Localizado em Nova Petrópolis no caminho da Rota Romântica que liga Porto Alegre até Gramado às margens da RS-235, na altura da localidade da Linha Brasil, o Restaurante Armazém Mazlawik se destaca não apenas pela sua construção, ambiente familiar mas também por uma boa culinária, mesmo oferecendo pratos rodízio.
História do Restaurante Armazém Mazlawik
É um espaço gastronômico com construído em 1911, tombado pelo Patrimônio Histórico do município e está até hoje sobre cuidados da família Wazlawick já na sexta geração. E abriu as suas portas em 2018 após uma restauração com a finalidade de funcionar como restaurante.
A história da família se inicia na região em 1873 com os imigrantes tchecos que três décadas depois, edificaram o histórico Armazém Wazlawick.
Mas se engana em pensar que a casa só serviu como armazém, já teve varias utilidades como: salão de baile, igreja e até mesmo funcionou como hospital da comunidade. A decoração do restaurante hoje tenta guardar e trazer essas história com móveis, objetos e fotos antigas que retratam a tradição e história do local.
Até a estrutura de uma antiga cama serve como mesa hoje em dia. Também enfeitam o ambiente um antigo balcão, as balanças, o cofre, a vitrine giratória, o armário que guardava utensílios à venda, livros de contabilidade e fotos das pessoas que lá viveram e documentos de imigração.
Como Funciona o Rodízio
O local possui um salão interno onde é possível ver os móveis antigos, outro externo com um jardim muito agradável e possui luzes espalhadas por todo o jardim e, desse modo, fica muito lindo.
A área de espera consegue ser ainda mais charmosa e de um bom gosto incontestável.
Abre somente aos sábados e domingos, ao meio-dia, e a noite servem foundie de sexta e sábado de tal forma que funciona com um sistema à inglesa, com garçons servindo os pratos. O valor é R$ 98 por pessoa e conta com livre repetição. Já a sobremesa é self service e há diversas opções deliciosas para você se perder e, no entanto, pode repetir a vontade. O chef da casa é Rafael Benetti Wazlawick.
O rodízio servem entradas que são os bolinhos fritos de batata, sopa de capeletti e salada com molho de iogurte e hortelã.
Prato principal
Prato principal conta com alguns sabores de risoto: de alho-poró, manga, copa com queijo colonial e caprese.
Além disso, são servidas massas caseiras com molhos variados, como o espaguete quatro queijos com filé ou ao molho de camarão. Para os veganos, uma boa opção é o nhoque de batata doce com molho de tomate e manjericão, além de um nhoque de batata-doce supergostoso.
Acompanhamentos, também são servidos como por exemplo, purê de moranga com bacon.
Já as carnes servidas são: frango com toque de laranja, o filé mignon e carne de porco com cebola caramelizada a parte.
Sobremesas a vontade
Sobremesas caseiras variadas como por exemplo mousse de chocolate branco e preto, sagu, torta de limão, pudim e diversos tipos de bolo, e vão mudando inclusive com você no local chegando variados tipos de bolo o tempo todo sendo impossível escolher um só, e não sair da dieta!
Curiosidades finais
Nas noites de sexta e sábado, também há opção de sequência de fondue. Existia, atrás do restaurante, uma parte da casa que funcionava como café, mas por causa da pandemia foi desativado funcionando agora como ponto de espera, sendo um lugar lindo e agradável.
Portanto achamos que vale super a pena você ir conhecer o local que tem uma bela decoração, ótima e farta comida e com tanta história. A única dica que deixamos é você chegar cedo, porque dependendo do horário tem muita fila de espera!
Leia mais sobre a nossa viagem a região em Rota Romântica e O que fazer em Nova Petropólis.
[…] Restaurante Armazém Mazlawik […]
[…] Restaurante Armazém Mazlawik […]