São Bento do Sapucaí é um destino turístico do estado de São Paulo, a 190 km da capital. Localizada na Serra da Mantiqueira, o município é coberto por mata nativa e araucárias e fica na divisa com o estado de Minas Gerais e, além disso, próximo a badalada cidade de Campos do Jordão.
Suas atrações incluem não apenas a Pedra do Baú, formação rochosa a 1950 metros de altitude e principal cartão postal da região, mas também os picos do Bauzinho e Ana Chata.
Não apenas cachoeiras e restaurantes como também charmosas lojinhas de artesanato já são um ótimo motivo para os casais visitarem para curtir o frio entre os casais.
E, similarmente a diversas cidades situadas na Serra da Mantiqueira, novos programas surgem na serra, que são as fazendas vinícolas e as de produção de azeite, e estão caindo no gosto dos turistas.
Nós costumamos passar o final da semana na cidade, ora para correr, ora para passear, e amamos a região. Só para ilustrar, lá, nós já disputamos a corrida Indomit Pedra do Baú e aproveitamos para conhecer a cidade e aproveitar a região.
- Um pouco mais sobre a cidade
- Época do ano para visitar a cidade
- Como chegar em São Bento do Sapucaí
- Atrações em São Bento do Sapucaí
Um pouco mais sobre a cidade São Bento do Sapucaí
A cidade conta com cerca de 10 mil habitantes que, no inverno, aproveitam o seu clima que é ameno e gostoso, fazendo aquele friozinho durante a noite só que com dias secos e ensolarados. De manhã bem cedo, é comum uma névoa baixa cobrindo a cidade.
A história da cidade inicia com bandeirantes, que vinham pelo Rio Sapucaí da cidade de Taubaté e assim começaram a se fixar na região do Vale do Sapucaí, desenvolvendo a agricultura, o comércio e a criação de gado na região.
Até hoje, a agricultura e a pecuária são a base econômica do município, estando em segundo lugar como o maior produtor de bananas do estado. Como já dissemos, estão surgindo muitas vinícolas e plantações de oliveiras, dessa forma ampliando as fontes econômicas de São Bento do Sapucaí.
As lendas do folclore e o carnaval são bem importantes já que essa tradição se inicia em 1940 com uma família de bonecos gigantes que agitam as ruas da cidade durante o carnaval.
Bloco do Zé Pereira
Introduzido por João Cortez que resolveu trazer para São Bento uma tradição portuguesa introduzida no nordeste brasileiro por fins do século XIX, os famosos bonecos gigantes, com o intuito de homenagear importantes senhores da região.
Dessa forma, essas festividades seguem firmes até hoje, com o bloco do Zé Pereira e seus bonecos gigantes.
O nome Zé Pereira foi homenagem ao fundador de São Bento do Sapucaí, Tenente José Pereira Alves e criou-se também uma boneca batizada de Maria Pereira. João Cortez e suas roupas e formas foram mudando conforme os anos.
Assim o local é cheio de culturas, histórias e muita tradição, proporcionando diversos e diferentes passeios para todos os tipos de gostos.
Por fim, uma outra curiosidade na cidade é que todas as placas do município tem o formato do complexo da Pedra do Baú.
Como chegar em São Bento do Sapucaí de São Paulo
Como chegar de SP: primeiramente, pegue as rodovias Ayrton Senna e sua continuação, a Carvalho Pinto, ambas SP-070, por umas 3 horas, sem paradas. Em seguida, pegue a BR-383, SP-046 e Rodovia Vereador Júlio da Silva até São Bento do Sapucaí. https://goo.gl/maps/3hfUWZ1ToKozVyPn7
Onde ficar em São Bento do Sapucaí
Pousada Canto Verde excelente, com quartos amplos, bem próxima ao centro, com um ótimo café da manhã e vasta opções de bolos e pães e próxima a linha de largada da corrida, ou seja, ótima para quem for para o evento ou para quem quiser um hotel bem localizado no centro.
A dona da pousada e sua família que tomam contam do local são muito amáveis e prestativos, sendo o lugar que sempre escolhemos como primeira opção na cidade.
Época do ano para visitar São Bento do Sapucaí
São Bento do Sapucaí é um destino que pode ser visitados durante todo o ano. Se puder fugir de férias e feriados prolongados e acaba sendo melhor, porque a cidade fica cheia.
Durante 30 dias antes do Carnaval, acontece o Bloco do Zé Pereira, que é a apresentação de bonecos gigantes durante a noite.
