Ae cozinha
Dicas de São Paulo,Restaurantes em São Paulo

Ae Cozinha, restaurante em um sobrado na zona sul

Localizado na zona sul de São Paulo na Rua Rua Áurea, 285, Vila Mariana, o Ae Cozinha (instagram) é um restaurante de comida brasileira.

Cozinha dos Chefs Ygor Lopes que foi estagiário no D.O.M. do Alex Atala e nos espanhóis Nerua Guggenheim Bilbao e Quique Dacosta e Walkyria Fagundes que é a confeiteira e, anteriormente, passou por formações e experiências nas cozinhas na italianas e espanhola. Formam um trio com o sócio Felipe Primi, formado também em gastronomia, e cuida da administração do negócio e da operação do salão.

O AE! propõe uma experiência ao mundo do descobrimento gastronômico por meio de potentes sabores extraídos de cada ingrediente através de técnica culinária apurada.

O Chef trabalha com ingredientes sazonais ou o melhor do mercado, ganhando assim, pelo Guia Michelin, a qualidade de restaurante Bib Gourmand. Com um cardápio brasileiro, muito cuidadoso, com uma atenção especial para sustentabilidade, que oferece pratos que brincam com nuances, texturas e apresentações.

Indicamos fazer reserva, porque o local é pequeno, ainda mais agora na quarentena.

Local

Comida servida em um antigo e pequeno sobrado da década de 50, com uma decoração simples e acolhedora. Tem mesas e cadeiras de pinus.

Possui um salão interno e um balcão na frente da cozinha se você quiser passar para tomar um drink.

O cardápio tem um roteiro, de tal forma, que você escolhe sua combinação de snacks, entrada, prato principal e sobremesa, a um valor fixo de R$120,00 por pessoa. O snack vem todas as opções, mas os outros pratos você escolhe uma opção em três que eles oferecem.

Todos os vinhos da casa são naturais ou orgânicos e, dentre tantas opções, por fim, escolhemos um vinho Branco Dieu Donné – AS 100% Sauvignon Blanc Org, da África do Sul, que estava maravilhoso e sabor super suave e fresco.

Entrada Ae cozinha
Local Ae cozinha

Snacks

Das 4 etapas, este é o único que você não precisa escolher porque são servidos: pão de queijo com queijo trilha, parmesão e mel de Jataí, parfait de fígado de galinha, manteiga cítrica e brioche tostado e shot de uva verde, agua de coco e trevo.

Gostamos de tudo principalmente do pão de queijo que estava espetacular. Além disso, o mel ornou perfeitamente e o shot, para limpar o paladar, dava a impressão de ser gaseificado.

Ae cozinha snacks
Snacks

Entrada

Havia duas opções e, sendo assim, pedimos uma de cada: tartare de beterraba, maionese de ostras, alho poró grelhado, vinagrete de manteiga noisette, avelas e agrião. Estava bom.

Ae cozinha tartar de beterraba
Tartar de beterraba

Pupunha grelhada, pesto de abobrinha com ervas com somé de tomate pottarga, chuchu e picles de cebola. Sem dúvida, a pupunha estava com um gosto forte e realçava com o molho.

Ae cozinha pupunha grelhada
Pupunha grelhada

Prato Principal no Ae Cozinha

Pescado na brasa, purê de couve flor com pastinaca, farofa de aviú, laranja veloutè de cenouras e manjericão. O pescado foi o robalo posto que não tinha um gosto forte e o purê estava gostoso.

Ae cozinha peixe
Peixe Robalo

Costelinha glaceada, purê de abóbora, cebola assada, couve crespa e salsa verde com mostarda fermentada e pimenta de cheiro. A costelinha era de porco estava muita gostosa, mas não derretendo, com uma casquinha bem crocante e o purê estava saboroso e uma ótima textura.

Ae cozinha prato principal
Costelinha de porco

Sobremesa no Ae Cozinha

Todas estavam com sabores bem característicos sendo escolhidas pelo jeito que você gosta de sobremesa

Tarte tartim, cumaru e sorbet de mel com estragão, era a sobremesa a menos doce e, dessa forma, com um sabor bem marcante da massa de cumarú.

Sobremesa mostrando o cuidado com a apresentação
Sobremesa linda apresentação

Coco, cupuaçu, manga e uísque, essa é uma sobremesa refrescante e estava deliciosa.

sobremesa refrescante e adoramos
Sobremesa refrescante

Paris-Brest de café com gel de gengibre e sorvete de caramelo salgado, era no entanto, a mais doce e o sorvete estava incrível.

 Sobremesa paris brest a mais doce
Paris Brest a mais doce

Valor

Por fim, o valor da comida, mais o vinho e água foi de R$180,00 por pessoa.

Leia mais sobre restaurantes Bib Gourmand em Restaurante Banzeiro.

Você também pode gostar...

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.