Letreiro guararema
Brasil,São Paulo

O que fazer em Guararema em 01 dia

A cidade de Guararema é um destino procurado por paulistas aos finais de semana e feriados pois é uma cidade organizada, charmosa, com ótima gastronomia e boa rede hoteleira. Procurado também pela tranquilidade da cidade do interior bem como sair do tumulto da capital.

A cidade é conhecida como “a Pérola do Vale” ao passo que seu slogan oficial é “Visite, conheça e ame”. Localizada a mais ou menos 80 km de São Paulo e, desse modo, a cerca de uma hora de viagem de carro da capital paulista. 

Fundada no século XVI, com nome oriundo do tupi-guarani, que significa ”Pau d’alho”, devido à abundância dessa árvore na região.

Como chegar em Guararema

De carro, conforme já falamos, são 80 km de distância com uma hora de duração, podendo ir pela Rodovia Presidente Dutra (BR-116) ou Rodovia Ayrton Senna (SP-70), ambas com dois pedágios pelo trajeto. 

De ônibus podendo ir do Terminal Rodoviário do Tietê, a viagem dura em torno de 1h30, mas tem que conferir horários e saídas por causa da pandemia.

Quando ir para Guararema

Se você gosta do calor, lembrando que os passeios são feitos ao ar livre, ir no período de abril e julho. Entretanto, para aproveitar o inverno e temperaturas mais amenas indicamos de  julho a setembro que são boas opções para viajar, sendo essas as duas melhores épocas.

Festas Específicas da cidade de Guararema

Março – Festa de São Longuinho – é um Santo popular no Brasil, mas com única imagem existente no Brasil em Guararema na Igreja da Escada.

Maio/Junho – Festa do Divino Espírito Santo – uma das festas mais tradicionais na região, com desfile de carros de boi, charretes e cavalos e, em seguida, servem o tradicional “afogado”.

Julho – Festa do Capitão – que a Prefeitura de Guararema realiza com intuito de arrecadar fundos para a Santa Casa.

Agosto – Festa da Lagoa Nova – traço das comemorações do passado, festividade dura uma semana e há o tradicional café com biscoito “afogado” e brincadeiras folclóricas.

Setembro – Festa de Nossa Senhora D’Ajuda – segunda capela mais antiga da região, com apresentações folclóricas e religiosas.

Outubro – Festa de São Benedito – é o segundo Santo Padroeiro da cidade, igualmente com atrativos folclóricos e religiosos.

Novembro – Festa de Nossa Senhora da Escada – mantém a tradição do café com biscoitos e a Romaria Fluvial pelo Rio Paraíba do Sul.

Dezembro – Cidade Natal – a cidade fica toda enfeitada para receber turistas.

O que fazer em Guararema

Memorial Origens de Guararema 

Obra do artista Adelio Sarro com o intuito de homenagear o povo guararemense e responsáveis pela construção da primeira igreja, no século XVII, a Igreja da Freguesia da Escada. Localizado em uma das principais avenidas que dão acesso ao centro.

Povo guararemense que é a junção dos nativos, os religiosos e colonos.

Memorial Origens de Guararema 
Memorial Origens de Guararema 

Localização: Rodovia Henrique Eroles ou Rua João Barbosa Oliveira. 

Recanto do Américo (Pau D’Alho) 

Local ideal para conhecer o Rio Paraíba do Sul, o Recanto do Américo é também um dos cartões-postais mais visitados de Guararema. 

Cercado por mata nativa em pleno centro, abriga um exemplar de árvore bicentenária com 33 metros de altura que dá origem ao nome Guararema (do tupi guarani: pau d’alho) designa uma espécie que exala forte odor de alho.

decks, lanchonetes e uma plataforma com a finalidade de andar sobre pontes de madeira pelas quais atravessamos sobre o rio e o contornamos. É bem interessante e bonito o lugar que ocupa pequena área de tal forma que pode ser totalmente percorrido e conhecido rapidamente.

Recanto do Américo (Pau D’Alho) Guararema
Recanto do Américo (Pau D’Alho)

Localização: Rua Coronel Ramalho, 849-1055 – Itaoca.

Pátio Zé da Bala e Travessa Dona Victória 

Pátio que homenageia Zé da Bala, que é José Ferreira de Andrade, farmacêutico que morava na região e Travessia da Dona Victória, a esposa do Zé da Bala e que, nesse sentido, viveu com ele toda a sua vida.

Com fotos antigas da cidade na lateral de suas paredes e uma pracinha, o Pátio Zé da Bala é um pequeno espaço que serve de caminho para a travessia que passa sobre o Ribeirão Guararema e, dessa forma, finaliza no Parque Dona Deoclésia.

Pátio Zé da bala guararema
Pátio Zé da Bala

Localização: Rua Major José Freire, 34 – Nogueira.

