jardim botanico curitiba
Brasil,Paraná

O que fazer em Curitiba

Curitiba é a capital do estado do Paraná, na região sul do Brasil, é um ótimo destino para quem quer conhecer um lugar novo no feriado ou em um final de semana pois a cidade oferece inúmeras opções de lazer.

Com fama de ser bem organizada, ter muita área verde e com uma grande mudança de temperatura durante o dia, portanto verifique o tempo antes de sair de casa e leve todo tipo de roupa.

Quando ir para Curitiba

Curitiba tem uma instabilidade de tempo muito grande podendo fazer sol, chuva e frio no mesmo dia e possui uma alta densidade pluviométrica durante o ano inteiro, mas pode ir aproveitar a cidade o ano todo e vamos explicar as diferenças. Quando as temperaturas estiverem altas, há possibilidade de chuva a tarde, ou seja, os meses do verão de janeiro e fevereiro.

Para quem gosta de curtir o friozinho do inverno então ir em junho e julho que também são meses secos com baixa chance de chuva.

Os meses que tem maior probabilidade de chuva são de outubro a março, podendo pegar o dia inteiro chovendo, mas a maior probabilidade e de pancadas de chuva a tarde e começo da noite.

E os melhores meses para visitar Curitiba são de abril e setembro, para ter menos probabilidade de chuva e escolhendo se você prefere pegar mais frio ou calor, sendo ótimo o outono, porque não tem o frio e nem as chuvas entre abril e maio.

O turismo aumenta na cidade no Festival de Teatro, que acontece em março e por isso atrai um grande número de turistas. O outro é o Natal Luz, que enche Curitiba de atrações no mês de dezembro, os parques ficam iluminados e tem a atração da noite com o Papai-Noel.

Como ir para Curitiba De São Paulo

A cidade de Curitiba está a 405 km de distância de São Paulo. Podendo ir de avião, carro ou ônibus.

A principal forma chegar na cidade é por via aérea. O maior aeroporto de Curitiba é o Aeroporto Internacional de Curitiba – Afonso Pena (CWB), que está localizado em São José dos Pinhais, distante 18 km do centro da cidade. A duração do voo é de 45 minutos até 1 hora, se o voo for direto.

Uma curiosidade é que não há voo direto de cidades da região norte e nordeste para Curitiba, portanto tem que pegar uma conexão em uma cidade do sul ou sudeste.

Do aeroporto para o centro pode alugar um carro, taxi ou Uber.

Ônibus de São Paulo para Curitiba a viagem leva em média 6 horas. Os ônibus saem da Rodoviária Tietê são das viações Cometa e Itapemirim, e o passageiro pode optar por viajar em carros tipo convencional, semi-leito ou leito. Ao chegar a Rodoferroviária de Curitiba tem localização próxima ao Centro Histórico cerca de 2 km.

Carro os 405 km podem ser feitos em mais ou menos 5h30 de duração e vai pela BR-116, ligação de Curitiba com São Paulo.

O que fazer em Curitiba

Jardim Botânico de Curitiba

Esse é o grande cartão postal da cidade sendo bem difícil resistir a tamanho beleza, não só pelos seus lindos jardim mas também pela charmosa cúpula de vidro que decora o centro do parque. Seu projeto foi inspirado no Palácio de Cristal de Londres e com toda a certeza renderá lindas fotos.

jardim botanico curitiba
Jardim Botânico

Museu Oscar Niemeyer (MON) 

É um edifício do Museu de Arte Moderna (site) onde pode-se tirar várias fotos, porque possui o formato de um olho e foi projetado por Oscar Niemeyer. É um dos melhores espaços dedicados à arte em Curitiba e, além disso, oferece exposições permanentes e itinerantes. O acervo conta com nomes como Di Cavalcanti, Andy Warhol, Tarsila do Amaral, Candido Portinari, Tomie Ohtake, entre outros.

museu de arte moderna curitiba
Museu de arte moderna

Ópera de Arame e o Parque das Pedreiras

Outro cartão postal da cidade, com toda a certeza, é a Opera de Arame onde sua grande cúpula com sua estrutura de vidro serve como palco para espetáculos dos mais variados estilos. A Ópera de Arame forma, junto com o Espaço Cultural Paulo Leminski, um grande espaço dedicado à arte e cultura em Curitiba. Ingresso de R$15,00 por pessoa.

