O Saco do Mamanguá em Paraty é considerado o único fiorde no Brasil, mas vamos explicar o que um fiorde?!
O fiorde é uma grande entrada de mar cercada por altas montanhas rochosas. Paisagens assim são comuns nos países escandinavos como Dinamarca, Noruega e no Rio de Janeiro, como você pode ver.
Como chegar no saco do Mamanguá em Paraty
Localizado em Paraty Mirim, possui uma entrada para o mar com 8 km de extensão e 2 km de largura, de tal forma que nele há 33 praias e 8 comunidades caiçaras, sendo um refúgio na Mata Atlântica. Recomendamos subir até o topo do Pão de Açúcar com o intuito de ter a melhor vista do local.
Para chegar no pico do Pão de Açúcar, a maneira mais fácil é ir de carro para Paraty Mirim até à igreja Nossa Senhora Da Conceição, num trajeto que dura cerca de 30 minutos desde a saída de Paraty e, logo depois, alugar uma lancha até o até o saco do Mamanguá, cuja viagem dura mais 17 minutos.
O telefone do barqueiro para quem quiser entrar em contato é +55 24 99219-6925 e seu nome é Nivaldo. Pagamos R$250,00 pelo passeio para nós dois.
Assim que você chega na ilha tem que combinar o horário que o mesmo irá pegar vocês na volta, colocamos duas horas porque fizemos rápido a subida, mas sinceramente vale a pena colocar umas 3 a 4 horas, porque o visual é simplesmente maravilhoso.
Sobre a trilha do Pão de Açúcar
- Trilha de dificuldade média, porque é só subida, porém facil sinalização.
- Distância: 3 km total.
- Altimetria: 398 metros.
- Altitude do pico: 400 m.
- Tempo de trilha: 2 horas (ida e volta).
- Custo: R$250,00 para o barqueiro.
- Subida até o Pico do Pão de Açúcar: Gratuito.
A trilha é bem simples saindo da praia do Cruzeiro, que é a praia que o barqueiro te deixa, sendo bem sinalizada de dificuldade moderada, com 1,5 km até chegar ao topo, mas praticamente só subida bastante íngreme, com mata bem fechada e, portanto, o lugar é úmido pois não bate sol.
A vantagem de visitar o fiorde é que da para aproveitar suas belas praias de águas esverdeadas, mas como estamos falando que o oceano está entre montanhas, espere encontrar também uma vegetação vivíssima por todos os lados.
Achamos que o esforço a subida vale super a pena, mesmo tendo que dirigir até Paraty Mirim e pegar o barco, porque a vista do lugar é muito paradisíaca e o mar envolvendo as ilhas torna a vista imperdível.
Saiba mais sobre a nossa viagem para Paraty e os alambiques que conhecemos.
[…] Saco do Mamanguá […]
[…] Saco do Mamanguá […]