Localizado na zona sul de São Paulo na Rua Rua Áurea, 285, Vila Mariana, o Ae Cozinha (instagram) é um restaurante de comida brasileira.
Cozinha dos Chefs Ygor Lopes que foi estagiário no D.O.M. do Alex Atala e nos espanhóis Nerua Guggenheim Bilbao e Quique Dacosta e Walkyria Fagundes que é a confeiteira e, anteriormente, passou por formações e experiências nas cozinhas na italianas e espanhola. Formam um trio com o sócio Felipe Primi, formado também em gastronomia, e cuida da administração do negócio e da operação do salão.
O AE! propõe uma experiência ao mundo do descobrimento gastronômico por meio de potentes sabores extraídos de cada ingrediente através de técnica culinária apurada.
O Chef trabalha com ingredientes sazonais ou o melhor do mercado, ganhando assim, pelo Guia Michelin, a qualidade de restaurante Bib Gourmand. Com um cardápio brasileiro, muito cuidadoso, com uma atenção especial para sustentabilidade, que oferece pratos que brincam com nuances, texturas e apresentações.
Indicamos fazer reserva, porque o local é pequeno, ainda mais agora na quarentena.
Local
Comida servida em um antigo e pequeno sobrado da década de 50, com uma decoração simples e acolhedora. Tem mesas e cadeiras de pinus.
Possui um salão interno e um balcão na frente da cozinha se você quiser passar para tomar um drink.
O cardápio tem um roteiro, de tal forma, que você escolhe sua combinação de snacks, entrada, prato principal e sobremesa, a um valor fixo de R$120,00 por pessoa. O snack vem todas as opções, mas os outros pratos você escolhe uma opção em três que eles oferecem.
Todos os vinhos da casa são naturais ou orgânicos e, dentre tantas opções, por fim, escolhemos um vinho Branco Dieu Donné – AS 100% Sauvignon Blanc Org, da África do Sul, que estava maravilhoso e sabor super suave e fresco.
Snacks
Das 4 etapas, este é o único que você não precisa escolher porque são servidos: pão de queijo com queijo trilha, parmesão e mel de Jataí, parfait de fígado de galinha, manteiga cítrica e brioche tostado e shot de uva verde, agua de coco e trevo.
Gostamos de tudo principalmente do pão de queijo que estava espetacular. Além disso, o mel ornou perfeitamente e o shot, para limpar o paladar, dava a impressão de ser gaseificado.
Entrada
Havia duas opções e, sendo assim, pedimos uma de cada: tartare de beterraba, maionese de ostras, alho poró grelhado, vinagrete de manteiga noisette, avelas e agrião. Estava bom.
Pupunha grelhada, pesto de abobrinha com ervas com somé de tomate pottarga, chuchu e picles de cebola. Sem dúvida, a pupunha estava com um gosto forte e realçava com o molho.
Prato Principal no Ae Cozinha
Pescado na brasa, purê de couve flor com pastinaca, farofa de aviú, laranja veloutè de cenouras e manjericão. O pescado foi o robalo posto que não tinha um gosto forte e o purê estava gostoso.
Costelinha glaceada, purê de abóbora, cebola assada, couve crespa e salsa verde com mostarda fermentada e pimenta de cheiro. A costelinha era de porco estava muita gostosa, mas não derretendo, com uma casquinha bem crocante e o purê estava saboroso e uma ótima textura.
Sobremesa no Ae Cozinha
Todas estavam com sabores bem característicos sendo escolhidas pelo jeito que você gosta de sobremesa
Tarte tartim, cumaru e sorbet de mel com estragão, era a sobremesa a menos doce e, dessa forma, com um sabor bem marcante da massa de cumarú.
Coco, cupuaçu, manga e uísque, essa é uma sobremesa refrescante e estava deliciosa.
Paris-Brest de café com gel de gengibre e sorvete de caramelo salgado, era no entanto, a mais doce e o sorvete estava incrível.
Valor
Por fim, o valor da comida, mais o vinho e água foi de R$180,00 por pessoa.
Leia mais sobre restaurantes Bib Gourmand em Restaurante Banzeiro.
[…] Ae Cozinha […]