Rota romântica
Brasil,Rio Grande do Sul

Rota Romântica de Porto Alegre para Gramado

A Rota Romântica é muito usada pelas pessoas que vão de carro para a Serra Gaúcha, com o intuito de visitar Gramado e Canela, saindo de Porto Alegre. Ela está localizada entre a planície do Vale dos Sinos e o Planalto da Serra Gaúcha (RS), a 40 km de Porto Alegre.

A Rota tem um total de 350 km mas, de Porto Alegre a Gramado, são por volta de 135 km. É composta pelas estradas BR 116, a RS 235, a VRS 873, e a Estrada para Linha Nova, que possui várias opções de trajeto para realizar turismo.

O trajeto é asfaltado, mas possui muitas curvas e tem pedágio na entrada de Gramado, com tarifa de pedágio nos dois sentidos e se você passar mais de três vezes entrando e saindo a quarta não é cobrada.

O roteiro é irresistível, onde se destaca a preservação da cultura germânica herdada dos imigrantes. Percebemos isso nas festas típicas, jardins, cafés coloniais, deliciosa gastronomia, grupos folclóricos e, com toda a certeza, não poderia faltar um delicioso chope gelado.

A Rota Romântica passa por 14 municípios que oferecem estrutura para receber não apenas visitantes exigentes, que procuram desde a culinária refinada a hotéis luxuosos, mas também agrada aqueles que buscam hospedarias em meio a natureza e provar comida colonial.

Melhor época do ano para fazer a Rota Romântica

Sendo um programa slow travel, para você curtir a viagem e apreciar a paisagem. A melhor época para ir na região é no auge do outono, porque as folhas adquirem um tom dourado e formam túneis de plátanos, deixando as curvas da estrada super charmosas. Mas a primavera e o início do verão também são ótimos momentos para ver as flores típicas da região como as hortênsias.

O inverno tem uma folhagem verde bonita, mas sem tantas flores e sem o dourado, mas mesmo assim não perde seu charme!

Rota romântica vegetação
Rota romântica vegetação

Cultura Alemã

As cidades situadas na região possuem raízes da cultura alemã e italiana pois foram colonizada por imigrantes alemães na primeira metade do século XIX. Os colonizadores alemães chegaram antes ao Rio Grande do Sul e então se estabeleceram na parte mais baixa da Serra Gaúcha e próximos a rios. Enquanto que os italianos chegaram ao estado por volta de1875 a 1914, mais ou menos 100 mil imigrantes.

Como a parte baixa já estava ocupada pelos alemães, como por exemplo, as cidades de Ivoti, Novo Hamburgo, Morro Reuter, Nova Petrópolis, a colonização italiana aconteceu nas partes mais altas. Assim, os italianos ocuparam cidades como Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha e Flores da Cunha.

Construção nova Petrópolis
Construção nova Petrópolis

Cuidado para não pegar outra Rota 

Existe um caminho mais comum de Porto Alegre para Gramado saindo da  BR 116 depois de Novo Hamburgo, à direita, e pegar a RS -239. Segue as placas em direção a Gramado e, vai até a  RS -115.

Esse trajeto passa pela cidade de Três Coroas, mas não indicamos ir por ele, porque a estrada é de terra. Aliás, se acontecer algo, fica impossível usar o celular para se comunicar, ainda mais se você estiver a noite. O Google Maps indicou este caminho mas nós não recomendamos. A vantagem é que a estrada é mais reta curta, mas não achamos que vale a aventura, principalmente se estiver chovendo.

Rota romântica
Rota romântica

Quais Lugares conhecer na Rota Romântica

Como já falamos a Rota é composta por 14 municípios e ai vão nossas dicas:

  1. São Leopoldo – marco zero da Rota Romântica onde, no local, funciona um posto de informações turística onde há folders e folhetos que detalham cada município.
  2. Novo Hamburgo – Santuário das Mães é uma capela com uma bela vista.
  3. Ivoti – Núcleo de Casas Enxaimel (casas de alguns dos primeiros colonizadores alemães da região) e Cachaçaria Weber Haus uma das cachaças mais famosas da região com selo de produção orgânica.
  4. Dois Irmãos – mirante tem placa na estrada.
  5. Morro do Reuter – mirante e Atelier Flávio Scholles.
  6. Picada Café – Parque Histórico Jorge Kuhn e Morro do Vento ( morro para saltar de paraglide).
  7. Nova Petrópolis – labirinto verde – na praça das flores com 2 metros de altura, Aldeia dos Imigrantes e Restaurante Armazém Mazlawik.
  8. Gramado e Canela vamos deixar para vocês lerem mais no nosso blog que está cheio de dicas legais para você fazer nas cidades.
Rota romântica marco zero
Rota romântica marco zero

Nos achamos linda a viagem e esperamos que vocês gostem do passeio!

Você também pode gostar...

2 comentários

  1. […] Rota Romântica de Porto Alegre para Gramado […]

  2. […] Rota Romântica de Porto Alegre para Gramado […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.