o que fazer em passa quatro minas gerais
Brasil,Passa Quatro

O que fazer em Passa Quatro MG

Passa Quatro é uma cidade bucólica do sul de Minas Gerais, com a calmaria típica do interior com um turismo que envolve muita montanha, trilha e cachoeira para os mais aventureiros.

A cidade faz parte do circuito das Terras Altas da Mantiqueira e do Caminho Velho da Estrada Real, portanto acaba sendo uma região onde o turismo vem crescendo e assim melhorando a quantidade de restaurantes e lojas na cidade, além de ser considerada uma estância natural pelas suas fontes de água.

Passa Quatro pertence à microrregião de São Lourenço, sendo a primeira cidade divisa Cruzeiro (São Paulo), próximo a Penedo (Rio de Janeiro) e tem as montanhas da Serra da Mantiqueira. Para quem curte trilhas, a cidade mineira mais próxima é Itamonte, que é sensacional também para explorar montanhas.

Já fomos diversas vezes para a região e então vamos dar dicas para fazer o turismo rural e o turismo na cidade. Lá também acontecem as principais provas de montanha como a La Mission e KTR etapa Serra Fina.

Como chegar em Passa Quatro MG

Calculamos de São Paulo, porque é a estrada que viemos e colocamos as vantagens e desvantagens das pistas para você escolher assim o melhor caminho.

De São Paulo até Passa Quatro de carro:

• Dutra, até a entrada de Cruzeiro, depois SP-052 (Dr Avelino Júnior) até Passa Quatro – https://goo.gl/maps/JcfZmeS4NzUsdukm8
• Ayrton Senna + Carvalho Pinto + Dutra – https://goo.gl/maps/geipiDQhcFkR9Aey5

Vantagens e desvantagens:
• Dutra (244 km e 3h 55m) – menos pistas, mais caminhões e menos pedágios.
• Ayrton Senna (252 km e 3h36m) – mais pistas, menos caminhões e mais pedágios, sendo o tempo e distâncias parecidos.

Como chegar em Passa Quatro de São Paulo de onibus:

O destino é realizado pela viação Cometa (site) verificar horários das saída e valores da passagem.

O que fazer em Passa Quatro Minas Gerais

Trem da Serra da Mantiqueira

Foto do Trem Leopoldina
  • Muito divertido.
  • Valor: R$71,50 por pessoa.
  • Total da linha de 10 km.

Construída em 1884, mas totalmente recuperada, conta com infraestrutura e acessibilidade necessárias para a operação.

Operado pela Regional Sul de Minas da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). A saída é na estação central em Passa Quatro rumo a Coronel Fulgêncio, no alto da Serra da Mantiqueira. 

Na subida da serra, são realizadas 2 paradas: primeiramente uma na loja de produtos regionais e, em seguida, em um museu de fotos. Além disso, por todo o caminho, há um músico local que toca violão e se apresenta no vagão e o passeio dura uma média de 2 horas.

Estação Coronel Fulgêncio

A segunda parada é na estação Coronel Fulgêncio, km 25, a 1085m, onde os passageiros podem então conhecer a exposição fotográfica de minisséries filmadas na cidade, Mad Maria e JK – minissérie, ambas da Rede Globo; fotos de máquinas e carros recuperados pela ABPF; e fotos da Revolução Constitucionalista de 1932.

O túnel tem uma extensão de 997 m e guarda a parte histórica da Revolução de 1932, quando paulistas contrários ao governo de Getúlio Vargas entraram em combate com os mineiros que estavam a favor do presidente.

Andrey no Museu na última estação
Museu na última estação

Um pouco a frente tem um Túnel da Mantiqueira que atravessa a montanha e, certamente, essa parte é um pouco frustante no passeio, pois não podemos seguir até o final do mesmo, por motivos de preservação.

Túnel  da Mantiqueira em Passa Quatro MG
Túnel da Mantiqueira

É difícil ver a paisagem e fotógrafa-la porque tem uma grande quantidade de pessoas no passeio. A volta não tem paradas e acaba sendo mais fácil, pois é uma descida então o trem vai mais rápido.

Horário de funcionamento: aos finais de semana e feriados, sendo sábado as 10:00 hs ou às 14:30 e domingo às 10:00 hs, confirmar horário na estação para feriados e mudanças pela pandemia.

Museu Brasil Nota 10

  • Toda a visita se dá um tempo médio de 35 min.
  • Visita ao museu é gratuita.

Depois que desembarcamos do trem, atravessamos a rua e para ir ao Museu Brasil Nota 10, com várias maquetes divididas pelas salas, o passeio é guiado por estudantes adolescentes, que explicam sobre a criação da maquete e a representação da história brasileira passando pelo Brasil Colônia, Império e República, também relatam a Revolução de 32 e Farroupilha, entre outros.