Centro Artesanal Dona Nenê 

Local para comprar suvenires da viagem, pois os próprios artesãos vendem as lembranças que confeccionam utilizando diversos tecidos e madeira e com um bom preço.

Horário de Funcionamento: 12h às 18h, de quarta a sexta, e das 11h às 19h, aos finais de semana e feriados. 

Centro artesanal dona nenê guararema
Centro artesanal Dona Nenê

Localização: Rua Padre Cornélio s/n. 

Igreja de São Benedito 

Em 1875, a ex-escrava Maria Florência recebeu, por doação, de sua sinhá Laurinda de Souza Leite, um quinhão de terras pouco acima da foz do Ribeirão Guararema.

A mesma construiu uma capela para o seu santo de devoção, São Benedito mas, em 1954, a igreja foi demolida e inaugurada a atual em 1956, que é sede da Paróquia de Nossa Senhora da Escada e São Benedito.

Localizada no centro de Guararema, na principal praça da cidade, é super bonitinha e cheia de flores e ao seu redor, há diversos estabelecimentos comerciais como por exemplo restaurantes, bares e lojas.

Paróquia de São Benedito guararema
Paróquia de São Benedito

Localização: Praça 9 de Julho, 39 – Centro.

Estação Ferroviária de Guararema 

Um dos prédios mais famosos no centro e de onde sai o trem que foi nosso principal motivo de ter ido até a cidade.

O local fazia o transporte de carga e pessoas entre 1876 é a década de 1970, chamando atenção pela sua arquitetura inglesa.

A estrada de ferro fazia parte da Central do Brasil que ligava São Paulo até o Rio de Janeiro. A única parte que faz parte da estrutura antiga é o vagão aberto. Entretanto, as outras em vermelho são vagões reformados da São Paulo Railway que ligava Jundiaí até Santos.

O prédio atual está restaurado, com bilheteria, banheiros e exposição de peças históricas.

O passeio sai da estação e vai até a Estação Luís Carlos, possui saídas às 10h e 14h30 aos finais de semana e feriados, dura cerca de 30 min em um percurso de 7 km de uma estação até a outra e é possível passear uma hora por Luís Carlos, portanto o passeio total dura cerca de duas horas.

Considerada como a maior locomotiva a vapor em operação no país.

Os ingressos podem ser comprados via online ou na bilheteria da estação e até o final do ano de 2021 vão estar em promoção por metade do preço.

Estação de trem guararema
Estação de trem Guararema

Localização: Rua Doutor Falcão, 4 – Centro.

Vagões do trem

Na hora da compra, você poderá escolher três tipos de vagões diferentes e com o mesmo valor entre eles, então é somente escolher o que combina mais com você.

Carboose: que é o vagão aberto e o único que é da época e faz parte da Central do Brasil daquela época. Possui duas amplas varandas na extremidade com bancos e toldo retrátil.

Vagão carboose guararema
Vagão carboose

Classe Turística: com procedência inglesa, fabricado em 1896 e foram utilizados na Santos Jundiaí na São Paulo Railway, passou por um processo de reparação e foi para Guararema em 2012 e está super bem conservado.

Vagão turístico guararema
Foto do vagão turístico

Vagão bar: que é o carro PI-3102, fabricado em 1962 e fazia parte da estrada de ferro de Araraquara e é uma carro em aço inox era utilizado como trem de luxo ligando São Paulo a São José do Rio Preto e em 1971 pela Ferrovia Paulista.

Vagão bar guararema
Este é o vagão bar

Pontilhão 

Logo depois, seguindo a linha do trem que passa sobre o Rio Paraíba do Sul, o Pontilhão é outro ponto turístico disputado para fotos na cidade.

É uma ponte de aço de 165 metros de comprimento de origem belga e montada pelos ingleses em 1910.

Localização: rua da Estação Ferroviária.

Estação Luís Carlos 

Estação Luís Carlos é uma vila cenográfica e repleta de lojinhas, restaurantes, cafés e bares charmosos. 

Inaugurada em 1914, é o final da linha do trem turístico e, por causa de seu horário de saída, tivemos apenas uma hora para ficar no local e fizemos um post sobre o local, então leia mais em o que fazer em Luiz Carlos.

Estação Luís carlos Cinematografica
Estação Luís Carlos

Estação Literária 

Prédio mais moderno da cidade. É uma biblioteca, mas também funciona como centro cultural, que idealiza integrar pessoas e livros. 

Chamando atenção pela sua fachada de vidro, possui um espaço amplo com jardim, cafeteria e ambiente literário, mas quando passamos estava fechado.

Estação literária
Estação literária

Localização: Rua 19 de Setembro, 233 – Centro.

Telefone para contato: (11)4695-3871.

Cine Guararema

O Cine Guararema também é um prédio moderno que chama atenção no centro de Guararema.