Para aproveitar as trilhas a mesma tem que ser feita no outono inverno, de maio até setembro, que é considerado a temporada de montanha, porque assim não tem risco de pegar chuva.
Já durante o verão, é bom visitar a cidade, e fazer as cachoeiras, mas tem que tomar cuidado com trombas d’águas. A frutotopia do Entrevilas, também, somente no verão, pela época das frutas.
O que fazer em São Bento do Sapucaí
Como já fomos diversas vezes na cidade acabamos conhecendo muitos lugares mas mesmo assim ficaram vários sem conhecer e toda hora aparece uma coisa nova.
- Complexo Pedra do Baú e suas trilhas
- Vinícolas em São Bento do Sapucaí
- Oliq (Azeite)
- Centro da cidade
- Cervejaria Bauzeira
- Cachoeiras
- Bairro do Quilombo
- Atelier de Tecidos Nakawe
- Mirante Belvedere Serrano
- Onde Comer em São Bento do Sapucaí
- Outras dicas
1. Complexo do Baú e suas trilhas
A Pedra do Baú é monumento geológico e um Monumento Natural Estadual (MoNa), dentro de uma Área de Proteção Ambiental, a APA Sapucaí-Mirim. O principal cartão postal da cidade é, com toda a certeza, lugar mais procurado por quem visita a cidade.
É um complexo rochoso formado não apenas pela Pedra do Baú mas também pelas pedras Ana Chata e Bauzinho, com ponto culminante a 1950 metros de altitude do Baú. São tão altas que dá para visualizar por toda a cidade de São Bento do Sapucaí e até mesmo de Campos do Jordão.
Se você gostar de aventuras e natureza, com certeza São Bento tem um prato cheio pois lá você poderá realizar trilhas ecológicas, escaladas, rapel e saltos de paraglider.
E o local é sem dúvida alguma, uma parada obrigatória quando estiver na cidade.
Além disso, é importante saber é que todas as trilhas são bem sinalizadas e não há o risco de se perder.
Trilha do Baú Via Ferrata (Face Norte)
- Trilha fácil até chegar a pedra, mas a escalada é bom ter equipamento!
- 1,7 km até chegar a Pedra.
- Indico contratar empresa e ter equipamentos e guia, hoje em dia isso é obrigatório na cidade.
- Nas empresas, tem que agendar horário.
- Idade mínima 14 anos
A partir desse trajeto, que demora em media de uma hora a uma hora e trinta minutos, tem que subir 600 degraus que foram chumbados na própria pedra para facilitar o percurso. Em média, demora o mesmo tempo para subira até o cume, mas ainda não fizemos.
Trilha Ana Chata
Possui 3,8 km de extensão de dificuldade moderada, levando aproximadamente 2 horas de caminhada, essa trilha vai te levar a 1.770 metros de altitude.
O início da trilha pode ser realizado por dois trajetos, não só pelo pelo estacionamento Monumento Natural Estadual da Pedra do Baú (MonA), mas também pelo estacionamento Chico Bento. Nós fizemos a trilha pelo MoNa e a entrado custa R$16,00 por pessoa.
Para realizar a trilha, é preciso fazer o agendamento prévio no link, porque somente podem entrar 100 pessoas por dia para proteção ambiental.
Mais fácil que a subida para a Pedra do Baú, mas possui escadas e áreas expostas protegidas por ferros e uma parte que você entra embaixo da pedra parecendo que você esta uma caverna.
E a vista da pedra pelo lado oeste também é linda de ver.
Trilha da Pedra do Bauzinho
Trilha com 470 metros com grau de dificuldade fácil e mais ou menos 30 minutos de caminhada. Possui a vista para a Pedra do Baú, ao leste além da cidade de São Bento do Sapucaí.
Podendo realizar as trilhas pelos dois estacionamentos, mas pelo estacionamento do Monumento Natural da Pedra do Baú pode ser realizado o salto de paraglide e escalar a pedra com equipamento.
2. Vinícolas em São Bento do Sapucaí
A mantiqueira esta começando a plantação de uvas e fomos conhecer duas vinicolas na região, mas atualmente já existem pelo menos cinco. Sendo que quatro já estão prontas e uma ainda está em construção.
Todas são difíceis de realizar agendamento, por isso indicamos que você reserve e se programe com muita antecedência para conseguir visitar todas elas, e por isso só conseguimos visitar duas e as outras ficarão para uma próxima viagem, mas deixaremos a dica.