A bela e o bigode no Museu de Maquetes
Museu de Maquetes

Rua de Guarda Chuvas em Passa Quatro

Próximo ao centro tem uma rua que tem guarda chuvas pendurados, que inesperadamente, vale a pena conhecer e tirar uma foto! Não tiramos fotos na primeira viagem, pois só descobrimos a rua quando participamos da prova de corrida La Mission.

Guardas chuvas na rua de Passa Quatro
Rua dos Guardas-chuvas

Cachaçaria Excelência

  • Cachaça artesanal de minas, enfim tendo vários tipos de qualidade.
  • Visita guiada pelo alambique.

Primeiramente, a Cachaçaria Excelência (site e instagram) é um ótimo lugar para conhecer a produção da cachaça e logo na entrada tem uma loja com a finalidade de provar diversos tipos da bebidas curtidas em diferentes materiais de barris. E depois a visitação acontece de maneira individual somente se você tiver interesse.

Entrada da cachaçaria
Cachaçaria Excelência
Local onde é separado a cachaça do álcool.
Alambique
As cachaças vendidas
Cachaças

Queijaria Santo Antônio

Joãozinho Laura é o dono da queijaria em Passa Quatro (instagram) e aprimorou as receitas na família já a cinco gerações.

Em uma fazenda datada do século XIX e em seu quintal antigas tulhas que foram transformadas em câmaras de maturação, essa possuem controle de temperatura e umidade.

Maturação de queijos na queijaria Santo Antônio  dica do que fazer em passa quatro Mg
Maturação dos queijos

O leite e a produção é toda de rebanho próprio e a alimentação dada para as vacas são espigas de grãos de milho crioulo com capim, aliás essa é a explicação para fazer um queijo tão diferente e saboroso.

Valendo muito a pena ir e degustar cada queijo até porque, existe queijos para todos os gostos desde os mais cremosos e suaves até os mais amargos e apimentados.

Degustação de queijo na queijaria Santo Antônio dica do que fazer em passa quatro MG
Degustação dos queijos

Igreja Matriz de Passa Quatro

A cidade é super bonitinha, enfim, ótima para passar a tarde e a igreja fica bem no centro e é um lugar super agradável.

A igreja é dedicada à São Sebastião, construída em 1850, e foi tombada pela Prefeitura Municipal de Passa Quatro-MG com o propósito de mostrar sua importância cultural.

Passa Quatro – Igreja Matriz
Praça ao lado da Igreja Matriz de Passa Quatro
Praça ao lado da Igreja Matriz

Floresta Nacional de Passa Quatro

Conhecida como FLONA o Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade você irá ter contato com a natureza bem próximo a cidade, com 335 de mata nativa. Para quem quer fazer um piquenique também tem disponibilidades, além de lagos, cachoeira e fontes de água.

A cachoeira do Iporã é o grande atrativo e escrevemos mais sobre esse atrativo no link abaixo quando for falar de cachoeiras na região.

Cachoeira de Iporã na Floresta nacional de Passa quatro
Cachoeira de Iporã na Floresta nacional de Passa quatro

Ingazeiro Passa Quatro

É uma arvore da família da leguminosa, que chama atenção pelos seus galhos entre a estrada da Toca do Lobo e a margem do Rio Quilombo, formando uma copa de 30 m de diâmetro.

O local agora está com uma cerca e para entrar tem que marcar horário com o proprietário, porque estavam depredando a árvore.

ingazeiro de passa quatro
ingazeiro de passa quatro

Trilhas em Passa Quatro MG

A cidade possui diversas montanhas da Serra da Mantiqueira, então aí vão as dicas das trilhas que a gente já realizou na cidade. Colocamos os links de cada trilha onde é possível acessar o GPX dos lugares e algumas dicas.

Capim Amarelo

É conhecido como o portal da Serra Fina tem seu cume a 2570 metros de altitude em relação ao nível do mar mas, por algum motivo que desconheço, não aparece na lista dos pontos mais altos do Brasil.

Seu nome é por causa do amarelo que fica seu cume, no outono por causa da sua vegetação que é o capim seco.

São 9 km ida e volta saindo da Toca do Lobo com um ganho de altimetria: 1.125 m, também sendo ótima para fazer um treino e tirar belas fotos.

Vista da crista rumo ao Capim Amarelo
Vista da crista rumo ao Capim Amarelo

Meia travessia Serra Fina

O objetivo é chegar na Pedra da Mina que é a 4º montanha mais alta do Brasil com 2.798,39 metros de altitude, localizada na travessia Serra Fina, que é constituída por um conjunto de montanhas com 12 picos acima dos 2.600m de altitude.

Normalmente, para realizar o percurso as pessoas demoram 3 dias pela crista da Serra e param para acampar, mas nos fizemos correndo em um dia. O local exige preparo físico, equipamentos adequados e condições técnicas e indicamos contratar um guia sempre.

Serra Fina
Totem Serra Fina

Campo do Muro e Pico da casa de Pedra

São trilhas menos conhecidas, mas que valem a pena conhecer pelo treino e pela vista O Pico da Casa de Pedra esta a altitude: 2.190 m, trilha de 4 km para fazer um bate e volta e aproveitar a vista dando para ver o Picos do Capim Amarelo, Itaguaré, Marins e Marinzinho.

