada e não tinha outra troca para continuar, desistindo no 44 km.
Foi uma prova muito importante para a gente, porque fiquei o tempo todo esperando ele no ponto de controle que ele iria parar. Fiquei das 19:30 até 01:00 da manhã sentada na fogueira esperando ele chegar.
E após isso ele me pediu em namoro quando estávamos voltando para São Paulo. Portanto, Passa Quatro para nós tem todo um carinho especial pela cidade, pois fizemos nela a nossa primeira viagem também.
E não esquecendo da vibração do meu time JVM no final da corrida e toda energia positiva que tem nas provas.
Faça do download do gpx do percurso de 80km do La Mision.
Leia mais sobre a Serra Fina em Meia travessia Serra Fina
[…] La Misión Brasil […]