Outra coisa que acho que vale a pena ressaltar é que delas a única que possui estadia atualmente é o Entre Vilas, portanto as outras então teria que ficar em Campos do Jordão ou São Bento do Sapucaí.
As vinícolas fazem o método de dupla poda invertida e a colheita das uvas ocorrem no inverno essa técnica está acontecendo em toda Serra da Mantiqueira e está acontecendo também em Espirito Santo do Pinhal na Guaspari.
Vinícola Raízes do Baú
A vinicola se encontra na fazenda Portal da Luz (site) onde o vinhedo está localizado a 1250 metros de altitude, bem em frente a Pedra do Baú, o que, sem dúvida, torna a vista do vinhedo maravilhosa!
Em funcionamento desde 2009, fica a mais ou menos quarenta minutos de carro da cidade, em estrada de terra.
Nessa vinícola, fizemos o passeio com a degustação sendo que o agendamento é fácil posto que é realizado de forma online, sem dificuldade.
O passeio é muito agradável visto que funciona como uma bate papo sentado um pouco antes de passear pela plantação. São contadas várias curiosidades como a história da fazenda e como se conseguiu plantar uvas na Mantiqueira, alterando sua época de frutificação através da poda, entre outras.
Fomos no inverno e, então, quase toda a plantação está sem as uvas, mas mesmo assim amamos.
Uma pequena parte da plantação tinha frutos e folhas bem verdes, já que torna a vista bem mais bonita. Para ter uma vista com mais uvas e cores, no entanto, é preciso fazer a visita durante o verão de dezembro até março.
A degustação acontece na sede e é feita com queijos do queijo do Baú e especiarias preparadas na própria fazenda, onde o lugar é extremante agradável e uma vista maravilhosa, portanto indicamos colocar no seu roteiro!
Valor: R$80,00 por pessoa a visita com a degustação.
Localização: Estrada Municipal José Theotônio Silva.
Vinícola e Restaurante Entre Vilas
O Restaurante Entre Vilas (site) está localizado a mais ou menos 1 hora de São Bento do Sapucaí e uns 50 minutos de Campos do Jordão, em estrada de terra batida.
Mas assim que você chegar, o restaurante vai ganhar seu coração, pela beleza, atendimento, vinho e a comida maravilhosa.
Os Vinhos Artesanais Entre Vilas são produzidos desde 2008, a 1600 metros acima do nível do mar e, além disso, são de ótima qualidade.
O dono do lugar é o Rodrigo, uma pessoa extremamente simpática. No restaurante, todos os produtos servidos são orgânicos e a proposta é comida servida slow food, ou seja, vá com tempo para aproveitar.
Você pode escolher entre 7 a 12 pratos e eles vão sendo feitos durante as horas que você ficar no restaurante e, nesse meio tempo, você pede como acompanhamento um bom vinho da casa, que é a parte.
Provamos o menu de 7 pratos e todos estavam deliciosos, lembrando que existe também opção vegetariana.
Não há visita pela vinícola ou degustação dos vinhos mas, no verão, funciona a Frutotopia e que é a plantação de frutas vermelhas, que é uma ótima opção de passeio.
Todo o local é extremante agradável e indicamos não deixar fora da sua lista!
Valor: R$240,00 por pessoa o almoço sem bebida.
Localização: Estrada Major Pereira Km 5,5 Bairro Campo do Serrano.
Vinícola Villa Santa Maria
Iniciou o plantio em 2004 mas só abriu para o público em 2018 e, de lá para cá, cresceu muito. Hoje, com uma plantação de 60 mil parreiras, oferece não apenas a degustação como também conta com um espaço excelente para almoço.
O local faz a plantação e usa a técnica de poda invertida ou dupla poda colhendo as uvas no inverno no Brasil. Planta sete tipos de uvas diferentes sendo três brancas: sauvingnon blac, chardonnay e viognier e quatro tipos de uvas tintas: cabernet franc, cabernet sauvignon, syrah e merlot.
Conseguimos o agendamento para as 11 horas, para visita e almoço, possui também opção de petisco como bruschetas, mas preferimos almoçar no local e o nome tem que estar na portaria com a reserva para poder entrar no local, você irá ganhar um papel de controle que tem que ser devolvido carimbado no final.
A visita custa R$50,00 com a degustação por pessoa mas, se for só realizar a visita, o valor é R$10,00.
