Pedra Grande Atibaia subida
Atibaia,Brasil,São Paulo

Atibaia – treino na Pedra Grande

Em Atibaia, a Pedra Grande é um local muito procurado pelos corredores de trail em SP, pois é um destino perto da capital e com trilhas roladas e muitas subidas e descidas. Também dá para ir de carro e apreciar a vista, mas aí não teria emoção!

  • Trilha de dificuldade média.
  • Altitude: 1450 m.
  • Estacionamento e parque grátis.
  • Contratar guia.

Como chegar até a Atibaia na Pedra Grande

Como chegar de São Paulo: Rodovia Fernão Dias (BR-381) até por volta do km 44, seguindo a indicação da placa “Atibaia – Lucas N. Garcez”.

Há uma unidade da rede Frango Assado, nessa saída. São mais 4,3km até lá, portanto, coloque no seu GPS “Pista de Pouso Paraglider Asadelta” como destino final. Fica a cerca de 64 km e 1 hora de São Paulo. https://goo.gl/maps/DGWaB7vb93GncBMg9.

Outras Provas do Trail em Atibaia

Já fizemos esta trilha de manhã e à noite. Primeiramente de manhã, treinamos com a minha equipe, a JVM, e o técnico José Virgínio, que é um grande campeão no mundo do trail conhecido como o Rei da Montanha.

Então a noite, fizemos um treino com a Pedra Grande Trail Runners, que é idealizada e organizada pelo amigo e corredor Arthur Vianna, que também tem o projeto Trail Run Medita Experience que conta com as aulas da professora Mika Castro. Fizemos o treino, e mais a prova agora faz parte do circuito UTMB dando pontuação para o ITRA.

Sobre a Prova de Atibaia

O treino inicia de diversos lugares mas o local mais fácil para parar é no Pouso de vôo livre. Se você fizer a prova ou o treino da Pedra Grande Trail Runners, vá para lá pois é onde são entregues as pulseiras e fica a estrutura de apoio. Sendo assim possível iniciar a corrida por dentro do condomínio ou pelas ruas laterais.

À noite o treino é dividido em grupos e você vai seguindo seu guia até o final e assim diminuindo a chance de se perder e mantendo o pace, sendo ótimo para treinamento.

Toda a trilha é marcada com fitas e isolantes para diminuir a chance de se perder e embora eu tenha me perdido de manhã e de noite, você se perde menos.

As sinalizações colocadas pelo Arthur são bem próximas, assim é só retornar pelo mesmo caminho. Se você começou em um grupo forte e cansou é só aguardar parado e descansando, porque o próximo grupo está logo atrás, para você não ir sozinho.

Pedra Grande - Treino Noturno
Pedra Grande – Treino Noturno
a Bela e o bigode no treino na pedra grande de Atibaia
Pedra Grande – Treino Noturno

Indicamos

A subida é íngreme, mas a vista vale muito a pena! Não esquecer a mochila de hidratação e levar algum lanche ou snack para comer lá em cima. Você pode continuar pela estrada de terra lá em cima para fazer volume de treino. E pode, na descida, correr pelo condomínio e arredores, caminhos asfaltados.

Para o treino ou a corrida à noite, precisa de alguns itens a mais, que são a headlamp e faz frio, ou seja, leve blusas que protegem do frio seja ela anorak, fleece, corta vento. A noite na montanha esfria muito.

Levar também uma roupa reserva para troca, por causa do suor, você até não vai sentir enquanto estiver correndo, mas se ficar 30 minutos no sereno vai sentir muito frio!

A bela em uma foto ao entardecer subindo a Pedra Grande
Pedra Grande – Treino Noturno

Você, seguramente, pode convidar alguém que queira conhecer o esporte. Por exemplo, o Andrey convidou o pai dele para correr com a gente e conhecer o clima da corrida.

pedra Grande Trail Runners
Pedra Grande – Treino Noturno

No pouso do voo livre, há um bar para comprar comidas e bebidas e usar o toalete e uma padaria logo na esquina para comer lanches.

Mapa Pedra_Grande_Atibaia
Mapa Pedra Grande
Altimetria em um treino de 15 km na Pedra Grande em atibaia
Altimetria do treino diurno Pedra Grande em Atibaia

Faça o download do GPX do nosso treino diurno, de 15km.

Dica de onde comer

Se você tiver a tarde livre, aproveite para conhecer a gastronomia da região. No dia que fizemos o treinamento de manhã, com a minha equipe, a JVM, almoçamos por lá.

Comemos no San Costilla Carnes. Você escolhe a carne e eles assam na hora e paga à parte as guarnições. Adoramos o restaurante e achamos um preço justo, porém na mesma rua existem outras opções.

Então se tiver curiosidade de trail run e quiser iniciar em algum lugar, a Pedra Grande é uma ótima dica!

Saiba mais sobre as nossas corridas em Cunha.

Você também pode gostar...

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.