sao jose do barreiro
Brasil,São José do Barreiro,São Paulo

São José do Barreiro e Serra da Bocaina

A Serra da Bocaina tem 1.040 km quadrados e fica na divisa de SP e RJ e, quando estávamos em Penedo, vimos num mapa que não era tão longe e, dessa forma, fomos conhecer essa região, a cerca de 2 horas de viagem para a cidade de São José do Barreiro.

Em princípio, escolhemos visitar duas atrações: o Morro do Tira Chapéu e a Cachoeira Santo Isidro, esse último fica dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina, famosa por ser caminho da Trilha do Ouro que liga São José do Barreiro até Angra dos Reis.

Entre a cidade e a estrada para o Parque há diversos mirantes cujas vistas são deslumbrantes. Apesar de termos visto carros comuns, recomendamos fortemente ir de carro 4×4 bem alto. A vista, entretanto, vai mudando e algumas vezes acaba sendo a mesma cada vez de um lugar mais do alto, sendo bonito e interessante.

Para chegar à entrada do Parque, pegamos a Rodovia Francisca Mendes Ribeiro (SP 221), conhecida localmente não só por estrada da Bocaina mas também como por estrada do Parque. Leva-se cerca de 1 hora para percorrer os 27 quilômetros de estrada maltratada que varia entre terra e asfalto.

Mirante em São José do Barreiro os mesmo estão por toda a estrada quase até a chega do parque
Mirante em São José do Barreiro

Pico do Tira Chapéu

É confuso chegar até o início da trilha. Pesquisamos no Wikiloc e Garmin e nosso começo de trilha seria numa capela a beira da estrada, mas seguimos a orientação de uma ciclista que encontramos, fomos até a Casa de Pedra e, uns 500 metros depois, estacionamos o carro na Fazenda Pinheirinho.

Fazenda Pinheirinho em sao jose do barreiro
Fazenda Pinheirinho

De lá nos informaram continuando a estrada “logo depois do mataburro” o iniciava a trilha. Não tinhamos a distancia exata mas, depois de muitas dúvidas, chegamos até o mata burro e vimos início da trilha, a esquerda da estrada. O mataburro fica a uns 2km da casa da fazenda. É melhor deixar o carro na fazenda pinheirinho, pois no mataburro não tem espaço para estacionar e não é seguro deixar o carro na estrada.

Pela trilha, subimos margeando as cercas de arame farpado da mesma propriedade particular onde estacionamos o carro, e fomos num ritmo bem lentto, visto que a subida é bem íngreme. Esta cerca segue até a trilha mais utilizada até o Tira Chapéu. Ao chegar ao pico, a vista é impressionante. De um lado, pode-se ver a Pedra da Mina, o Pico do Picu (em Itamonte) e o Parque Nacional de Itatiaia) e até mesmo a Pedra Selada, em Visconde de Mauá. Do outro lado, avista-se a baía de Angra dos Reis, de onde avistamos até navios ancorados. É uma das vistas mais bonitas que fomos, perdendo apenas para a do Saco do Mamanguá.

vista angra dos reis Morro do Tira chapeu em São José do Barreiro
Vista Angra dos Reis
Vista da esq para a direita Serra fina- Pico- Parque de Itatiaia
Serra fina- Pico- Parque de Itatiaia

Você sabe que chegou quando visualiza no alto do morro, uma cruz e uma placa e logicamente a vista que descrevemos acima.

Cruz no morro do tira chapeu indicando a chega até o topo em São José do Barreiro
Cruz no morro do tira Chapéu
placa no morro do tira chapeu
Placa no Pico do Tira Chapéu

A volta da trilha do Pico do Tira Chapéu

A descida foi feito pelo caminho planejado inicialmente, passando pelo Morro da Boa Vista, quase sempre descendo, chegando numa outra estrada de terra logo depois de atravessar um pequeno bosque. Em seguida, chegamos uma estrada que contornamos e chegamos até a fazenda pinheirinho.

Nossa ideia inicial era começar e terminar por essa última estrada mas, devido as informações que recebemos, fomos pela Fazenda Pinheirinho. Aparentemente, o percurso do nosso plano inicial era mais simples.

Powered by Wikiloc

Cachoeira de Santo Isidro

A cachoeira de Santo Isidro está localizada dentro do Parque Nacional da Bocaina que é um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica do Brasil, está localizado em uma área de 104 mil hectares e ocupa não apenas o estado de São Paulo como também do Rio de Janeiro. A entrada é gratuita.

entrada do parque da serra da bocaina
Parque Nacional da serra da bocaina

A cachoeira se encontra em uma trilha cerca 1,5 km (somente ida) e é a mais próxima da portaria do parque em uma trilha bem demarcada, por isso não precisa de guia. Com 50 metros de altura e embaixo forma um poço grande, de fundo arenoso, ideal para banho.

a trilha até a cachoeira de santo Isidro em São José do Barreiro
A trilha até a cachoeira
cachoeira de santo Isidro 70 metros de queda
Cachoeira de Santo Isidro

Cuidado na hora da ida você irá cruzar um rio, esse não precisa ser cruzado e nem precisa molhar seus sapatos, porque existe uma ponte que está com uma seta trilha do ouro por ali você contorna o caminho e não se molha.

No parque existem outras cachoeiras, mas a distância era muito maior e já estávamos sem tempo, a Carol já fez a trilha do Ouro e garante que é uma travessia muito linda e indicamos fazer. Só tomar cuidado com a segunda parte da travessia que tem muita pedra sabão podendo assim escorregar.

Powered by Wikiloc

Leia mais sobre a nossa viagem em Serrinha do Alambari.

Você também pode gostar...

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.