Localizado dentro do Parque das Pedreiras (site), o complexo conta ainda com o restaurante Ópera Arte que fica à beira do lago onde tem uma plataforma flutuante onde artistas se apresentam enquanto você faz a refeição e é lindo de ver e a comida também é ótima e bem servida.

opera de arame curitiba
Opera de Arame

Oi Torre Panorâmica

Com mais de 100 metros de altura e visual 360º para a cidade, a torre da Oi é um dos melhores pontos para observar Curitiba, o melhor horário seria para ver o por do sol, mas pela sua beleza vale ir em qualquer hora para conhecer a cidade.

Oi Torre Panorâmica Curitiba
Oi Torre Panorâmica

Memorial Ucraniano

Memorial Ucraniano fica a 5 minutos do parque Tingui. O espaço é bastante curioso pois conta com casas construídas em estilo bizantino e cercadas por jardins que são lindos e cheio de flores coloridas. O destaque é a réplica da Igreja de São Miguel, originalmente construída na Serra do Tigre. No seu interior é contada a história da Ucrânia desde a sua formação até uma exposição de pêssankas.

Pêssankas são ovos coloridos pintados à mão e característicos da cultura ucraniana, para celebrar o início da primavera e hoje com o catolicismo simboliza a Páscoa. Na área externa, atrás da igreja possui uma escultura referência a essa tradição. Possui uma loja na parte externa que vendo produtos ucranianos inclusive os ovos e também funciona como cafeteria.

O memorial foi construído em homenagem ao centenário da imigração Ucraniana em Curitiba. O inicio da imigração foi 1891 quando oito famílias vindas da Ucrânia chegaram à cidade e hoje existem mais de 45 mil moradores na cidade.

Observação o parque está lotado de mutucas e mosquitos, então levar repelente!!!!!

Memorial Ucraniano curitiba
Memorial Ucraniano

Centro Histórico de Curitiba

O centro histórico oferece diferentes opções de passeio, para deseja fazer um tour guiado pelo Centro Histórico e não se incomoda em caminhar poderá recorrer ao Curitiba Free Walking, todos os sábados, às 11h e o tour sai da escadaria do prédio histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade.

Para quem não gosta tanto de andar existe um Ônibus Linha Turismo (URBS) que passa por 26 pontos turísticos de Curitiba, são 48 km em 3 horas de passeio e sai na frente da Catedral fazendo diversos pontos pela cidade ou fazer você mesmo andando pelo centro.

Acabamos fazendo por conta o passeio, mas temos interesse em fazer os outros tours.

Em torno de todo o centro antigo é possível ver o contraste do antigo andando com o novo e é lindo de ver quando as casas estão bem restauradas.

Contraste no centro histórico
Contraste no centro histórico

Paço da Liberdade – Sesc

Inaugurado em 24 de fevereiro em 1916. O prédio é tombado pelo patrimônio municipal e pela Secretária de Estado da Cultura do Governo do Paraná, além do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN).

Reinaugurado em 2009, após passar por uma restauração custeada pelo SESC, tornou-se um centro cultural administrado pela instituição. E de todos os prédios esse é um dos mais bonitos na região.

Sesc Paço da Liberdade
Sesc Paço da Liberdade

Largo da Ordem

O Largo da Ordem é o ponto onde teria começado a cidade de Curitiba, no final do século XVII enquanto que nos séculos XVIII e XIX, foi ponto de grande movimento comercial. Hoje, os prédios que datam desse período ainda abrigam comércios agitados e alguns traços da história local.

