Brasil,Rio Grande do Sul

O que fazer em Igrejinha RS

Igrejinha fica a aproximadamente 83 km de Porto Alegre, localizado no Vale do Paranhana, no Roteiro “Caminhos do Rural Saudável” e entrou no nosso roteiro quando estávamos indo para Cambara do Sul conhecer os Canions. A cidade ficava no caminho e, além disso, nosso vôo chegou de manhã e passamos uma tarde e ai vão nossas dicas do que fazer em Igrejinha RS.

Sua colonização iniciou em 1824, pelos imigrantes alemães. No ano de 1847, Tristão Monteiro desbravou os caminhos desde o Vale do Rio dos Sinos para então instalar a recém fundada Fazenda do Mundo Novo. Depois, ainda no mesmo ano, fizeram o núcleo da Casa de Pedra.

Antigamente chamado de Santa Maria do Mundo Novo virou ponto de referência em razão da forte influência da igreja na região, com ensinamentos cristãos aos então chegados imigrantes.

A origem do nome é porque existia uma igreja evangélica, de madeira, em arquitetura enxaimel, que estava por ruir. Então, o povo teve que se unir, doando os recursos para construir um novo templo. Atendia aos colonos da região e referência para quem passava “Igrejinha”, servindo como local de descanso e era onde havia alimento farto para as tropas, no caminho para a capital pois era a única na região até 1874.

Como chegar em Igrejinha de Porto Alegre

De carro, você pode pegar duas vias a BR-116 e depois a RS-239 (93 km), trajeto com pedágio sendo a via mais rápida demorando em média 1 hora e 15 minutos ou a RS-020 (85,4 km), mas com uma diferença de 10 minutos a mais na segunda via, mesmo sendo mais curta.

Quando ir para Igrejinha

Dá para ir conhecer a cidade o ano todo, para pegar tempos abertos e sem chuva sempre pensar em ir no inverno e além disso aproveitar as cachoeiras no verão. Lembrando que a festa mais importante da cidade é a Oktoberfest, e ocorre essa festa em toda região, então em outubro achamos uma boa época.

O que fazer em Igrejinha RS

Cascata dos Italianos

Para estacionar o carro é ruim pois tem um recuo bem estreito na estrada. Após isso, é preciso descer 180 degraus com o intuito de chegar até a cachoeira que tem 20 metros de queda. A água fica represada formando uma piscina natural, com uma coloração esverdeada que, com toda a certeza, chama muita atenção. Esta é a primeira dica do que fazer em Igrejinha, no Rio Grande do Sul.

Cascata dos Italianos em Igrejinha
Cascata dos Italianos

Igreja Gabriel – IECLB em Igrejinha

A igreja foi construída em 1900 no mesmo local da antiga igrejinha de madeira que deu nome ao Município. Fica localizada na Rua Independência, bem no centro da cidade. O melhor horário para visitação é nos domingos pela manhã, quando há culto, porque devido a pandemia, a igreja permanece fechada em outros horários.

Igreja Gabriel - IECLB que deu origem ao nome de Igrejinha
Igreja Gabriel – IECLB

Localização: Rua Independência, 533.

Rua Coberta Ary Delmar Koppe

Rua Coberta em Igrejinha fica em frente à Prefeitura Municipal e ao lado da Praça Dona Luísa. Recebe decoração em vermelho, preto e dourado quando ocorre a Oktoberfest. No local, acontecem outros eventos e por exemplo quando, estávamos na cidade, era um de Dia das Crianças.

Rua Coberta Ary Delmar Koppe enfeitada para o Oktoberfest
Rua Coberta Ary Delmar Koppe

Localização:  Praça Dona Luiza – 648, Rua Osvaldo Cruz, 562.

Praça Dona Luiza

Local limpo, ótimo pra tomar chimarrão, e as pracinhas para as crianças, ao lado da Rua Coberta.

Praça Dona Luiza ao lado da rua coberta em Igrejinha
Praça Dona Luiza

Localização: Rua Osvaldo Cruz, 562.

Igreja Mãe Santissima

No Shopping Alles Blau (site)é um complexo de lojas com lugares conhecidos para comer como por exemplo Madero Container, Sushi Box, O Mágico das Pizzas, Pouso Novo, Chokoland. Bem ao lado, há um Hotel Ibis para você se hospedar e, além disso tudo, diversão com pedalinho, passeio de trem pelo complexo e playground.

“Alles Blau” é uma gíria da língua alemã que significa “tudo azul”, ou seja, “tudo bem” em português.

A Igreja chama atenção pela sua construção ser muito diferente, mas no entato é uma construção nova com 06 anos da construção, já o altar da Igreja veio de Bento Gonçalves e possui 131 anos.

Igreja Mãe Santissima que fica no shopping alles blue
Igreja Mãe Santissima

Localização: Rua Igrejinha 

Cervejaria Stier em Igrejinha

A Stier é uma cervejaria artesanal fundada por descendentes de alemães e apreciadores de uma boa mistura de água, malte, lúpulo e levedura.

Reconhecidos em diferentes premiações, como por exemplo a medalha de ouro com sua IPA no Concurso Brasileiro de Cervejas 2020.

Possui 8 tipos de cervejas diferentes sendo elas a Pilsen, Weiss, Red Ale, APA, IPA, Stout, Export e Altibier e, com toda a certeza, nós recomendamos aos cervejeiros.

Cervejaria Stier loja em Iggrejinha
Cervejaria Stier

Localização: Rua Paulo Ademir Kieling, 108.

Santinha Nossa Senhora do Equilibrio

Local religioso no caminho do Monte da Fé (Morro da Cruz) e do Morro Alto da Pedra (voo livre). Lá, existe uma imagem de Nossa Senhora do Equilíbrio em um altar, uma boca de água benta, além de banheiros.

Santinha Nossa Senhora do Equilibrio no caminho do parque Alto da Pedra
Santinha Nossa Senhora do Equilibrio

Parque Alto da Pedra em Igrejinha

O Parque Alto da Pedra (instagram), administrado pelo Clube Serra Grande de Voo Livre (CSGVL). Seu cume está 750 metros acima do nível da cidade e, portanto, proporciona uma imagem incrível de toda a região. O Clube foi fundado em novembro de 1983, nos primórdios do voo livre no Brasil, fato que, com toda a certeza, colocou Igrejinha em relevância nacional no esporte.

O local possui área de estacionamento, banheiros, internet wi-fi e playground. Vale lembrar que são mais de 20 mil metros quadrados de área à disposição sendo, portanto, o lugar ideal para passar o dia e a melhor dica em o que fazer em Igrejinha RS.

O Parque está aberto apenas aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h. O ingresso custa R$5,00 e há cobrança de meia entrada (R$ 2,50) para moradores de Igrejinha (desde que tenham em mãos seu título de eleitor), Pessoas Com Deficiência (PCD’s) e estudantes (com carteirinha nacional). Já menores de 16 e maiores de 60 anos não pagam para acessar o local.

vista do Parque alto da pedra
Parque Alto da Pedra
Vista panorâmica de Igrejinha do alto da pedra
Vista Panorâmica

Localização: Estrada da Voluntária, 5895.

Saiba mais sobre a nossa viagem na região em O que fazer em Canela e Cambará do Sul.

Você também pode gostar...

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.