A degustação inicia as 11:20 horas, e você prova cinco rótulos da casa: sendo dois vinhos brancos, um vinho rosé, um vinho tinto e uma taça de hidromel. A explicação é feita por um enólogo da fazenda que é muito simpático e explica sobre os cheiros, acidez e tanino dos vinhos tomados e, por fim, as diferenças em geral, sendo muito interessante.
Após isso, se inicia a visita a vinícola, passando pelos parreirais e um local onde tem uma reunião mais intima se você quiser marcar algo na vinícola.
Almoço na Vinícola Villa Santa Maria
No almoço, há um menu degustação com 1 opção de couvert, 3 saladas mais 3 pratos mas que devem ser escolhidos sem mudanças e 2 opções de sobremesa. O menu (R$160,00 por pessoa) e se pegar com harmonização dos vinhos (R$200,00) e nessa vem 3 taças.
Pedimos um couvert que foi uma focaccia, antepasto, queijos cortados e bolinhos de peixe, tudo estava muito bom.
De salada pedimos a Caprese, mas tinha a opção Serrana e creme, mas como disse anteriormente a salada tem que estar na mesma linha do prato principal, eu adorei a salada e o molho pesto estava gostoso, acompanhando a harmonização veio uma taça de vinho branco Sauvignon Blanc da safra de 2019.
Prato principal pedimos a Maminha braseada ao molho de vinho, cogumelos flambados na cachaça, batatas assadas e farofa de bacon, mas tinha a opção de pedir uma truta ou Agnotti com ragu de cordeiro, adoramos o nosso prato e veio bem servido, acompanhando veio um vinho tinto Syrah + cabernet de sauvingnon.
Sobremesa frutas da estação com ganache ou Brownie de chocolate amargo com sorvete, que harmoniza com o hidromel.
Resumindo o lugar a visita é espetacular valendo demais visitar e comer a boa gastronomia e vinho do local.
Localização: Estrada Municipal Jose Theotonio da Silva , S/N Bairro do Baú.
Vinícola Ferreira
A Vinícola Ferreira (instagram) ainda está em construção devendo finalizar as obras em janeiro de 2022, mas já pode ir conhecer a vinícola e comer no local.
Fomos na vinícola, porque no site estava fazendo reserva para um almoço harmonizado, mas quando chegamos no local o restaurante estava totalmente em reforma e, ao invés de almoço harmonizado, estavam servindo frango com quiabo e uma garrafa de vinho.
Ficamos bem decepcionados, porque essa informação estava somente no instagram em um post que não vimos, até porque existe uma parte do histories que está escrito cardápio e tem diversos pratos.
Foi uma experiência bem decepcionante, por vários motivos, porque o lugar é muito longe em média 1 hora para chegar no local, a estrada é ruim. Além disso, entramos em contato também pelo whatsapp e ninguém informou nada, não tinha informação no site de reserva. Para piorar, não gosto de frango e nem de quiabo e tivemos que voltar até Campos do Jordão para poder almoçar.
Fica mais para frente do Restaurante Entre Vilas.
Outras Vinícolas em São Bento do Sapucaí
Vinícola Bela Vista
Essa será a vinícola mais alta do Brasil e estará 1780 metros acima do nível do mar, mas a primeira safra só estará pronta em outubro de 2022.
3. Oliq
OLIQ é um lugar surpreendente pela beleza de sua arquitetura moderna no meio do campo e, com toda a certeza, você vai amar.
Conseguiram ter a união de um lugar agradável, uma visita guiada super informativa e, por fim, uma boa gastronomia.
A história da marca é resultado da união de três amigos que, como resultado, produzem o azeite de forma sustentável. As primeiras safras iniciaram em 2009 mas somente em 2014, criaram a marca OLIQ e, em 2020, iniciou o restaurante.
Fizemos o passeio guiado que incluir a prova dos azeites extra virgens produzidos que são, só para ilustrar, de abacate e vários sabores como azeite com alecrim, pimenta dedo de moça, limão siciliano, manjericão, entre outros.
Em sua loja, vendem produtos próprios e de terceiros, como por exemplo, geleias, doce de leite e café e produtos nacionais para venda como vinhos, champanhes, cachaça e gin. São todos produtos nacionais.
O restaurante é extremamente arejado, por causa das suas amplas janelas e é muito bonito. Possui também mesas no jardim, em uma área externa.