Aos domingos ocorre uma feira, muito conhecida, das 09 as 14 hs no Largo da Ordem que fica no centro histórico de Curitiba e possui diversas barracas de comida, antiguidades e lembranças da cidade como: canecas, panos de prato, objetos de madeira , portanto, coloque na suas lista se você for passar o final de semana na cidade.

E se você for indicamos uma roupa confortável e tênis, porque a feira é enorme e vai pegando todo o centro.

feira do largo da ordem
Feira do largo da ordem

Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Chagas

Mais conhecida simplesmente como Igreja da Ordem, foi construída em 1737 e é portanto a igreja mais antiga de Curitiba. Originalmente, ela era chamada de Igreja de Nossa Senhora do Terço mas o nome atual foi dado com a chegada a Ordem de São Francisco em Curitiba, em 1746. Linda de conhecer, aquelas igrejas bem simples e lindas por dentro.

Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Chagas
Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Chagas

Casa Romário Martins

Construída no século 18, em estilo colonial português, a Casa Romário Martins é considerada a casa mais antiga de Curitiba. E já foi moradia até o início do século passado, quando passou a abrigar o armazém de secos e molhados de propriedade de Guilherme Etzel e em seguida, a partir de 1930, o armazém do Roque.

Inaugurada em 14 de dezembro de 1973, a Casa Romário Martins passou a sediar o primeiro núcleo com o intuito de preservar os suportes da memória de Curitiba, base inicial da Casa da Memória e da Diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Cultural de Curitiba. Recebeu o nome do cronista e historiador curitibano Alfredo Romário Martins (1874-1948).

Casa Romário Martins curitiba
Casa Romário Martins

Catedral de Curitiba

Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais é, sem dúvida, a principal igreja da Arquidiocese de Curitiba (site). Em 1668, uma pequena igreja de pau a pique existia no local. Entretanto, em 1721 foi erguida uma maior, em pedra e barro que, por sua vez, foi demolida entre os anos de 1875 e 1880, para edificar a atual Catedral, cujos trabalhos ocorreram entre 1876 e 1893.

A catedral foi construída em estilo neogótico e foi inspirada na Catedral da Sé de Barcelona, na Espanha. A igreja dentro é muito bonita e sendo assim vale a pena a visita.

catedral de curitiba
catedral de Curitiba

Mercado das Flores

Localizado atrás do SESC Paço da Liberdade, é um lugar ótimo para comprar uma flor ou um buque para dar de presente.

mercado das flores curitiba
Mercado das Flores

Fundação Cultural de Curitiba

A Fundação Cultural de Curitiba nasceu do processo de transformações urbanas vivenciado pela cidade nas décadas de 1960 e 1970, que envolvia não apenas uma série de ações de planejamento mas também uma política de preservação da cultura e da história da cidade.

Tanto a definição do Setor Histórico, como a criação do Centro de Criatividade de Curitiba e, por fim, a inauguração do Teatro do Paiol, ocorreram no início dos anos 70. Quando fomos, estava tendo uma exposição gratuita de quadros com aquarela que pareciam fotografias e o lugar é muito agradável. Confira a programação no site.

Fundação Cultural de Curitiba
Fundação Cultural de Curitiba

Associação Guiseppe Garibaldi

A Sociedade Garibaldi foi fundada em 1883 e sua sede foi projetada por Ernesto Guaita. Localizada na Praça Garibaldi, no coração do centro histórico de Curitiba e foi criada com o intuito de reunir os imigrantes italianos em Curitiba.

O palácio está super bem conservado e é utilizado para eventos.

Associação Guiseppe Garibaldi curitiba
Associação Guiseppe Garibaldi

Igreja Nossa Senhora do Rosário de São Benedito

Localizado no Largo da Ordem, na frente da Praça Garibaldi, construída em estilo barroco, foi inaugurada em 1946, erguida no mesmo local da antiga igreja, demolida em 1931

Um curiosidade é que foi construída por e para os escravos, inaugurada em 1737, em estilo colonial. Foi o terceiro templo de Curitiba, depois da Matriz e da Igreja da Ordem. Denominada Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de São Benedito, com a abolição da escravatura passou a ser conhecida como Igreja dos Mortos e, atualmente, também é conhecida por Santuário das Almas.

