Pôr do Sol na Meia Travessia da Serra Fina
Brasil,Minas Gerais,Passa Quatro

Meia Travessia Serra Fina trilha sensacional

A Meia Travessia da Serra Fina, de cerca de 21 quilômetros, e é, com toda a certeza, um percurso alternativo e tão belo quanto a travessia completa. Mas não pense que, por ser mais curto, é mais fácil, pois em ambos a saída é da Toca do Lobo e você sobe, sobe e sobe até a Pedra da Mina, acumulando neste trecho quase 2000 metros de desnível vertical para cima.

Fizemos a meia travessia em um final de semana e é muito cansativo fazer dessa maneira, porque a maioria das pessoas fazem em quatro dias e vão parando para descansar.

A Travessia da Serra Fina, está localizada entre as cidades de Passa Quatro e Itamonte na Serra da Mantiqueira na divisa de Minas Gerais com São Paulo. Percorre as mais altas montanhas da Serra da Mantiqueira para quem curte altitude, muita natureza e visuais maravilhosos.

Afinal como o Andrey estava treinando para os 80 km do La Mission, resolvemos passar mais um final de semana em Passa Quatro – MG.

Como chegar em Passa Quatro

Como chegar de São Paulo:
• Dutra, até a entrada de Cruzeiro, depois SP-052 (Dr Avelino Júnior) até Passa Quatro – https://goo.gl/maps/JcfZmeS4NzUsdukm8
• Ayrton Senna + Carvalho Pinto + Dutra – https://goo.gl/maps/geipiDQhcFkR9Aey5

Vantagens e desvantagens:
Dutra (244 km e 3 h55m) -menos pistas, mais caminhões e menos pedágios.
Ayrton Senna (252 km e 3h36m) – mais pistas, menos caminhões e mais pedágios) sendo o tempo e distâncias parecidos.

Escolhemos:
Dutra e realizamos a viagem em 4 hs e 30 min, assim contando trânsito e uma parada.

Onde se Hospedar em Passa Quatro

O Hostel Inti Raymi conhecido como Casa de Pedra é uma ótima opção primeiro porque o dono do local o Charles é muito simpático e pode ajudar levando e buscando as pessoas nos locais.

Por mais que seja um Hostel também tem quatro privativo e aí pode escolher o jeito que ficar mais confortável.

E o Charles ainda faz comidas deliciosas e nem precisa sair do local para ir comer, pois e ele faz tudo na hora que você chega e para quem pratica corrida de montanha sabe o acalento que da uma comida e roupa quente após um dia de atividade.

E possui uma vista para o nascer e por do sol totalmente privilegiada.

Só fica ruim a parte de subir até o Hostel, porque o caminho é de terra e bem acidentado.

Meia Travessia Serra Fina: trilha

• Pedra da Mina é a quarta maior montanha do Brasil, com 2798 m de altitude
  • Trilha Difícil.
  • Fizemos a meia travessia
  • Distância: 24 km e fizemos em 11 hs.
  • Sempre com Guia, a principio existem vários guias locais para correr, andar ou acampar.
  • Caminho: Toca do Lobo – Capim Amarelo – Pedra da Mina – Paiolhinho – Bosque
  • Paiolinho ou em outras palavras o trecho mais difícil 3 km sendo 1 km por hora..
  • Dois livros de cume: Capim Amarelo e Pedra da Mina.
  • Estacionamento e parque grátis.

Primeiramente, o Andrey saiu mais cedo fez um treino maior com os guias da cidade, saindo da Casa de Pedra. O Charles me conduziu à Toca do Lobo, mas não usei o meu carro dessa vez, para não perder o pneu. Não se engane pela quilometragem, pois são muita subidas e descidas.

As pessoas normalmente demoram o final de semana fazendo a meia travessia, então levam mochilas e acampam nas montanhas! Nos amamos a montanha, mas preferimos uma cama confortável e um bom banho!

Lembrete

Na montanha cai muito a temperatura, preocupe-se com roupas térmicas e sacos de dormir e levar o cobertor de emergência, que é uma manta térmica, pois você pode ter hipotermia, além que ser um item obrigatório, no kit de emergência.

Andrey subindo as pedras na Serra Fina
Pedras íngremes na subida para Pedra da Mina

A primeira parte foi igual até o Capim Amarelo , lá me encontrei com o Andrey treinando e dali subimos, mas não assinei o livro. Comemos no topo e assim que acabamos seguimos viagem até a Pedra da Mina.

Pedra da Mina, o ponto alto da Meia Travessia da Serra Fina

A vista é linda, mas bate muitooo vento no cume e o caminho para chegar é bem duro, pois tem muita subida. Várias vezes pelo caminho, você acha que está no pico mais alto, mas não está, chamamos isso, de falso cume.

Carol assinando o livro do cume da Pedra da Mina
Livro do cume Pedra da Mina.
Totem na Pedra da Mina

Paiolinho

Um pouco antes de começar a descida, vimos o por do sol! Antes de mais nada, saiba que a descida têm pedras gigantescas e o lugar é conhecido também como ‘’Deus me Livre’’ e para mim fez todo sentido ter esse nome. Muitas pedras altas e lisas precisando sentar para descê-las!

Tomem muito cuidado nesse lugar e tentem chegar de dia! Chegamos lá à noite, o que prejudicou muito a nossa descida.

Por do sol durante a Meia Travessia Serra Fina

Bosque

Depois disso você entrará no bosque! Gente, assim que eu consegui correr mais uma vez vocês, não sabem o alívio que senti, ainda que falta-se quase 5 km até o estacionamento do carro de busca.

Quando chegamos no estacionamento o Charles estava nos esperando com Guaranita, que é um guaraná local. Acho que vocês têm que provar! Pois foi uma felicidade imensa e acabamos jantando na Casa de Pedra. Se combinar com o Charles, ele faz uma refeição no fogo a lenha com tudo orgânico e muito saborosa.

Atenção: o percurso, cujas informações estão abaixo, foi iniciado cerca de 8 km antes da Toca do Lobo.

Baixe o GPX do percurso da meia travessia.

Powered by Wikiloc

Meia Travessia Serra Fina: Recomendações

Caso vá acampar sair cedo, pois no horário que chegamos, estava quase tudo lotado de barraca. Lá há um livro do cume para assinar, fazendo o controle de quem passa por lá.

Você também pode gostar...