O primeiro cinema foi inaugurado em 1911 e funcionou até 1940, nessa época recebiam bailes e as cadeiras não eram fixas.

Em 1940, as cadeiras foram fixadas e durou até a década de 80. Sendo seu auge nas décadas 50 e 60. Encerrou na década de 90 e o antigo prédio foi demolido mas depois reconstruído com a fachada antiga e feito para os turistas e moradores da cidade.

Passa os filmes pela Centerplex e está em funcionamento.

Cine guararema
Cine guararema

Localização: Rua 19 de setembro, 187- Centro.

Igreja Nossa Senhora da Escada 

Local de fundação da cidade de Guararema, com a capelinha mais antiga do destino pois é a primeira capela do arraial construída em 1652 por jesuítas.

Arquitetura barroca, possui um convento e uma nova capela construída no mesmo lugar da antiga.

Tombada em 1945 pelo IPHAN como patrimônio histórico e, além disso, é a única igreja do país com a imagem de São Longuinho em altar, que é o Santo dos objetos perdidos.

Está a mais ou menos 3,5 km do centro, mas há com opções de restaurantes e almoçamos no Mirante da Paraíba, próximo à igreja.

Igreja nossa senhora da escada início da cidade
Igreja nossa senhora da Escada

Localização: Praça Salvador Lemes Cardoso, Freguesia da Escada. 

Mirante Prefeito Gerbasío Marcelino 

Localizado no alto do Morro do Gerbasío, o mirante oferece uma visão privilegiada não somente do centro da cidade, mas também do seu entorno, como o Rio Paraíba do Sul e também das montanhas cobertas por Mata Atlântica.

Vista do mirante da cidade
Vista da cidade

Não apenas um mirante como também um posto de entretenimento, lazer, gastronomia e contemplação com uma estrutura turística completa com decks, bancos e banheiros.

Indicamos você ir no local para ver o por do sol pois oferece uma ótima vista.

Por do sol mirante lindo de ver
Por do sol no mirante

Além disso, da para comer no local no Restaurante Hangar 33

Localização: Rua Inocêncio de Melo, 335. 

Outras dicas

Essa parte vamos escrever lugares que são turísticos, mas infelizmente não deu tempo de visitar, ficando assim as dicas para quem for conhecer a região.

Portal Terra Guararemense: Idealizado pelo artista Adelio Sarro, os painéis e estátuas que simbolizam simbolizam a natureza, religiosidade e tradição da cidade e, sem dúvida, é uma boa parada para fotos na chegada ou partida. 

Parque Municipal Ilha Grande: parque localizado na ilha do Rio Paraíba do Sul e possui uma ponte de comunicação.

Parque Municipal da Pedra Montada: parque que possui a Pedra Montada que são duas pedras com 9 metros de comprimento e 2 metros de largura uma em cima da outra.

Casa da Memória Antônia Guilherme Franco: acervo que conta a história da cidade não apenas com documentos como também objetos.

Cachoeira do Putim: chega por estrada de terra e trilha, não possui estrutura próxima, então tem que levar lanche.

Igreja Nossa Senhora D’Ajuda: construída em 1682 em uma colina às margens do Rio Paraíba com 81 degraus e por fim tombada pelo CONDEPHAAT em 1984.

Onde Comem em Guararema

Existem diversas opções de restaurantes na cidade no centro, no mirante e próximo à Igreja Nossa Senhora da Escada e, por fim, acabamos escolhendo próximo à Igreja o Restaurante Mirante do Paraíba.

Restaurante Mirante do Paraíba

Restaurante localizado às margens do Rio Paraíba do Sul, oferece quatro ambientes distintos cercado por muita natureza e por isso muito agradável.

Local: Possui em salão de música ao vivo, que foi o que escolhemos, mas também um salão do piano, Gazebo e o Deck, que estava fechado no dia que fomos pela possibilidade de chuva. É uma decoração super bonitinha na entrada.

Restaurante Mirante do Paraíba

Prato Principal: a especialidade do local são os peixes então pedimos Cambucu com camarão (R$191,92) que é a pescada Cumbucu frito a dorê com camarão 7 barbas ao molho de tomate cremoso acompanha arroz e estava simplesmente delicioso e veio sem nenhum espinho.

Sobremesa: pedimos o pudim de doce de leite (R$18,88) e o petit gateau (R$22,87) que estavam igualmente muito gostosos!

Pratos

O restaurante achamos delicioso e certamente é um lugar que indicamos você ir conhecer.

Localização: Rua Admeleto Gasparini, 4509 – Freguesia da Escada, Guararema.

Leia mais dicas próximas a São Paulo não apenas em o que fazer em São Roque como em Campinas.

Você também pode gostar...

1 comentário

  1. […] Espero que você tenha gostados das dicas e saiba mais da região em o que fazer em Guararema. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.