Tombada pelo município de Curitiba, é uma UIP (Unidade de Interesse de Preservação), pois mantém as características da arquitetura neocolonial da cidade.

Igreja Nossa Senhora do Rosário de São Benedito
Igreja Nossa Senhora do Rosário de São Benedito

Palácio Belvedere

Sua construção ocorreu em 1915 sobre o terreno da antiga capela do Alto do São Francisco. O engenheiro e então prefeito da capital, Cândido Ferreira de Abreu foi quem o idealizou e projetou, para ser um Mirante, já que o ponto era o mais alto do então centro urbanizado da cidade.

Permaneceu até 2022 como mirante, depois foi uma cede de uma rádio, um observatório astronômico e hoje funciona a Academia Paranaense de Letras e no térreo um café-escola pelo Senac. O prédio é um patrimônio histórico do Governo do Estado, tombado em 1966.

Palácio Belvedere curitiba
Palácio Belvedere

Museu Paranaense

Mantido pelo governo estadual, foi fundado em 25 de setembro de 1876, sendo considerado o terceiro museu mais antigo do Brasil. Além das salas de exposições históricas do acervo, possui salas para exposições temporárias organizadas dentro de temáticas com contexto histórico e social.

A entrada é gratuita e pegamos uma exposição sobre os índios que viverem na região e em todo o Brasil e achamos a exposição um pouco confusa, faltando algumas explicações e links, mas vale a pena para conhecer.

Museu Paranaense
Museu Paranaense

Palácio Avenida

Palácio Avenida é um edifício histórico de Curitiba. Construído a partir de 1927 e inaugurado em 1929, foi erguida pelo imigrante e empresário sírio-libanês Feres Merhy.

O local já abrigou escritórios, lojas, cafés (como o folclórico Café Guairacá) e, além disso, o Cine Avenida, uma das primeiras salas de exibição da capital paranaense. Hoje pertence ao Bradesco, tornando-se o edifício, sede regional da instituição. O andar térreo é uma agência bancária, enquanto próximo ao terraço esta instalado o “Teatro Avenida”, que tem capacidade para 250 espectadores.

Palácio Avenida curitiba
Palácio Avenida

Rua Monsenhor Celso

O primeiro nome da atual Rua Monsenhor Celso foi Rua Formosa mas, na década de 30 a rua assumiu o nome atual em homenagem ao vigário muito querido na capital, Monsenhor Celso Ityberê da Cunha.

Nessa rua, prevaleciam moradias além de alguns comércios que marcaram a época como por exemplo a Alfaiataria Bom Marché, a Chapelaria Elegante e o luxuoso Club Curitibano.

Rua Monsenhor Celso curitiba
Rua Monsenhor Celso

Passeio Público

Passeio Público é o parque mais antigo e central de Curitiba e, além disso, a população o conhecia como Jardim Botânico e foi também o primeiro zoológico da cidade. 

Os portões da sua entrada principal, pela Carlos Cavalcanti, são originais e históricos, inspirados no portão do Cemitério de Cães de Paris, que é exemplo universal de amor e respeito aos animais. 

O lugar é ótimo para fazer um passeio em um dia de sol e levar crianças no fim de ano pois ocorre um evento do Natal Luz bem bonito de ver a iluminação e decoração.

Passeio Público curitiba
Passeio Público

Memorial Arábe

É um ponto turístico em homenagem à cultura árabe e funciona como biblioteca especializada e, além disso, tem um café. O prédio lembra o estilo arquitetônico das edificações mouriscas por elementos como a abóbada, as colunas, os arcos e, por fim, os vitrais. 

Com pouco mais de 140 metros quadrados de área construída, o Memorial tem o formato de um cubo e está colocado sobre um espelho d’água. No interior da construção, sobre um pedestal de mármore, está a escultura representativa do escritor Gibran Kalil Gibran que também dá nome a praça.