A comida é uma delicia e todos os pratos são finalizados com os azeites da casa, até as sobremesas de tal forma que achamos diferentes e deliciosos, o pagamento varia de acordo com o prato escolhido variando de R$135,00 ate R$68,00 e possuindo opções veganas.
Por exemplo, a nossa torta de chocolate que veio com uma trama feita de azeite, em cima.
Valor: R$35,00 por pessoa a visita com degustação e o almoço variando com o prato.
Localização: Estrada do Cantagalo, km 8, s/n Zona Rural
Empório Soares
Localizado próximo do Oliq, abriu uma queijaria há 03 semanas com produtos da fazenda e de fabricação própria. Não conhecíamos mas, ao passar em frente, nos interessamos e compramos o queijo meia cura e o queijo minas e nosso veredito é que são deliciosos.
Além disso tudo, também fabricam geleia e revendem a cerveja Sevda de Luminosa MG, além de cachaças artesanais.
Localização: Estrada do Cantagalo.
4. Centro da cidade
Por mais que seja pequena, a cidade tem várias opções de lugares lindos para ir conhecer.
Portal de São Bento do Sapucaí
O portal da cidade é simples e lembra uma casa de fazenda.
Atualmente funciona como um Centro de Informação Turística com bastante material informativo da cidade, legal para pegar um mapa e ter informações de passeios na cidade.
Localização: Av. Vereador José Galdino Barbosa – Jardim dos Cisnes.
Capelas de Mosaico
Na cidade, há duas capelas construídas de azulejos e imagens de santos quebradas em obras de arte. As peças fazem parte da decoração de escolas, casas, capelas e, por fim, das estações da Via Sacra, no Morro do Cruzeiro.
Capela de Mosaico I
A centenária Capela de Santa Cruz passou a ser chamada Capela do Mosaico logo após ser revitalizada, em 2008, pelos artistas plásticos Ângelo Milani e Cláudia Vilar.
Localização: Rua Treze de Maio, 217.
Capela de Mosaico II
Pouco tempo depois, no entanto, uma outra capela de mosaico também foi construída, no caminho para a Pedra do Baú, um dos pontos turísticos mais famosos da cidade.
Ao todo, 24 artistas do Brasil e da Alemanha auxiliaram em sua construção, além das crianças sambentistas.
Pra visitar, é só parar o carro no acostamento pois ela está sempre aberta.
Localização: Avenida Sebastião de Melo Mendes.
Mirante do Cruzeiro
O Mirante do Cruzeiro é lindo, e adoramos o local para ver o por do sol, afinal, tem uma vista única para centro da cidade com as montanhas do Vale do Paraíba ao fundo.
Pra acessar o mirante, é possível subir a pé pela via sacra, mas aí recomendamos estar bem fisicamente, ou ir de carro.
No mirante, há uma enorme cruz branca e um mosaico dos pontos cardeais no chão. A entrada é gratuita e o local fica aberto 24 horas.
Localização: Rua Presidente Castelo Branco, 139.
Via Sacra do Mirante do Cruzeiro
É composta por quatorze mini capelas com imagens em mosaicos que ficam no caminho que leva ao Morro do Cruzeiro, contando as passagens de Cristo até a crucificação, mas algumas estão sem imagem ou danificadas.
Igreja Matriz
Erguida por escravos por volta de 1853 no terreno doado pelo fundador da cidade, José Pereira Alves.
Em 1885, sofreu a primeira reforma e, logo em seguida, em 1919 foram erguidas as torres central e as duas laterais. Durante esse anos, também foi esculpido o altar-mor e suas paredes laterais foram pintadas que, sem dúvida, são lindos e imponentes, juntamente com seus vitrais.
Localização: Praça Cônego Bento de Almeida
Letreiro São Bento do Sapucaí
Em São Bento do Sapucaí, há um letreiro colorido e, portanto, ótimo para tirar uma foto de recordação.
Atrás do letreiro, fica a Igreja Nossa Senhora do Rosário, que é linda também de conhecer por dentro. Por outro lado, em frente, estão os muros de mosaico da Escola Doutor Genésio Cândido Pereira.
Localização: Praça Genésio Cândido Pereira.
Igreja Nossa Senhora do Rosário
A Igreja Nossa Senhora do Rosário se encontra no marco zero da cidade, sendo a mais antiga igreja da cidade e é, com toda a certeza, muito charmosa por dentro.
