Estação Luiz carlos guararema
Brasil,São Paulo

O que fazer em Luiz Carlos Guararema

O que fazer em Luiz Carlos Guararema? O vilarejo é um destino para pessoas que andam de bike, carro e turismo pelo trem pois é uma cidade cinematográfica e linda para visitar.

A cerca de uma hora de São Paulo, Luiz Carlos é uma das vilas históricas mais charmosas e bem preservadas da região metropolitana e, além disso, oferecendo ao visitante uma volta ao passado.

A vila foi revitalizada em 2014, mas passou anos abandonada. Possui casas no estilo colonial coloridas que você nota logo na chegada do trem. O local é pequeno pois são somente duas ruas paralelas e o trem faz uma parada de uma hora, sendo uma passagem muito rápida.

A cidade recebe esse nome por causa de Luiz Carlos Da Fonseca Monteiro de Barros (1880-1932) que foi um Engenheiro Civil nascido no Rio de Janeiro – RJ. Ele foi para São Paulo, se tornou chefe do 2º Distrito de Tráfego da Central do Brasil onde ordenou a construção da estação. Esta era uma antiga reivindicação de imigrantes da cidade pois precisavam embarcar a produção de suas lavouras para o Rio e São Paulo.

Logo após isso, aos quarenta anos, começou a escrever um livro publicado em 1920 com o nome Colunas e participou da Academia Brasileira de Letras, na Cadeira 18, em 26 de maio de 1926.

Luiz Carlos Da Fonseca Monteiro de Barros
Luiz Carlos Da Fonseca Monteiro de Barros

Nos fomos conhecer a vila fazendo o passeio de trem e adoramos!

Como Chegar em Luiz Carlos

Carro: pela Rodovia Ayrton Senna ou pela Via Dutra e é preciso seguir em direção à Mogi das Cruzes pela Rodovia Henrique Eroles (SP-66) para chegar em Luiz Carlos.

Onibus: As empresas Pássaro Marrom e Viação Jacareí são as responsáveis pelo transporte mas recomendamos ver horários disponíveis para Guararema.

Trem: as saídas de Guararema são às 10h e 14h30, aos finais de semana e feriados.

Importante lembrar que o comércio e restaurantes só funcionam de acordo com a estação de finais de semana e feriados.

Trem de Guararema

O local fazia o transporte de carga e pessoas inaugurada em 1914, e além disso chamava atenção pela sua arquitetura inglesa. Funcionou para atender os pedidos dos imigrantes que moravam na região e, portanto, precisavam embarcar suas produções das lavouras para São Paulo e Rio de Janeiro.

A estrada de ferro fazia parte da Central do Brasil que ligava São Paulo até o Rio de Janeiro, A única parte que faz parte da estrutura antiga é o vagão aberto já que as outras em vermelho são vagões reformados da São Paulo Railway, que ligava Jundiaí até Santos.

O passeio sai da estação de Guararema e vai até a Estação Luís Carlos, possui saídas às 10h e 14h30 aos finais de semana e feriados, dura cerca de 30 min em um percurso de 7 km de uma estação até a outra e é possível passear uma hora por Luís Carlos, portanto o passeio total dura cerca de duas horas.

Considerada como a maior locomotiva a vapor em operação no país.

Os ingressos podem ser comprados via online ou na bilheteria da estação e até o final do ano de 2021 estão em promoção por metade do preço.

Estação Luiz carlos guararema Trem
Trem na estação

Pátio dos Imigrantes

É o local que mais chama atenção, porque assim que você chega é arremetido a uma vila do século passado por causa das construções e sua igreja, e banquinhos na praça. Fica ainda um pipoqueiro na praça que chama atenção das crianças no local, sendo a principal dica o que fazer em Luiz Carlos Guararema

A igreja tem uma decoração simples, mas vale a pena entrar para conhecer o local.

estacao de luiz carlos guararema igreja
Pátio os Imigantes

Antes da pandemia existiam festas no local como festa Junina a noite no mês de junho, carnaval em fevereiro e em setembro festival das flores e vinhos.

No local existem lojinhas que vende souveniers e produtos como cachaças, queijos e doces caseiros.

Estação Luiz carlos guararema Lojas
Lojas e restaurantes

Existe também uma viela e uma casa de atendimento ao turista para mostrar as atrações da cidade.A Viela Elias Cecin Zogbi é em homenagem ao mesmo que saiu do Líbano em 1914, aos 24 anos e ao chegar em Luiz Carlos dedicou-se à lavoura e, depois, montou um armazém de secos e molhados.

Elias teve grande participação para que o Bairro de Luís Carlos se constituísse e seus descendentes conservaram
sob sua propriedade os imóveis herdados, alguns dos quais cedidos em Comodato à Prefeitura Municipal de Guararema, afim de contribuir para a revitalização do Bairro e por isso foi feita a homenagem.

estacao de luiz carlos guararema viela elias cecin zoghbi
Viela Elias Cecin Zoghbi
atendimento ao turismo no local
Atendimento ao turismo

Onde comer em Luíz Carlos

Acabamos indo no trem das 14:30 então tínhamos acabado de almoçar em Guararema, mas ficam ai dicas que vimos e ficamos com vontade, mas conseguimos tomar sorvete.

Rosa Chic

No local existem várias opções de bolinhos fritos. Os mais pedidos são as porções de bolinho de chuva e o bolinho caipirinha, que é típico de Guararema. Este bolo é feito com farinha de milho amarela com linguiça e existe até uma placa na entrada falando sobre o bolinho. Mas não conseguimos provar porque eles só vendem seis unidades e queríamos menos.

rosa chic e seus bolinhos caipiras
Rosa Chic

Kimoni Sorvetes

O Kimoni possui lojas em Guararema, Santa Isabel e Terra Rica/PR, os sorvetes são vendidos por bola ou por quilo em casquinha ou pote, opções também de picolé, sendo uma ótima dica do que fazer em Luiz Carlos Guararema.

Os sorvetes são gostosos, mas não gostamos muito da casquinha, porque estava mucha.

Sorvete kimoni varios sabores e por kilo
Sorvetes Kimoni

462 Brewpub

O restaurante que mais chama opção no local, o destaque é a witbier, uma cerveja no estilo belga, como estávamos com criança e queríamos comprar algumas lembranças não conseguimos ir provar, mas o Andrey queria ir comprar sobremesa com café.

Bistro Luz

Localizado ao lado da igreja com pratos da culinária brasileira, possui opções de pratos feitos, porções, tapiocas, doces e sucos.

Espero que você tenha gostados das dicas e saiba mais da região em o que fazer em Guararema.

Você também pode gostar...

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.