Memorial Arábe curitiba
Memorial Arábe

Mercado Municipal

Fundado em 1958, o Mercado Municipal de Curitiba é ótimo para quem gosta grande feiras, ou para comprar, ou para comer. O espaço possui barracas diversificadas como por exemplo com temperos, queijos, frutas, verduras, carnes e todo tipo de bons ingredientes para um delicioso prato.

Possui também uma parte com quiosques e restaurantes, onde é possível experimentar pratos típicos curitibanos, como o barreado, o pão com bolinho e a carne de onça, e não apenas restaurante por quilo para uma refeição rápida como também japonês também estão entre as opções.

mercado municipal curitiba
Mercado Municipal de Curitiba

Parques de Curitiba

A cidade transformou o antigo problema com enchentes em atração turística pois lagos e parques foram construídos para dar vazão às chuvas e hoje embelezam a cidade e atraem muitos visitantes. E os parques e bosques tem a entrada gratuita!

A dica é levar repelente em todos os parques, para não ser devorado pelos mosquitos, porque acaba tendo muitos insetos na região.

Bosque Alemão

Com diversas homenagens aos povos germânicos que fazem parte da história da cidade, o Bosque Alemão encanta não só pela natureza quanto pelas construções, como também pela fachada da Casa Milla, um belo exemplar da arquitetura alemã na cidade.

Por toda a trilha, existem placas que narram o conto de João e Maria, dos irmãos Grimm. Por fim, uma sala de leitura, onde as crianças podem ouvir histórias, completa o passeio.

bosque do alemao curitiba
Bosque do Alemão

Parque Tanguá

Esse parque fica lindo ao entardecer. O edifício em forma de semicírculo e com uma passarela suspensa, à beira de uma antiga pedreira. Tem um mirante estratégico com o fim de curtir a vista. Na época de natal, fica repleto de luzes e com um carrossel e, por isso, é lindo de visitar, mesmo durante a noite.

parque tangua curitiba
Parque Tanguá

Parque Tingui

Parte do maior parque ambiental linear do país, implantado às margens do rio Barigüi, recorda os indígenas que aqui habitavam, através da estátua do Cacique Tindiqüera. No local, há muitas opções de lazer como por exemplo pista de corrida, área para churrasco e playground.

Abriga também o Memorial Ucraniano que fica a 5 min de carro.

parque tingui
Parque Tingui

Parque Náutico

É um parque com estrutura não somente para a prática de esportes tradicionais mas também de treinos de navegação não poluentes (remo, vela e canoagem), também por paratletas, no lago que o Rio Iguaçu forma no local.

Com pista de caminhada com 5 km, instalação de academia ao ar livre, parquinho e até da Praça do Circo.

parque nautico
Parque Náutico

Outras Dicas

Curitiba tem diversos parques como já falamos e ai vão outras dicas.

Parque Barigui

Faça um passeio à beira do lago ou do Rio Barigui e você certamente encontrará capivaras. Parque bom para realizar passeios de bicicleta pela ciclovia ou para fazer uma corrida e, além disso, é um dos maiores da cidade. No entardecer, tire foto da skyline de Curitiba com reflexo no lago.

Bosque do Papa

Construído após à visita que o Papa João Paulo II fez a Curitiba em 1980, o Bosque do Papa também é uma homenagem aos povos poloneses que fazem parte do grupo de imigrantes que além disso ajudaram a construir a identidade cultural de Curitiba.

Memorial da Imigração Polonesa funciona lá e lembra a arquitetura típica daquele país e além disso trazem ainda objetos históricos, como maquinários utilizados na época da primeira imigração polonesa, em 1871.

Bosque Zaninelli

O que parece ser um paredão de pedra natural, mas é uma obra da extração mineral que ocorreu no local. Hoje no há uma bela área verde e um prédio que funciona a Unilivre – Universidade Livre do Meio Ambiente. O espaço é para acadêmicos.

Leia mais sobre cidades próximas a Curitiba em Colônia de Witmarsum.

Você também pode gostar...

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.