Localização: Praça Genésio Cândido Pereira.
Escola Dr. Genésio Cândido Pereira
Na frente da Igreja Nossa Senhora do Rosário você irá notar uma escola, que é estadual, onde os muros da parte externa conta com trabalhos em mosaicos só que feito pelos alunos e não pelos artistas, sendo colorida e então bem bonita de se ver.
Igreja de São Benedito
Na Igreja São Benedito acontece a maior festa religiosa da cidade em homenagem ao seu santo padroeiro.
A igreja é simples mas bonita, e fica próxima a igreja dos Rosário.
Localização: Rua Major Monteiro de Carvalho.
Igreja Nossa Senhora dos Remédios
Seu formato lembra o de uma casa, onde o que se destaca são suas cores azul escuro e azul claro, ficando em uma das praças principais da cidade.
Localização: Avenida Nove de Julho.
Igreja Santo Antônio
Capela simples no início da cidade, humilde e pequena.
Localização: Avenida Conselheiro Rodrigues Alves.
Casa da Cultura Miguel Reale
A Casa de Cultura é um antigo casarão do século XIX, que foi residência do professor Miguel Reale.
Além disso, conta com a exposição da obra e vida do professor, onde se encontra objetos pessoais e móveis antigos usado na residência.
A Casa de Cultura traz exposições não apenas sobre a história local, mas também expõe obras de artes de artistas da cidade. Quando fomos, estava tendo exposição de aquarela.
Localização: Rua Sargento José Lourenço.
Cinema Paradiso
Museu do cinema, após reunir doações de objetos cinematográficos por quase 20 anos, Manoel do Cinema construiu um acervo riquíssimo, composto por filmes, câmeras, projetores, lâmpadas, cartazes, entre outros equipamentos e adaptando duas salas da casa dele para visitação pública com o intuito de compartilhar sua paixão com o público.
Localização: Praça Doutor Adhemar Pereira de Barros, 61.
Museu do Zé Pereira
O Museu do Zé Pereira inaugurado em janeiro de 2020 é o primeiro museu municipal da cidade.
Exposição de dez bonecos gigantes, e saber mais da história do bloco carnavalesco e as memórias e depoimentos dos moradores locais com o cortejo, já contado no início do texto.
A exposição ocupa três salas permanentes. E a visita no museu é gratuita.
O mercado municipal é muito pequeno e possui poucas barracas em seu interior.
Localização: Avenida Doutor Rubião Júnior, 491.
5. Cervejaria Bauzeira
Cervejaria artesanal engarrafada ou em chope de vários tipos, desde os mais tradicionais até receitas realmente especiais, afastada da cidade, num belo jardim e, desse modo, um ambiente totalmente descontraído.
São raros os restaurantes que não possuem Bauzeira a venda em São Bento do Sapucaí, porém é possível visitar a loja de fábrica e degustar as cervejas no seu jardim e provar os pratos harmonizados.
Da para fazer o tour mas tem que agendar. E possuem vários tipos de rótulos e espero que vocês gostem de um.
Os donos escalam e fazem trilha então na loja possui um local para venda de material esportivo, com ótimos preços, valendo a pena conferir.
Localização: Estrada Armando Pereira Goulart km 2 – Serranos.
6. Cachoeiras em São Bento do Sapucaí
A cidade possui cinco cachoeiras e fomos visitar todas.
Cachoeira do Poção
- Trilha fácil, curta e bem marcada.
- Estacionamento e entrada gratuita.
- Sem estacionamento demarcado.
- Apta para banho.
Nesta, não tem estacionamento marcado e, no entanto, deixamos o carro próximo a uma placa, queda pequena.
Localização: Estrada Luiz Venâncio de Souza, S/N
Cachoeira do Tobogã
- Trilha fácil e curta.
- Entrada e estacionamento gratuitos.
- Apta para banho.
Seguimos a estrada e, semelhantemente, deixamos o carro perto de uma placa. Amamos o lugar que, com toda a certeza, foi para mim a cachoeira mais bonita que conhecemos na cidade. E essa aliás não conseguimos resistir! E vou ter que dizer que água gelada para as pernas doendo e, como resultado, foi terapêutico. Afinal, não é sempre que temos uma sessão de crioterapia a disposição. Foi restaurador e, como resultado, saímos com as pernas bem mais leves e menos doloridas.
Localização: Estrada Geraldo Francisco da Costa, KM 8, S/N – Serrano.
