Restaurante Banzeiro
Dicas de São Paulo,Restaurantes em São Paulo

Restaurante Banzeiro no Itaim

Localizado na zona sul de São Paulo o Restaurante Banzeiro, (visite o perfil no instagram), fica na Rua Tabapuã, 830 no Itaim, é certamente, um ótimo um restaurante de comida brasileira. Fomos conhecê-lo numa sexta-feira a noite e, a saber, é preciso reservar.

Tem origem em Manaus, onde recebe o mesmo nome, só que agora com filial em São Paulo em um ambiente simples e amplo. Oferece o serviço de manobrista, na frente do local.

Conhecido pelo seu chefe Felipe Schaedler, um dos melhores do país, que mudou para São Paulo, para inaugurar o local que, por fim, já mereceu seu espaço no guia Michelin como um Bib Gourmand.

Para o chef, a gastronomia começou quando a família abriu uma pizzaria. Felipe entrou na cozinha e, para a nossa sorte, ele pegou gosto. Com a experiência e o sucesso da pizzaria por conseqüência, veio a ideia de abrir o restaurante em Manaus.

Aberto em São Paulo em 26.08.19 já como uma grande promessa que, só para ilustrar, já estava lotado em seu primeiro almoço.

Com uma grande criatividade à base de influência da Amazônia, não só no ambiente, com uma canoa na parede, mas também no cardápio com seus peixes de rio o tambaqui e pirarucu. Mistura receitas tradicionais com versões contemporâneas do chef com ingredientes típicos da região e, dessa maneira, torna o cardápio espetacular.

Para conseguir as ervas frescas da Amazônia à disposição, ele instalou uma horta no terceiro andar do restaurante, como exemplo a vinagreira, mas conta com o apoio da matriz para facilitar a compra e entrega aqui de outros produtos.

Em resumo, nós gostamos muito da noite e vamos contar um pouco sobre o que comemos de gostoso lá.

Local

Simples e amplo, achamos muito confortável e, com toda a certeza, agradável o atendimento dos garçons.

Com decoração bem amazonense como o barco na parede e taipa no salão atrás das mesas, e mesmo assim com um ar sofisticado.

Salão do Restaurante Banzeiro com o barco na parede de decoração
Restaurante Banzeiro Salão

Entrada

Estávamos em um grupo de 5 pessoas então deu para pedir diferentes tipos de entradas, e já vou adiantando que todas foram deliciosas.

Pedimos a famosa formiga Saúva com espuma de mandioquinha que é muito crocante e, surpreendentemente, tem gosto de limão, e fica a sugestão de provar.

Formiga saúva no restaurante banzeiro com gosto de limão
Formiga Saúva

Além desse pedimos mais duas entradas:

Croquete de Tambaqui recheado com queijo e Tirinhas de Pirarucu que são empanados com farinha de Uarini e Aioli de Tucupi defumado, que estavam saborosos demais.

Entradas no restaurante banzeiros com sues peixes de rio
Entradas do Restaurante Banzeiro

Prato Principal no restaurante Banzeiro

Provamos vários pratos também pela quantidade de pessoas e gostamos de todos. Os peixes são muito crocantes e os acompanhamentos diferentes.

Na casa existem pratos individuais e coletivos, servindo até três pessoas dependendo de quanto que a pessoa come.

Banda de Tambaqui na brasa: prato coletivo, vem o peixe e os acompanhamentos que são: baião de dois cremoso, farofa de grãos, vinagrete de picles e tartar de banana.

Peixe Tambaqui grelhado e crocante
Tambaqui grelhado
Acompanhamentos do peixe tambaqui
Acompanhamentos Tambaqui

Pirarucu Amazônico: fílet de pirarucu na brasa, gratinado com queijo meia cura e escamas de banana acompanha: tomates confitados e batatas.

Prato que foi lançado após a quarentena, é novo na casa e, na nossa visita, era o prato da semana.

O peixe é bem saboroso, e aí vai minha única crítica, que é o queijo que fica em cima do peixe é um pouco duro e eu esperava ele ser mais derretido, até, achei que só o peixe seria melhor.

Pirarucu grelhado e com queijo no restaurante banzeiro
Pirarucu Amazônico

Pato no Tucupi: pato na brasa, com arroz cremoso e caldo de Tucupi, o Andrey provou e gostou do prato.

Com uma linda apresentação, porque o caldo é servido após o prato estar na mesa.

Pato no molho Tucupi e estava delicioso
Pato no Tucupi

Sobremesa no Restaurante Banzeiro

Existem várias opções e pedimos quatro para cinco pessoa e, assim, todo mundo provou um pouco e estavam bem gostosas e sabores bem forte e exóticos.

Vamos começar pela panna cotta finalizada com ‘castanhada’, gel de coco e castanha fresca. De inspiração italiana com itens nacionais, sendo bem diferente provar.

A finalização também acontece no prato, com as raspas da castanha com um forte cheiro adocicado e gostoso.

Cupuaçu com Brigadeiro: tem um sabor forte do cupuaçu então se você não gostar da fruta não indico, eu adorei e o brigadeiro é delicioso.

Bolo de Macaxeira: esse foi a primeira vez que eu provei e estava muito bom e, de todos, foi a que eu mais gostei.

Sorvete de Cumaru: a primeira vez que eu provei e também adorei.

O cumaru é uma planta conhecida como baunilha brasileira e, além disso, a sua semente é utilizada na culinária e cosméticos.

Quatro sobremesas diferentes e gostosas do restaurante
Sobremesas

Valor

O valor de todos os pratos com dois vinhos brancos e mais algumas bebidas individuais deu R$195,00 por pessoa, mas valeu a pena para provar todas essas comidas diferentes.

Conheça outro Bib Gourmand, o Jiquitaia.

Você também pode gostar...

8 comentários

  1. Post bem completo ! Dá uma visão real do que o restaurante (restaurante top!)

    1. Carol Varuzzi says:

      Obrigada pelo carinho!

  2. Mariana Pina Maciel says:

    Maravilhoso o post!!! Parabéns!

    1. Carol Varuzzi says:

      Obrigada pela visita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.