Já o Campo do Muro é uma das minhas vistas favoritas em Passa Quatro pelo fato de ter uma vista de 360 graus do local, altitude de 2.120, trilha de 5 km dando para ver ao Norte a Serra do Papagaio, ao Leste a Serra Fina (Pedra da Mina, Pico dos Três Estados) e a Oeste Marinzinho, Marins e Itaguaré.

Também podendo realizar um bate e volta e com a descida bem técnica.

Trilha Campo do Muro Passa Quatro
Trilha Campo do Muro Passa Quatro

Pico do Itaguaré

Com altitude de 2.308m, situa-se entre os municípios de Passa Quatro/MG e Cruzeiro/SP. Trekking de 4 horas até o topo onde a divisa dos estados se faz por meio de uma fenda na montanha. Paisagem do Vale do Paraíba de um lado e do outro o município de Passa Quatro e arredores, formando extensos vales e um interminável “mar de montanhas” cobertas por matas e campos. A melhor época para este passeio é de abril a setembro. Indicamos contratar um guia local para realizar a travessia.

Pico do Itaguaré livro do cume
Pico do Itaguaré livro do cume

Cachoeiras em Passa Quatro MG

Nós demos dicas do que fazer na cidade e também dicas de montanhas, porém a cidade tem muitas cachoeiras, então aí vão as dicas em Cachoeiras em Passa Quatro MG.

Mas na região existe a Cachoeira da Gomeira pouca sinalização com 600 metros de caminhada e na estrada saindo de Passa Quatro indo para a cidade de Cruzeiro em São Paulo.

Cachoeira do Quilombo nessa possui duas quedas e poços em uma com uma trilha íngreme e mal sinalizada que tem poços ótimos para quem for se banhar. Cuidado com cobras no pasto, encontramos uma próxima a cachoeira.

O Poço do Manacá fica ao lado da estrada e tem que atravessar a linha do trem para chegar a trilha que é escondida mas com fácil acesso.

Cachoeira Encruza localizada no Rancho do Zé e é o encontro com do Rio Verde que tem a maior queda com um braço do Rio Paiolinho, formando uma linda queda e um grande lago de águas verdes.

Cachoeira do Andorinhão fica mais distante, mas eu acho a cachoeira mais bonita de toda a região, na propriedade possui duas outras quedas, está em uma propriedade particular e cobram a entrada.

Cachoeira do andorinhao passa quatro mg
Passa Quatro – Cachoeira do Andorinhão

Lojas de lembrança em Passa Quatro

O local possui poucas lojas de lembranças, mas vamos indicar algumas que gostamos de conhecer.

Minas de Minas é a primeira loja na região a vender lembrancinhas da cidade e é super bonitinha de conhecer.

Empório Serra de Minas local excelente para comprar um bom vinho, cachaça ou cerveja artesanal tanto para viagem quando para dar de presente e o dono é uma simpatia e super paciente para explicar os produtos.

Empório Casa Colonial local excelente para comprar um queijo artesanal, temperos, linguiças, geleias e biscoitos tudo feito na região.

loja mina de minas passa quatro
Loja Mina de Minas

Onde ficar em Passa Quatro

Dependendo do tipo de passeio indicamos você ficar em regiões diferentes, porque é possível ficar tanto no centro da cidade como na parte rural e assim fazer uma imersão na montanha. E a cidade possui diversas opções de hospedagem.

Hostel Inti Rayme

Na parte rural e fazer os passeios na Montanha, indicamos o Hostel Inti Raymi também conhecida como Casa de Pedra. Seu proprietário, o Charles também é guia. No local existem vários tipos de acomodação, assim podendo ficar em quarto ou no camping. Além disso, lá tem o melhor por do sol de toda a região. Mesmo que você não se hospede com ele vale a pena ir lá e tomar um café da tarde.

Casa de Pedra Passa Quatro
Casa de Pedra

Pousada Eco da Montanha

Localizada no centro da cidade, com os donos são super simpáticos, a Pousada Eco da Montanha oferece café com bastante variedade e os quartos com bom tamanho, portanto um ótimo lugar para se hospedar principalmente para as provas de montanha que saem do centro histórico.

pousada eco da montanha passa quatro
Onde ficar em Passa Quatro: Pousada Eco da Montanha

Leia dicas de onde comer em Passa Quatro.

Você também pode gostar...

9 comentários

  1. Sergio Garcia diz:

    Que belo material sobre Passa Quatro. Adorei; parabéns! 😍

    1. Carol Varuzzi diz:

      Obrigada pelo carinho!!

  2. Cristiane Splendore diz:

    Está na lista de cidades que quero conhecer!

    1. Carol Varuzzi diz:

      Essa cidade é muito especial para nós amamos a cidade e a Serra Fina!

  3. […] Ler mais sobre a nossa viagem em Passa Quatro. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.