Pico do Pão de Açúcar vista Saco do Mamanguá
Brasil,Destaques,Paraty,Rio de Janeiro

Saco do Mamanguá em Paraty único Fiorde Brasileiro

O Saco do Mamanguá em Paraty é considerado o único fiorde no Brasil, mas vamos explicar o que um fiorde?!

O fiorde é uma grande entrada de mar cercada por altas montanhas rochosas. Paisagens assim são comuns nos países escandinavos como Dinamarca, Noruega e no Rio de Janeiro, como você pode ver.

Como chegar no saco do Mamanguá em Paraty

Localizado em Paraty Mirim, possui uma entrada para o mar com 8 km de extensão e 2 km de largura, de tal forma que nele há 33 praias e 8 comunidades caiçaras, sendo um refúgio na Mata Atlântica. Recomendamos subir até o topo do Pão de Açúcar com o intuito de ter a melhor vista do local.

Pico do Pão de Açúcar visto do barco do Saco do Mamanguá
Pico do Pão de Açúcar visto do barco

Para chegar no pico do Pão de Açúcar, a maneira mais fácil é ir de carro para Paraty Mirim até à igreja Nossa Senhora Da Conceição, num trajeto que dura cerca de 30 minutos desde a saída de Paraty e, logo depois, alugar uma lancha até o até o saco do Mamanguá, cuja viagem dura mais 17 minutos.

Igreja Nossa Senhora Da Conceição Paraty Mirim

O telefone do barqueiro para quem quiser entrar em contato é +55 24 99219-6925 e seu nome é Nivaldo. Pagamos R$250,00 pelo passeio para nós dois.

Assim que você chega na ilha tem que combinar o horário que o mesmo irá pegar vocês na volta, colocamos duas horas porque fizemos rápido a subida, mas sinceramente vale a pena colocar umas 3 a 4 horas, porque o visual é simplesmente maravilhoso.

Sobre a trilha do Pão de Açúcar

  • Trilha de dificuldade média, porque é só subida, porém facil sinalização.
  • Distância: 3 km total.
  • Altimetria: 398 metros.
  • Altitude do pico: 400 m.
  • Tempo de trilha: 2 horas (ida e volta).
  • Custo: R$250,00 para o barqueiro.
  • Subida até o Pico do Pão de Açúcar: Gratuito.

A trilha é bem simples saindo da praia do Cruzeiro, que é a praia que o barqueiro te deixa, sendo bem sinalizada de dificuldade moderada, com 1,5 km até chegar ao topo, mas praticamente só subida bastante íngreme, com mata bem fechada e, portanto, o lugar é úmido pois não bate sol.

Placa sinalizando o início da trilha  em Paraty
Placa sinalizando o início da trilha

A vantagem de visitar o fiorde é que da para aproveitar suas belas praias de águas esverdeadas, mas como estamos falando que o oceano está entre montanhas, espere encontrar também uma vegetação vivíssima por todos os lados.

Achamos que o esforço a subida vale super a pena, mesmo tendo que dirigir até Paraty Mirim e pegar o barco, porque a vista do lugar é muito paradisíaca e o mar envolvendo as ilhas torna a vista imperdível.

Lugar espetacular em Paraty
Lugar espetacular
Pico do Pão de Açúcar vista panoramica Saco do Mamanguá
Pico do Pão de Açúcar vista panorâmica Saco do Mamanguá
Powered by Wikiloc

Saiba mais sobre a nossa viagem para Paraty e os alambiques que conhecemos.

Você também pode gostar...

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.