Cachoeira dos Amores
- Trilha fácil.
- Propriedade particular R$5,00 por pessoa.
- Estacionamento já incluso e dentro da propriedade
- Apta para banho.
Esta cachoeira fica numa propriedade particular e, portanto, sua entrada não é gratuita. Fica próxima ao estacionamento. Subindo um pouco mais pela trilha cerca de 50 metros encontramos a cachoeira do Encontro, onde tem realmente um encontro de duas cachoeira diferentes, pois é muito linda!
Cachoeira do Toldi
- Trilha difícil e fechada.
- Não encontramos.
- Queda de 20 metros de altura
Nós não chegamos perto dela porque a mata é fechada e nós não encontramos o caminho da trilha.
Localização: Rodovia Benedito Gomes de Souza.
7. Bairro do Quilombo
O Bairro do Quilombo é um abrigo da arte e cultura em São Bento do Sapucaí, e todos os anos acontece a Festa do 13 de Maio, organizada pela Dona Luzia, matriarca do bairro.
A festa faz uma homenagem à libertação dos escravos, trazendo apresentações de congadas, que são manifestações cultural e religiosa de influência africana, danças, cantos e músicas. Essa festa é passada a gerações e, nesse sentido, mantendo a tradição dos quilombos.
Arte no Quilombo
É um espaço que conta com os trabalhos de 75 artesãos que desenvolvem peças artesanais.
As peças são produzidas manualmente com materiais naturais, como palha de bananeira e de milho, madeira, argila, bambu e, além disso tudo, o lugar é encantador e um valor muito acessível.
Localização: Estrada Vereador Benedito Cândido Ribeiro,km 2,5 – Quilombo
Feirinha de Artesanato
Na parte externa da Arte no Quilombo ao lado da capela existe uma feirinha de produtores locais que vão levar suas obras, é pequena mas vale a pena conhecer.
Localização: Estrada Vereador Benedito Cândido Ribeiro,km 2,5 – Quilombo
Atelie Ditinho Joana
Ateliê de peças de madeira que são lindos. O dono é o Benedito da Silva Santos é o seu apelido é de Ditinho Joana, ex – lavrador.
Iniciou seu trabalho de escultor em 1974, onde seu primeiro trabalho foi um padre e um índio feito na luz de lamparina clareado pela sua mãe Maria Joana de tal forma que essa escultura permanece até hoje em seu ateliê.
Ditinho Joana tem como principal característica registrar a comunidade rural.
Inesperadamente, o mesmo estava lá esculpindo, foi super atencioso e nos mostrou algumas de suas obras e gostamos de ir conhecer seu trabalho.
8. Atelier de Tecidos Nakawe
Sâo Bento do Sapucaí possui diversos ateliês, mas Atelier de Tecidos Nakawe é um dos mais famosos.
A artesã Claudia Mattos cria painéis, roupas, echarpes, capas de almofadas, jogos e caminhos de mesa tudo pintado à mão, usando principalmente carimbos de borracha confeccionado por ela mesma.
O grande diferencial é que cada peça tem estampas exclusivas, e nunca são repetidas, só esta funcionando com hora marcada nos agendamos, mas na hora a Claudia teve um contratempo e não conseguimos conhecer o atelier.
Localização: Estrada do Paiol, no Km 13,5.
9. Mirante Belvedere Serrano
O Mirante Belvedere Serrano, que fica cerca de 12 Km do centro de São Bento do Sapucaí, é um Deck de madeira na divisa com Minas Gerais, a fim de ter uma vista pelo outro lado da cidade .
O acesso é feito em parte por estrada de terra, mas compensa pela vista privilegiada pra Serra da Mantiqueira, é possível até mesmo avistar a Pedra do Baú.
Localização: Estrada Carmelina Francisca da Rosa Barros.
10. Onde Comer em São Bento do Sapucaí
De Ghust Pizza na Pedra
Um local simples e, com toda a certeza, oferece uma das melhores pizzas que eu já comi. De massa fina, recheio suficiente e, desse modo, com muito sabor! Na cidade esse vai ficar em primeiro lugar na nossa indicação!
Localização: Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 400.
Torta na Montanha
Empório Café aberto sábados, domingos e feriados das 13h ás 18h, com um jardim lindo e redes para deitar. O local possui um café da manhã especial de tal forma que pode ser agendado pelo telefone (12) 9 9663 5120 ou pelo link que está na bio do instagram.
No local, há também geleias, bolinhos de frutas e temperos diferentes a venda e, de fato, adoramos o local.
Bistrô R.C.S Vinhos Finos.
- Lugar agradável e aconchegante.
- Restaurante a la carte.
- comida brasileira, mas possui também opções vegetarianas.
Jantamos na sexta a noite pré prova nesse restaurante e por causa do número de pessoas na cidade a nossa comida demorou para ficar pronta, cerca de 1 hora e 30 minutos para preparem um prato de risoto de palmito, entretanto, bem gostoso e de bom preço.
Localização: Praça Dr. Adhemar Pereira de Barros, 03.
Taipas Restaurante
- Restaurante self service com sobremesa inclusa
- Comida brasileira
Depois da prova, almoçamos uma bela feijoada, afinal era sábado. É um restaurante de comida mineira por quilo self-service onde comemos feijoada feita no fogão a lenha e, por isso, achamos uma delícia.
Localização: Rua Des. Afonso de Carvalho, 200.
Restaurante Trincheira & Trattoria
- Lugar é lindo.
- Restaurante a la carte.
- Comida Italiana, brasileira e opções veganas.
Antes da premiação, nós jantamos no Restaurante Trincheira, dentro do hotel onde a prova ocorre e a comida estava gostosa e veio muito rapidamente, ou seja, foi possível jantar com calma.
Localização: Avenida, Rod. Benedito Cândido Ribeiro, 1403.
Restaurante Pedra do Baú
- Restaurante com buffet com preço fixo ou a la carte.
- R$36,00 por pessoa.
- Comida Brasileira
Almoçamos no restaurante pela proximidade a Pedra do Baú, com enorme o salão mas mesmo assim pegamos uma fila de espera. Vale muito a pena pela vista.
Localização: Rua das Araucárias, s/n.
Restaurante Sabor da Serra
- Restaurante com buffet com preço fixo.
- R$45,00 por pessoa.
- Comida Brasileira
Gostamos da comida estava servindo feijoada porque era sábado e com bastante opções de sobremesa.
Localização: Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 128.
Cafeteria Baú das Delicias
Cafeteria localizada no centro aconchegante e bonita com diferentes tipos de café, salgados e bolos. Na loja ainda vende doce de leite e geleias e tudo muito gostoso.
Localização: Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 210.
11. Outras Dicas
Escola de Chá Embahú: cursos voltados para a cultura do chá, fundada em 2013 pela especialista Yuri Hayashi, sendo a primeira e única escola física de chá do Brasil, mas que está fechada por causa da pandemia.
Queijo do Baú: é uma queijaria artesanal que busca preservar a produção do queijo do baú, visto que é considerado patrimônio gastronômico de São Bento do Sapucaí.
Pode fazer a visitação somente no sábado de manhã, mas não estão vendendo o queijo atualmente no local somente na cidade.
Museu da Revolução do 32: Inaugurado em 2004, foi instalado em uma casa construída em pau-a-pique, que fica em cima de uma trincheira original da Revolução Constitucionalista de 1932.
Museu de Carro de Boi: Inaugurado no dia 27 de Outubro de 2016, o museu homenageia o Joaquim Pereira da Costa, conhecido como Quim Costa que construía carro de boi com suas ferramentas.
Muman: Museu da Mantiqueira, a principio como museu virtual, funciona não só como espaço de convivência coletiva mas também como coworking, espaço de leitura, oficinas e pequenas exposições.
Quinta dos Cogumelos: A mesma nasceu do sonho de um casal que resolveu investir no Brasil, mas com experiência adquirida no exterior.
Os cogumelos, em suma, são produzidos em ambientes totalmente controlados com excelência na qualidade de armazenamento e transporte. Espaço aberto a visitação mediante agendamento mas os horários são bem restritos.
Leia mais sobre outras regiões que visitamos em Santo Antonio do Pinhal.
[…] São Bento do Sapucaí […]
[…] São Bento do Sapucaí […]
Lindos lugares e ótimas dicas! Muito bom!
Que bom que gostou!
Aliás, há algumas rotas por volta da cidade, bem sinalizadas, para o pessoal do pedal.
Muito completa as informações. Gostei muito do site de vcs.
Obrigada pela visita e ficamos felizes que você tenha gostado!
[…] São Bento do Sapucaí […]
[…] São Bento do Sapucaí […]
[…] São Bento do Sapucaí – Pedra do Baú […]